
Na Alemanha, os ovos de aviário estão ser vendidos como biológicos. A ministra da Agricultura desconfia de uma mega fraude que já está a ser investigada.
Numa altura em que a Europa ainda está a descobrir novos casos de carne de cavalo vendida como carne de vaca os consumidores alemães estão agora a ser confrontados com um novo escândalo alimentar que envolve ovos.
A ministra alemã da Agricultura suspeita de uma mega fraude na qual ovos normais estão a ser vendidos como ovos biológicos. Há dezenas de quintas que podem estar envolvidas.
Já pelo menos 150 quintas da Baixa Saxónia no Norte da Alemanha e mais 50 explorações agrícolas noutros dois Estados onde os produtores podem estar a vender ovos normais como se fossem biológicos.
A investigação está em curso. A ministra alemã da agricultura já admitiu que caso as suspeitas se confirmem está em curso uma fraude em larga escala contra os consmuidores e também contra os produtores que cumprem as regras, já que os ovos biológicos são mais caros, mais 10 cêntimos, para os consumidores em relação aos ovos normais .
O Governo de Berlim já exigiu aos governos regionais que façam cumprir as lei do pais e da União Europeia sobre a produção de alimentos biológicos.
Há um crescente número de alemães que preferem pagar mais caro pelos ovos, pela carne e pelos vegetais de produção biológica.