
No dia da abertura da exposição que marca o arranque das comemorações dos 120 anos de Almada Negreiros a TSF conversou com as netas de Almeida Negreiros. A mostra vai estar na galeria de arte Urbana, em Lisboa, mas durante todo o ano, há teatro, leituras, tertúlias, visitas guiadas e mais exposições.
O aniversário dos 120 anos do nascimento de Almada Negreiros (1893-1970) é hoje assinalado, em Lisboa, com o lançamento do programa de comemorações e a inauguração de uma exposição inspirada no artista multifacetado.
[Youtube:t5DrLeIgrh8]
O programa será apresentado na Galeria de Arte Urbana, às 18:00, pela Comissão das Comemorações dos 120 anos de Almada Negreiros, criada pela Câmara Municipal de Lisboa, em colaboração com várias entidades.
Figura destacada da vanguarda da arte portuguesa, Almada Negreiros explorou vários níveis de expressão artística, desde as artes plásticas, a poesia e o ensaio, ao romance e à dramaturgia, aos quais também juntou os textos de intervenção e de humor, o bailado e a crítica de arte.
Almada Negreiros realizou, em 1913, os seus primeiros óleos para a Alfaiataria Cunha, e organizou, nesse ano, a sua primeira exposição individual, na Escola Internacional de Lisboa, o que faz com que se cumpra agora um século sobre as primeiras manifestações públicas da sua atividade artística.