
Peter Falk
Direitos Reservados
Peter Falk ficou conhecido pelo seu papel na série Inspector Colombo, que começou a ser emitida em 1971 e cujo primeiro episódio foi realizado por Steven Spielberg.
Corpo do artigo
O actor norte-americano Peter Falk, que interpretava o papel de inspector "Colombo" na célebre série de televisão com o mesmo nome, morreu, esta sexta-feira, aos 83 anos, avançou um membro da família do actor à rádio californiana KNX.
Nascido a 16 de Setembro de 1927, Falk, oriundo de uma família judia, começou a sua carreira de actor em 1957, tendo entrado no filme Milionário por um Dia, de Frank Capra, que lhe rendeu um Oscar.
Dos cerca de 60 filmes em que entrou, destacam-se alguns realizados pelo seu amigo John Cassavetes, como "Maridos", de 1970. "O Jogador", de 1992, dirigido por Robert Altman, e "As Asas do Desejo", de Wim Wenders, onde fez dele próprio, foram outras películas em que esteve envolvido como actor.
Mas foi através do seu papel de "Colombo" na série com o mesmo nome dos anos 70, que atingiu a notoriedade e pela qual ganhou quatro dos cinco Emmies que teve na carreira.
A série começou a ser emitida em 1971 e o primeiro episódio da primeira época do Inspector Colombo foi realizada por Steven Spielberg, então com apenas 25 anos.
Nesta série, marcada pelo humor mordaz, o seu eterno charuto e as inúmeras referências «à sua mulher», que nunca apareceu na série, e pelo seu papel de polícia desajeitado, valeram ao actor o sucesso e a simpatia do público.
As causas de morte do actor não foram reveladas, mas sabia-se que Peter Falk sofria de Doença de Alzheimer.