Segurança

Lares de idosos com novas regras

Os ministros do Trabalho e da Solidariedade, da Saúde e da Administração Interna divulgam, esta quarta-feira, um novo sistema de licenciamento para lares de idosos.

É hoje divulgado um novo sistema de licenciamento para lares de idosos pelos ministros do Trabalho e da Solidariedade, da Saúde e da Administração Interna.

O novo sistema pretende divulgar as condições de segurança contra incêndios e o combate ao funcionamento de estabelecimentos ilegais.

No final do ano de 2001, o Governo terminou um conjunto de medidas para simplificar e acelerar os processos de legalização dos lares de idosos com a garantia de que a exigência de qualidade e rigor se ia manter.

Entretanto, desde finais de Outubro, os lares de idosos têm sido visitados por «brigadas especiais de fiscalização» que têm reforçado os serviços de inspecção.

A acção destas «brigadas», desde 1995, já levou ao encerramento de 211 estabelecimentos.

As novas medidas foram anunciadas na sequência de um incêndio num lar de idosos ilegal, em Cascais, a 1 de Novembro. Este lar não tinha meios de detecção ou de combate a incêndios.

Em 2001, ocorreram em Portugal três incêndios em lares de idosos, dos quais resultaram nove mortos e duas dezenas de feridos.

  COMENTÁRIOS