
Outono
Reuters/Luke MacGregor
Apesar da chuva espreitar esta semana, o próximo mês de outubro vai trazer um Outono «ligeiramente quente», com temperaturas acima da média.
Corpo do artigo
A pedido da TSF, Carlos Pires, professor de climatologia da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, olhou para as previsões do Centro Europeu de Previsão do Tempo a Médio Prazo e revela que é de esperar um mês de outubro de temperaturas amenas.
«Podemos esperar a continuação do tempo ligeiramente quente, com anomalias de um a três graus acima da média, especialmente no interior, em toda a Península Ibérica. A precipitação está dentro dos valores normais para a época. Haverá de vez em quando ocorrência de alguma chuva, mas de um modo geral o tempo vai estar mais quente do que a média», adianta Carlos Pires.
Numa previsão a três meses, o professor de climatologia diz que apesar de as temperaturas terem sido elevadas até agora as previsões apontam para um outono / inverno «normal» em Portugal.
Carlos Pires explica ainda que o motivo de tanto calor está ligado ao anti-ciclone dos Açores que «tem estado mais forte do que o normal, o centro de ação tem estado mais para Norte e isso leva a um aumento das temperaturas para a Península Ibérica».