
Rossio
DR
A advogada dos activistas disse à TSF que os detidos vão ser presentes ao juiz esta segunda-feira de manhã.
Duas pessoas foram constituídas arguidas e saíram sob termo de identidade e de residência com uma notificação para estarem presentes tribunal na segunda-feira, pelas 10h00, para um julgamento sumário.
Recorde-se que, no inicio da tarde deste sábado, três pessoas foram levadas para as instalações da Polícia Municipal de Lisboa, na Praça de Espanha, na sequência de uma intervenção policial que decorreu no acampamento de manifestantes que, desde há duas semanas, estão, na praça do Rossio, em protesto pela actual situação do país.
Em declarações à TSF, a advogada dos três manifestantes conta que a Polícia Municipal de Lisboa não foi clara quanto à acusação aos activistas. «Alegadamente terá havido alguma obstrução à assiduidade da polícia», explica.
Segundo Luísa Acabado, «não houve interrogatório e tudo decorreu com normalidade dentro das instalações da Polícia Municipal». Contudo, entende a causídica, «o que não decorreu com normalidade foi a actuação da polícia na praça do Rossio».
Questionada se houve um abuso da autoridade, a advogada disse: No Rossio, creio que sim».
Durante a acção policial, os agentes recolheram tendas, cartazes e outros materiais dos activistas que estavam concentrados na praça emblemática de Lisboa.