A Agência Portuguesa do Ambiente desaconselha a prática de banhos nas praias de Santo Amaro de Oeiras, Carcavelos, Torre e São João da Caparica durante a próxima segunda-feira.
Corpo do artigo
Numa nota enviada às redações, a APA explica que a medida preventiva tem como alvo aquelas quatro praias da Área Metropolitana de Lisboa e surge depois de «relatos pontuais de comichão na pele, por parte de banhistas, após contacto com a água do mar» nas praias de Santo Amaro de Oeiras e São João da Caparica.
«Relatos (...) que indicam podermos estar perante casos semelhantes aos registados nas praias de Carcavelos e da Torre», o que faz a APA manter para segunda-feira, dia 15, «as medidas preventivas adotadas para as praias da área Metropolitana de Lisboa».
«Assim, é desaconselhada a prática de banhos nas quatro praias mencionadas, especialmente por parte de crianças e pessoas com maior sensibilidade, devendo ser consultados os nadadores salvadores, nas restantes praias, em particular para comunicação de eventuais ocorrências», diz a APA.
A Agência Portuguesa do Ambiente adianta que se trata de medidas preventivas, «prevendo-se para breve a normalização da situação», já que está a ser feita uma monitorização «de forma permanente» e articulada com as respetivas autarquias e a Autoridade Marítima.
Acrescenta ainda que durante o dia de segunda-feira poderão ser conhecidos os resultados das análises laboratoriais que irão permitam identificar a origem destas ocorrências.
Assim que foram conhecidos os dois casos, foram içadas as bandeiras amarelas e os nadadores-salvadores foram informados de que deveriam avisar as pessoas que pretendessem entrar na água.