O Livro do Dia
 

 

Partilhar Notícia

 


 

Patrocínio
Ferramentas
Estatísticas

 

 
O Livro do Dia

Editam-se em Portugal 15 mil livros por ano. A maior parte deles nunca encontra os leitores a quem se destina. O Livro do Dia procura ser a montra privilegiada do que de melhor se edita em Portugal nas mais diversas áreas: dos clássicos da literatura à revelação de novos autores, da não-ficção ao livro infanto-juvenil. Diariamente, trazemos à antena um novo livro com a escolha do jornalista Carlos Vaz Marques.

O Livro do Dia, com Carlos Vaz Marques, de segunda a sexta, às10h15, 14h50 e 20h36.

Uma parceria com o Plano Nacional de Leitura.

«Contos da Infância e do Lar», dos Irmãos Grimm

Toda a gente conhece as histórias da Bela Adormecida, da Branca de Neve ou da Gata Borralheira. Muitos no entanto, provavelmente, só as conhecem pelos filmes de Walt Disney. O que talvez pouca gente saiba é que essas e muitas outras histórias igualmente famosas foram publicadas, todas, há exatamente duzentos anos. Todas no mesmo livro.

Esse livro, dos Irmãos Grimm, chama-se «Contos da Infância e do Lar» e é, ainda hoje, a obra de língua alemã mais traduzida e editada em todo o mundo.

Agora, pela primeira vez, os contos de Grimm têm em Portugal uma edição completa. Ao todo são duzentas histórias e uma dezena de lendas religiosas infantis, acompanhadas pelas notas do livro original dos Irmãos Grimm. Uma edição que, tal como a original de há duzentos anos, se reparte por três volumes, de que acaba de sair o primeiro.

O método de Jacob e Wilhelm Grimm - há duzentos anos, no princípio do século XIX - marcou o início de um processo de recolha de contos tradicionais que viria a ser seguido por todo o mundo. Em Portugal, Adolfo Coelho e Teófilo Braga foram os primeiros a recolher histórias da tradição oral já no final do século XIX. A particularidade no caso dos Irmãos Grimm é que eles não só recolheram os contos como lhes deram o seu toque próprio.

A intenção original deste livro não era, de modo nenhum, fazer dele um livro de histórias para crianças. Só em edições posteriores os autores desta recolha etnográfica se preocuparam em adequar os contos à sensibilidade infantil. Mas o objetivo dos Grimm foi também o de captarem aquilo que consideravam ser a verdadeira essência poética dos contos.

Do que não há dúvidas é que, sem eles, histórias que hoje qualquer criança conhece, de uma forma ou de outra, estariam provavelmente perdidas, nunca teriam chegado até nós. Não é despropositado portanto chamar a estes Contos da Infância e do Lar, o tesouro dos Irmãos Grimm.

Livro do Dia: «Contos da Infância e do Lar», dos Irmãos Grimm, tradução de Teresa Aica Bairos, coordenação científica de Francisco Vaz da Silva, edição Temas e Debates / Círculo de Leitores.


Arquivo de emissões

 

 


Siga-nos em
 

Pub 



Alerta Sida 2014 Destaque 300x100
DESTAQUE LATERAL: Portugal Família - Prémio MAM
Douro Empreendedor - TSF Destaque
DESTAQUE LATERAL: Código verde
Pub 

Inquérito

 

Concorda com a imposição de um teto às prestações sociais?

Sim
Não
Sem opinião
Outros Inquéritos
VotarVer Resultados

 


Futebol

Vídeos Liga
ver mais
Liga Zon Sagres
Resultados
Próx. Jornada
Classificação
1 - Benfica (19)
2 - FC Porto (15)
3 - V. Guimarães (14)
4 - Sporting (13)
5 - Marítimo (12)
6 - Rio Ave (11)
7 - Sp. Braga (11)
8 - P. Ferreira (11)
9 - Belenenses (11)
10 - V. Setúbal (8)
11 - Académica (7)
12 - Moreirense (7)
13 - Arouca (7)
14 - Boavista (7)
15 - Estoril (6)
16 - Nacional (5)
17 - Penafiel (4)
18 - Gil Vicente (2)
ver mais


Blogues TSF

 

 

Tempo em Lisboa

 

Dados fornecidos por Wunderground
Hoje
17º | 28º
Amanhã
17º | 27º
Sábado
16º | 27º
ver mais

 


 
Controlinveste Conteúdos, S.A. Todos os direitos reservados
Termos de Uso e Política de Privacidade |  Ficha Técnica |  Contactos |  Webmaster This website is ACAP-enabled