TSF

  • Menu
  • Ouvir Emissão
Congresso

Diferenças e semelhanças das civilizações mediterrânicas

O início do congresso de Cultura mediterrânica, está marcado para esta tarde, no Alandroal, Alentejo. A terra, o Homem e o pão são os temas centrais deste encontro que permite detectar as diferenças e semelhanças das civilizações mediterrânicas.

PUB

Começou esta tarde, no Alandroal, o primeiro Congresso de Cultura Mediterrânica. A terra, o Homem e o pão são os temas centrais do congresso que reúne cerca de 150 especialistas de Portugal, Espanha, França, Egipto e Itália. Um congresso que se vai prolongar durante quatro dias.

A questão da identidade cultural mediterrânea ocupa o lugar central neste congresso. «Procuramos criar, através do diálogo, uma compreensão sobre a nossa identidade cultural», explicou João Madureira, presidente da Confraria do Pão e organizador da iniciativa, à TSF.

«Compreendemos que o fértil útero que o mediterrâneo tem sido, através das civilizações que tem criado, permite suspeitar que as semelhanças e as diferenças entre as civilizações mediterrânicas não são absolutas nem constantes», acrescentou.

A terra, o Homem e o pão são os temas dos painéis deste congresso. «A terra porque vamos partir para uma tentativa de perceber como a terra, a divisão da terra, o trabalho da terra, tem contribuído para uma forma de ser e de estar diferente nesta região do mundo», explica João Madureira.

«Por outro lado, o homem em diálogo com a terra tem sido o verdadeiro intérprete e o verdadeiro mentor da possibilidade de, através do pão, contribuir para a felicidade», concluiu.

  COMENTÁRIOS

Ouvir Emissão