O Conselho dos Direitos Humanos da ONU adotou hoje um projeto de resolução apresentado por Portugal sobre o direito à educação e condenando a violência contra crianças por frequentarem a escola.
«Desde do ano passado, o mundo testemunhou eventos chocantes em que crianças, particularmente meninas, foram brutalmente agredidas simplesmente porque iam à escola (...). Este projeto de resolução condena firmemente todos estes ataques que demonstram que ainda falta muito para garantir o direito à educação para todos em todo o mundo», declarou o embaixador Pedro Nuno Bártolo, representante permanente de Portugal nas Nações Unida, que lidera a delegação portuguesa à 36ª sessão do Conselho dos Direitos Humanos, que decorre em Genebra.
O diplomata também manifestou a sua preocupação em relação à educação para todos, lembrando que «segundo a Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO) que nenhum objetivo de educação para todos será alcançado até 2015, apesar dos progressos realizados nos últimos dez anos».
Segundo os diplomatas portugueses, este projeto de resolução é tradicionalmente apresentado todos anos por Portugal.