Com Luís Freitas Lobo e João Rosado, sob a arbitragem de Mário Fernando

Às segundas, depois das 19h, com repetição depois da meia-noite.

Luís Freitas Lobo

Nasci em 1967. Em 1970, portanto, já estava presente para testemunhar as maravilhas de Pele, Jairzinho, Tostão e companhia no Mundial do México. Ainda não conseguia, no entanto, ver os jogos sob uma perspectiva táctica. Agora, como os tenho todos gravados na minha colecção particular de vídeos, vejo-os religiosamente. Como se viajasse no tempo e visse Puskas da mesma forma que hoje vejo Kaká. Para mim, mais do que cinco continentes e sete mares, o mundo é um infinito conjunto de campos de futebol com muitas casas á volta e desde 1998 que tenho procurado, em vários meios de comunicação, passar essa emoção. Porque, como gosto de dizer 'Quando um homem tem uma paixão, seja ela qual for, o melhor que tem a fazer é ir tratar dela!'
Da Revista Mundial e Publico, até ao Expresso e à sagrada A Bola, a Bíblia com que em menino aprendi a escrever lendo Mestres como Vítor Santos. Na rádio da Antena 1 à TSF, na televisão, da SIC Noticias até à RTP, onde hoje estou. Todos os dias penso em futebol. Por isso, em qualquer local, falo ou escrevo sobre futebol, partindo sempre da única forma que o entendo ser possível conceber: com emoção.

João Rosado

João Rosado nasceu em Évora, em 1970. É licenciado em Comunicação Social pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Entre 1988 e 1992 foi colunista no jornal «A Capital». Foi redactor no jornal «Record» entre 1992-1995 e 2003-2004. Entre 1995 e 2002, foi redactor e editor no jornal «O Jogo». Desde 2007 é colunista no jornal «Diário de Notícias. Foi comentador de futebol na «Antena 1» entre 1999 e 2000, na «Rádio Renascença» entre 2001 e 2004, na Sport TV entre 2001 e 2007. É comentador de futebol na SIC, desde 2007, e na antena da TSF desde 2004.

Mário Fernando

Jornalista há 27 anos passou a maior parte da vida profissional na rádio. Comercial, Renascença, RFM, Correio da Manhã e XFM até aterrar na TSF. Foi em 1995 e, três anos depois, passou a editor de Desporto. Até hoje. É um fanático por futebol, por isso, não tem paciência para a forma como os dirigentes tratam a coisa, ou seja, quando resolvem que os clubes deles é que contam e o resto é paisagem. Não é, mas isso eles jamais vão entender. No meio de tudo isto houve três reportagens que o marcaram: a primeira visita de Nelson Mandela a Londres depois da libertação e duas edições dos Jogos Olímpicos, Sidney2000 e Pequim2008. Curiosamente, nenhuma delas tem a ver com futebol.

Imperfeições

Colocado por mario.fernando em 21-02-2012 às 00h35

A perfeição não existe, mas nada nos impede de tentarmos chegar o mais perto possível dela. Jorge Jesus tinha dito que o Benfica precisava de ser "perfeito" em Guimarães para vencer a partida, porventura a mais crucial na contagem acelerada para o clássico da Luz. Não era preciso pedir tanto , apenas que a equipa encarnada se apresentasse como tem sido habitual e que tivesse a capacidade de responder, em todos os planos, como mandam as regras de um candidato ao título. Afinal , nem uma coisa nem outra. O Benfica perdeu pela primeira vez no campeonato e o Vitória ganhou bem.

Num jogo sem Javi Garcia, o técnico benfiquista optou por deixar Witsel de fora. Foi o primeiro risco e um convite a que perfeição não chegasse. Pondo as coisas de outra forma: o Benfica apresentou-se com Matic à frente do quarteto defensivo e, depois, uma espécie de "cavalaria total", com uma amplitude atacante que incluía Nolito e Gaitan, nas alas, e Aimar ao meio "colado" a Cardozo e Rodrigo. Se a ideia era encostar o Vitória às cordas (e parece que era), falhou um "pormaior". É que com dois blocos praticamente "partidos" a equipa de Jesus não conseguia desbatar o 4x2x3x1 do adversário, nem evitar a criação de espaços atrás da sua própria barreira ofensiva.

É verdade que o Benfica teve oportunidades para concretizar (Nolito, Gaitán e Cardozo), mas num quadro destes não se pode errar. E se, do ponto de vista da eficácia a equipa esteve completamente abaixo do rendimento usual (marcava ininterruptamente há 37 jogos), do ponto de vista defensivo não esteve melhor. Os três golos em S.Petersburgo, como aqui referi na altura, foram um aviso que, pelos vistos, o Benfica não entendeu muito bem. Só isto pode explicar o falhanço coletivo no lance do golo vimaranense, com Leonel Olímpio a desviar para Toscano e este a rodar para o pontapé fatal. Tudo na pequena área e com uma defesa inteira a ver jogar.

