
Um estudo norte-americano concluiu que quem come chocolate algumas vezes por semana pesa menos do que quem resiste mais à tentação. O estudo de fazer crescer água na boca aos amigos do cacau tem, no entanto, de ser lido com cuidado para evitar amargos de boca.
Corpo do artigo
Antes de mais um aviso, este estudo não diz que comer chocolate ajuda a emagrecer. O que os investigadores concluíram foi que quem come chocolate algumas vezes por semana pesa menos do que quem riscou este doce nos hábitos alimentares.
O estudo da Universidade de San Diego, na Califórnia, acompanhou um grupo de mil pessoas, entre os 20 e 85 anos, que em média, comia chocolate duas vezes por semana.
Pesados vários fatores, como a idade, as calorias ingeridas e o índice de massa corporal, os investigadores chegaram à conclusão de que os amantes de chocolate eram mais elegantes. Pesavam em média, menos 2 a 3 quilos. Mais do que a quantidade, o que importa é a frequência com que se come o chocolate.
O certo é que o estudo levanta muitas perguntas, ainda sem resposta. Por exemplo, será que os mais pobres, que têm maior tendência para ter problemas de peso, não comem chocolate, porque não têm dinheiro para guloseimas? Ou será que estas pessoas comiam chocolate mais vezes, para se recompensarem por terem perdido peso?
Os benefícios do cacau são conhecidos - em doses moderadas, ajuda a manter a pressão arterial e os níveis de colesterol, em valores baixos, mas falta estabelecer a relação causa-efeito neste estudo. Um nutricionista sublinha que o melhor é manter uma dieta saudável, com muitas frutas e vegetais. Chocolate, sim, mas com moderação.