Vaticano recebe com tristeza ordenação de mulheres bispo pela Igreja de Inglaterra
O Vaticano reagiu esta terça-feira, em comunicado, com tristeza à adopção pela Igreja de Inglaterra (anglicana) da ordenação de mulheres bispos, sublinhando que esta constituirá «um novo obstáculo para a reconciliação» entre as duas Igrejas.
Corpo do artigo
O conselho pontifical para a Unidade dos cristãos, o órgão do Vaticano encarregue do ecumenismo, indicou ter «tomado conhecimento com desgosto» desta decisão, sublinhando que esta «terá consequências para o diálogo» entre os anglicanos e a Igreja Católica, «que tinha dado frutos até agora».
A Igreja de Inglaterra, reunida segunda-feira em sínodo em York (norte), aprovou por votação a ordenação de mulheres bispo depois de um longo debate entre conservadores e liberais. A ordenação de mulheres bispo já foi adoptada por 15 Igrejas de confissão anglicana.
A Igreja católica só aceita homens para padres e bispos, alegando que segue a prática instaurada por Jesus, que escolheu para apóstolos 12 homens.
O comunicado do Vaticano sublinhou que a iniciativa da Igreja de Inglaterra constitui «uma ruptura com a tradição apostólica mantida por todas as Igrejas no primeiro milénio e um novo obstáculo à reconciliação entre a Igreja católica e a Igreja anglicana».