
Bernardo Sassetti
Global Imagens
O músico Bernardo Sassetti morreu aos 41 anos, indicou a sua editora, a Clean Feed. O compositor e pianista caiu de uma falésia no Guincho, na zona de Cascais.
Corpo do artigo
Bernardo Sasseti terá caido acidentalmente quando fazia fotografia, segundo fonte próxima da família citada pela Agência Lusa.
Considerado um dos mais criativos músicos portugueses e um homem do mundo, dedicou-se ao jazz e partilhou o palco com grandes nomes internacionais.
Em 1997, Sassetti gravou «What Love is», acompanhado pela Orquestra Filármonica de Londres, que teve como convidado especial Sting.
Bernardo Sassetti, aqui a interpretar a banda sonora do filme português "Alice":
[youtube:cY1i1tgAgS4]
O compositor e pianista ia fazer 42 anos no próximo dia 24 de Junho.
Bernardo Sassetti tinha cancelado, recentemente, vários concertos alegando motivos de saúde, e estava a preparar um livro de fotografia.
Bisneto de Sidónio Pais, era casado com a atriz Beatriz Batarda, com quem tinha duas filhas.
Começou a estudar piano aos nove anos, tem formação clássica, mas foi no jazz que fez caminho, influenciado por Bill Evans e Keith Jarrett.
O percurso, feito desde os 18 anos, quando começou a tocar com Carlos Martins e com o Moreiras Quartet, foi transversal na música portuguesa, tendo trabalhado com músicos do jazz, do fado, do pop rock, do hip hop.
Entre os últimos registos do pianista contam-se "Carlos do Carmo - Bernardo Sassetti", uma particiipação no disco "Mútuo Consentimento", de Sérgio Godinho, e "3 Pianos", com Mário Laginha e Pedro Burmester.
Tinha uma particular paixão pela imagem e pelo cinema. Trabalhou com realizadores portugueses e estrangeiros e compôs, para o filme "O talentoso mr. Ripley", de Anthony Minguella, "Alice", de Marco Martins, "A costa dos murmúrios", de Margarida Cardoso, "Um amor de perdição", de Mário Barroso.
[youtube:U8nyUp1JjBc]