Sonae e Endesa anunciaram, esta segunda-feira, a criação da Sodesa, empresa destinada à comercialização de electricidade em Portugal. A empresa já tem contratos para fornecimento de 800 GWh.
A Sonae, anunciou esta segunda-feira, em comunicado, a criação, em conjunto com a Endesa, da Sodesa Comercialização de Energia AS, empresa destinada a comercializar electricidade em Portugal.
A Sodesa, participada em 50 por cento por cada uma das empresas, já tem contratos firmados para o fornecimento de cerca de 800 GWh, estando em fase de negociação mais de 1700 GWh.
Em comunicado, a Sonae refere que, desta forma, as duas empresas estão a antecipar-se à criação do Mercado Ibérico de Electricidade, que entrará em vigor em 2003.
A Sonae adianta que o Conselho de Administração da nova sociedade é constituído por cinco membros, tendo sido nomeados, para os próximos três anos, José Silva Peneda e Edgar Pinto Ribeiro, em representação da Sonae, e Javier Uriarte Monereo, Miguel López Coders e Francisco Cruces Socasau em representação da Endesa. A maioria no CA será rotativa cada três anos, sendo a presidência assumida pelo sócio com representação minoritária no Conselho.
«O objectivo da Sodesa é estabelecer uma posição significativa no mercado potencial elegível em Portugal, que, desde Janeiro deste ano, está aberto a 20 mil clientes com 17.000 GWh de consumo anual, utilizando a infraestrutura tecnológica da Endesa e a forte presença da Sonae em Portugal», conclui o comunicado.
Recorde-se que a colaboração da Sonae com a Endesa data de 1999, altura em que foi assinado um protocolo de colaboração para promoção conjunta de projectos de co-geração em Portugal e no Brasil e para abastecimento de energia eléctrica às empresas do grupo Sonae presente em Portugal e Espanha. De acordo com a Sonae, em breve este abastecimento poderá alargar-se «a outros países europeus».