O primeiro-ministro, Santana Lopes, comparou este domingo o seu Governo a um bebé numa incubadora a quem os irmãos mais velhos dão «uns estalos e uns pontapés».
Corpo do artigo
As declarações do primeiro-ministro foram feitas durante uma visita ao distrito de Vila Real, onde foi confrontado com a demissão do ministro da Juventude, Desporto e Reabilitação, Henrique Chaves, que acusou Santana Lopes de falta de «lealdade e de verdade».
Aos jornalistas, Santana Lopes recusou qualquer comentário sobre esta demissão.
Mas antes, durante a inauguração dos novos Paços do Concelho de Vila Pouca de Aguiar, o primeiro-ministro queixou-se das críticas ao Governo.
«Este é um Governo a quem ninguém deu quase o direito de existir antes dele nascer, e que, depois de nascer através de um parto difícil teve que ir para uma incubadora e vinham alguns irmãos mais velhos e davam-lhe uns estalos e uns pontapés», afirmou.
«Tem sido difícil para quem está na incubadora, ver passar a família e, em vez de acarinhar, haver membros da família que dão uns estalos no bebé», confessou.
Depois de sair da «incubadora» e, ao longo dos quatro meses, o Governo teve que fazer face aos incêndios, à crise na justiça, à aprovação do Orçamento de Estado e pelo meio ainda teve um Congresso para «ir buscar a legitimação que alguns diziam que faltava», afirmou Santana Lopes, que foi vaiado por dezenas de populares que se manifestavam contra as portagens, este domingo, durante a inauguração do troço do IP3 Vila Real/Régua.