
Faz hoje 20 anos que foi enviado o sms número um. A primeira mensagem de telemóvel foi escrita por um engenheiro de telecomunicações no Reino Unido.
A primeira mensagem escrita recebida resumiu-se a um modesto "Feliz Natal", enviada pelo britânico Neil Papworth a partir de um computador para testar uma nova tecnologia faz hoje 20 anos.
O sms cresceu na idade, mas continua pequeno, até porque se chama sms, ou seja, "short message service".
Em Portugal, não se sabe a data ao certo da primeira mensagem por sms, mas estas mensagens utilizam-se pelo menos desde 1996, sendo que começaram a massificar-se em 99.
Os portugueses enviam em média 300 mensagens por mês, ou seja, cerca de 10 por dia, mas se estivermos a falar de jovens, o número ganha outra expressão. Os mais novos enviam mais de 100 sms's por dia.
Luís Correia, especialista em comunicações e professor do Instituto Superior Tecnico, está convencido de que os sms estão a mudar a forma de escrever e até de pensar de muitos jovens.
Dificuldades em escrever frases longas e mais erros de gramática são defeitos que surgem na ponta dos dedos, numa altura em que todos falam sobre tudo por sms.