Manoel de Oliveira nasceu a 11 de dezembro de 1908, no tempo em que o cinema ainda era mudo. O realizador, que tem como imagem de marca o chapéu e a bengala, vai celebrar o aniversário em casa de forma tranquila, acompanhado de familiares, como sempre acontece.
Em julho Manoel de Oliveira esteve uma semana internado no hospital e neste momento encontra-se «estável», explica à TSF Ricardo Trêpa, que fala do avô com grande admiração.
«Não desiste da coisa mais importante que nós temos que é a nossa vida, ele continua a querer viver, a querer filmar», afirma o ator.
Ricardo Trêpa diz que o realizador tem planos para colocar em prática, em especial um filme que espera por verbas para ser concretizado, numa altura «em que o cinema português vive muitíssimas dificuldades».
Também o produtor Luís Urbano revela à TSF que Manoel de Oliveira tem dois projetos em fase de captação de financiamento.