
Dadores de sangue
Associações de dadores de sangue de todo o país vão suspender, a partir de quarta-feira, as colheitas previstas, em protesto contra o fim da isenção de pagamento de taxas moderadoras.
O presidente da Associação de dadores de sangue de Viana do Castelo afirmou que naquele distrito estarão suspensas as colheitas previstas para os próximos 15 dias.
O responsável, que é também porta-voz do Movimento das Associações de Dadores de Sangue, esclareceu que esta não é uma iniciativa do movimento e sim da associação de dadores de Viana do Castelo, mas disse que tem a informação de que «muitas outras associações no país vão aderir ao protesto».
Segundo João Passos, a experiência que tem e o contacto que mantém com os dadores permitem-lhe garantir que «não vai haver gente para a dádiva».
Esta decisão, no entanto, não é unânime. Joaquim Moreira Alves, que representa a Federação da Associação dos Dadores criticou a suspenção de colheitas, sublinhando que uma greve «é um ato criminoso».
O presidente do Instituto Português do Sangue, Hélder Trindade, disse estar convencido de que a greve às doações não terá forte adesão.
[Texto escrito conforme o novo Acordo Ortográfico]