Togbui Ngoryifia Céphas Kosi Bansah estudou na Alemanha por iniciativa do avô. Quando este morreu, foi chamado a governar o reino de Hohoe, mas estava apaixonado por uma alemã e decidiu governar à distância.
Corpo do artigo
Togbui Bansah tem 67 anos. Durante o dia trabalha como mecânico e quando termina o horário laboral, despe o uniforme azul, coloca a coroa, senta-se no trono e liga o Skype. Assim assume o papel de rei de Hohoe, uma região do Gana, a 6 mil quilómetros de distancia, e lidera os cerca de 300 mil súbditos através do Skype e por telefone.
A aventura deste ganês começou em 1972 quando o seu avô, o então rei de Hohoe, o mandou para a Alemanha para estudar e tornar-se mecânico de máquinas agrícolas e automóveis.
[youtube:gf7DwUmJjmA]
Via skype Bansah fala com os súbditos em sessões individuais e também reúne com os chefes locais.
O rei chegou ao poder em 1992 e foi coroado após um salto na linha sucessória - o pai e o irmão mais velhos foram preteridos por um motivo curioso: são canhotos, sinonimo de desonestidade para a etnia Ewe.
Togbui Bansah conta que quando assumiu o poder comunicava por fax e ia ao Gana oito vezes por ano. Com o Skype passou a viajar quatro vezes por ano.
A etnia Ewe corresponde a 13% da população do Gana.