
João Ferreira
DR
João Ferreira, de 20 anos, já ganhou uma pequena fortuna como jogador de videojogos e acaba de regressar dos Estados Unidos com mais um prémio.
O jovem de Barcelos integra uma equipa europeia (SK Gaming) que ficou em 4º lugar no Campeonato do Mundo de Smite, jogo popular entre os jogadores de videojogos, o que deu direito a um prémio de 250 mil dólares a dividir pela equipa.
João Ferreira tinha acabado de entrar na universidade quando os videojogos deixaram de ser um passatempo e passaram a ser um modo de vida.
«Equipas internacionais viram que eu jogava bem e convidaram-me a integrar o grupo. Juntei-me à SK Gaming, fiz alguns torneios e resultou bem. Já fui jogar à Alemanha duas vezes, à Suécia e, mais recentemente, aos Estados Unidos», revelou à TSF João Ferreira.
Do campeonato do Mundo de SMITE, disputado em Atlanta, trouxe um 4º lugar e a experiência de uma superestrela. «Foi uma experiência ótima, conhecer os fãs, tirar fotos e dar autógrafos. A prova foi realizada num anfiteatro com capacidade para 3 mil pessoas, esteve lotado durante os três dias e foi como se estivesse a jogar futebol», descreve o jogador.
Desde que começou a curta carreira, este jovem já arrecadou cerca de 55 mil euros em prémios conquistados nas provas em que participou. Com 20 anos, João Ferreira acabou por interromper os estudos para se dedicar por inteiro aos videojogos. «Começou a ser algo bastante lucrativo e pareceu-me fazer mais sentido fazer uma pausa nos estudos e dedicar mais ao jogo», diz.
Para chegar ao topo, são precisas muitas horas de treino diário em frente a um computador. «Como em qualquer outro desporto, é preciso haver dedicação e muito estudo. No futebol podemos treinar duas horas mas num jogo de vídeo, como não requer esforço físico, podemos estar a jogar durante 10 horas, com algumas pausas pelo meio», revela.
O calendário de competição para 2015 ainda não está definido, mas João Ferreira espera voltar a faturar dentro de um ou dois meses.