O projecto «Casa Pronta», que permite realizar num único balcão todos os actos relativos à aquisição de imóveis, entra em funcionamento esta terça-feira, sendo, segundo o Governo, uma das medidas mais importantes do Simplex.
O lançamento deste novo serviço, considerado pelo Governo uma das medidas mais importantes do Simplex 2007, realiza-se na Conservatória do Registo Predial de Águeda, com a presença do primeiro-ministro, José Sócrates, do ministro da Presidência, Pedro Silva Pereira e do ministro da Justiça, Alberto Costa.
O «Casa Pronta» é um balcão único onde é possível realizar todas as operações relativas à compra e venda de casa, sendo possível, neste local de atendimento, pagar impostos, celebrar contratos de compra e venda, realizar imediatamente todos os registos, pedir a isenção de pagamento do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI), pedir a alteração da morada fiscal, entre outras opções.
Na fase experimental, o balcão Casa Pronta está disponível nas Conservatórias de Registo Predial de cinco municípios - Águeda, Almeirim, Braga, Leiria e Mirandela -, havendo a intenção de alargar progressivamente o projecto a todo o território nacional.
Numa primeira fase, este novo serviço abrange os imóveis localizados naqueles cinco municípios, mas numa segunda fase vai ser eliminada a competência territorial das Conservatórias de Registo Predial, o que significa que os interessados poderão dirigir-se a qualquer Conservatória Predial ou Loja do Cidadão, independentemente da localização do imóvel.
Outra vantagem reside no facto do serviço «Casa Pronta» ser mais barato do que seguir o procedimento tradicional, que envolvia 17 passos burocráticos, pois deixam de ser necessárias tantas certidões.
Ordem dos Notários critica iniciativa
Ouvido pela TSF, a Ordem dos Notários disse não estar agradada com esta iniciativa, considerando que parte destas operações era da competência dos cartórios notariais que perdem negócio.
O bastonário Joaquim Barata Lopes disse, por isso, ter algumas «reservas» em relação à medida do Governo.