Goetite: vem das lapas o material biológico mais forte conhecido pela ciência

Asa Barber / Direitos Reservados
Os cientistas descobriram que as garras das lapas podem conter o mais forte material de origem natural conhecido pelo Homem. Os investigadores admitem que a estrutura pode ser reproduzida e ter utilidade em engenharia de alto-desempenho.
Carros desportivos, barcos e aviões estão entre os possíveis candidatos a virem a receber, ou a serem feitos em goetite, uma substância que se forma no interior das lapas à medida que elas crescem.
A descoberta é fruto de uma investigação levada a cabo na Universidade de Portsmouth. Os investigadores dizem que os dentes da criatura contêm um material que é mais forte do que a seda das aranhas.
Asa Barber, professor na Faculdade de Engenharia na Universidade de Portsmouth lembra que «as lapas precisam de dentes muito fortes para raspar a superfície das pedras alimentando-se de algas quando a maré o permite». O investigador afirma que descobriu «que as fibras da goetite têm o tamanho certo para fazerem uma estrutura de compósitos resiliente».
As propriedades dos dentes das lapas foram descobertas ao esmagar esses dentes até ao nível atómico. Os resultados da investigação foram publicados na Interface, uma revista científica da especialidade.