O Centro Nacional de Cultura já garantiu que vão ser organizadas ações de resgate de modo a que no final de 2014 esteja concluído um plano de recuperação.
Corpo do artigo
Os carrilhões de Mafra entraram para a lista dos sete monumentos mais ameaçados da Europa, divulgou este domingo a associação Europa Nostra, de defesa do património.
O Centro Nacional de Cultura, que representa Portugal nesta organização, diz que vão ser organizadas ações de resgate de modo a que no final de 2014 esteja concluído um plano de recuperação.
O presidente da Câmara de Mafra, Hélder Silva, ouvido pela agência Lusa, sublinhou que o alerta lançado pela Europa Nostra «pode constituir-se como elemento facilitador no financiamento da recuperação».
Hélder Silva disse que tem vindo a questionar a tutela sobre a premência da recuperação do conjunto e o secretário de Estado da Cultura, Jorge Barreto Xavier, acabou por anunciar, em março, no parlamento, que os carrilhões do convento iam ser restaurados.
Questionado se a intervenção está prevista para breve, o presidente da Câmara de Mafra declarou que está em preparação e seria desejável que fosse iniciada até ao final do ano». O responsável avançou que a intervenção está orçada em dois milhões de euros.
Para Hélder Silva, o ideal seria que os carrilhões estivessem recuperados até 17 de novembro de 2017, quando se celebram trezentos anos do lançamento da primeira pedra do Palácio-Convento de Mafra.
Também Mário Pereira, diretor do Palácio Nacional de Mafra, espera que este título pouco positivo tenha ao menos a virtude de acelerar o processo de restauro.
À TSF, o diretor do Palácio Nacional de Mafra lamenta que a falta de dinheiro do Estado não tenha até agora permitido ao Governo avançar com o prometido restauro e espera que com este alerta internacional lhe seja dada efetiva prioridade.
Compostos por 125 sinos em bronze, os carrilhões de Mafra são um conjunto único no mundo, mas especialmente as estruturas que madeira que suportam os sinos em duas torres estão em avançado estado de degradação.
Os outros seis monumentos selecionados pela organização Europa Nostra são a Maquinaria de Cena do Teatro Bourla em Antuérpia, na Bélgica, os bairros de Dolcho e Apozari, em Castória, na Grécia, a Cidadela de Alessandria, em Itália, as igrejas de madeira na Transilvânia do sul e no norte da Oltenia, na Roménia, o bairro de habitações coloridas em Chernyakhovsk, na Rússia, e a sinagoga de Subótica, na Sérvia.