
Livros
dr
Na Última Hora assinalamos, esta noite, o Dia do Livro Português. Fomos ao terreno conhecer dois homens que à sua maneira vivem no universo dos livros. Conheça a história de um dos mais antigos editores/livreiros do país e a arte de um dos mais conceituados restauradores.
Corpo do artigo
José da Cruz Santos, que o nobel José Saramago considerava o melhor editor em Portugal, coleciona meio século de carreira. Neste Dia do Livro Português, a TSF conversou com o histórico editor que assume a sua predileção por poesia e Eugénio de Andrade, de quem publicou mais obras.
Não é adepto das novas tecnologias e espera que ainda se reconheça o contributo de muitos editores no desenvolvimento do país.
Os mais belos poemas portugueses escolhidos por 25 poetas ou as obras de Saramago ilustradas são publicações que Cruz Santos pretende editar em breve.
Num bairro de Viseu trabalha António Pinto, um antigo tipógrafo, que entretanto se tornou salvador de livros. É atualmente um dos poucos restauradores que existem em Portugal.