
Google Doodle de Shakuntala Devi
A indiana Shakuntala Devi ficou conhecida mundialmente por fazer contas mais depressa que uma máquina de calcular. Apelidada de "computador humano", faria esta segunda-feira 84 anos.
Prodígio da matemática, Shakuntala Devi ficou conhecida para o mundo como o «computador humano» dada a sua extraordinária capacidade mental e rapidez para resolver problemas matemáticos complexos.
Nascida a 4 de novembro de 1929, em Bangalore, numa família humilde ligada ao circo, Shakuntala Devi revelou o dom para a matemática aos três anos de idade, quando o pai lhe tentava ensinar um truque com cartas. Aos cinco anos, já conseguia resolver mentalmente puzzles aritméticos com grau de dificuldade elevado.
[youtube:l0fXPzcbmPk]
Entre as décadas de 1950 e 1970, Devi maravilhou o mundo ao vencer várias competições matemáticas contra computadores, incluindo o cálculo da raiz cúbica de 188132517.
Em 1982 entrou para o Livro dos Recordes ao conseguir acertar, em 28 segundos, no resultado de uma multiplicação de dois números ao acaso com 13 dígitos cada.
[youtube:07jMFYiizT4]
Para além de resolver problemas matemáticos, Devi escreveu ainda vários livros sobre puzzles, números, a memória e o cálculo mental.
Devi ficou também conhecida por ter publicado o primeiro estudo sobre a homossexualidade na Índia, no decurso do seu casamento com um homem homossexual. O trabalho viria a ser considerado pioneiro no entendimento da homossexualidade naquele país.
Devi viria a falecer em abril de 2013, na sequência de complicações respiratórias e cardíacas. Hoje faria 84 anos.
[youtube:LCR2d4-aVWI]