Mais complicada foi a vida na segunda parte. Quando era imperioso inventar uma solução para virar o resultado, os jogadores encarnados começaram a pagar o desgaste da partida com o Zenit e as forças (e a lucidez) foram-se desvanecendo. Muita luta, pouco tacto. Enquanto isto , Barrientos dava cartas e João Paulo era absolutamente imperial. Jesus trocou Matic por Witsel - para o treinador ou era um ou era outro , nunca os dois - e à beira dos últimos cinco minutos "saca" de Bruno César e Nelson Oliveira, muda para três defesas e...nada. O problema não estava no fim , mas sim no início.

O facto é que o FC Porto está agora a apenas dois pontos do líder. Aliás, o técnico fez questão de sublinhar várias vezes, após o desafio, que o líder continua a ser o mesmo. O que, embora seja verdade, não esconde que as condições já não são as iguais. Se o clássico da Luz era, obviamente, um jogo-chave para o campeonato, passou a ser agora a chave-mestra na discussão do título. E ainda há uma jornada antes dele.

PS : Por razões profissionais vou ausentar-me do país até ao final da semana. Infelizmente, não vou poder acompanhar as partidas da Liga Europa. Falamos depois.   

47 comentário(s)

Cesar_Santos // terça-feira, 21 de Fevereiro de 2012 9:44

Caro Mário Fernando, atenção ao Braga. Muita atenção, porque isto é, claramente, um campeonato a 3. Se os bracarenses ultrapassarem o Guimarães na próxima ronda, então a coisa fica ainda mais séria, porque a seguir temos um Benfica-FCPorto.

Jose Armando // terça-feira, 21 de Fevereiro de 2012 12:23

Especulações à parte, resta o óbvio da perda de três pontos - nada dramático em si mesmo - e a confirmação dos meus receios para este jogo. Não pelo Guimarães - há muito que não via um Vitória tão fraquinho - mas pelo momento em que ocorria. A equipa queria, mas não conseguia soltar-se, era tudo trabalho e esforço, nada de artístico.

As análises das tácticas fazem-me lembrar a metáfora das árvores e da floresta. O treinador fizera uma prévia inteiramente adequada e a equipa teria de fazer "um jogo perfeito" e tenho a certeza que ele não se referia a nota artística e sim às respostas que a equipa precisava de encontrar para responder às sequelas - mentais e físicas, mais aquelas que estas -do jogo com o Zenit.

Resumindo, a questão que o treinador do Benfica e eu receávamos era saber se a equipa já se encontraria mentalmente descongelada. Não estava e ainda bem que haverá outro jogo antes do clássico, por causa das dúvidas que estas situações suscitam. Claro que o VG ganhou bem, teve sorte do momento e aproveitou, embora pouco tenha feito para ganhar . E só a transpiração não me motiva para ver um jogo.

PS. Tem razão o caro César, parece que vamos ter uma Liga a três, ainda que tenha umas dúvidas - já partilhadas aqui - quanto as certas coincidências.

Cesar_Santos // terça-feira, 21 de Fevereiro de 2012 13:49

1 - Era um jogo complicado para o Benfica. Tanto pelo momento que o Guimarães vai atravessando, como pela própria fadiga que os homens da Luz acumularam com a desgastante partida da Rússia. Para além disso, o Benfica não pode contar com Rodrigo, um jogador em excelente forma, que foi vítima duma entrada para 5 vermelhos da besta do Bruno Alves. Acaba por ser uma jornada muito interessante para o Braga, sem dúvida. Que para além de manter a distância para o FCPorto, consegue aproximar-se do Benfica.

2 - O Título. 3 candidatos, onde 2 são habituais e 1 que o ameaça ser. O Benfica surge como o mais favorito, não só por ir na frente, como também por ainda ter de receber os outros dois. Para além disso, apresenta o futebol mais consistente, juntamente com o Braga, e beneficia de deslocações menos complicadas até ao final da competição. A eliminação da Champions poderá ser benéfica, mesmo considerando que Jesus evoluiu no que respeita à gestão física do grupo nas últimas temporadas. A ver vamos. Dia 2 de Março nada fica decidido, mas poderá haver fortes indícios para onde irá cair o título, ou então baralhar ainda mais as contas.

3 - Uma nota para o Sporting. Depois da inenarrável decisão de despedir Domingos, para o substituir por Sá Pinto, a paródia das decisões do árbitro no jogo com o Paços de Ferreira. Talvez se a energia fosse gasta em ideias para melhorar o futebol sportinguista, em vez deste tipo de brincadeiras, os adeptos andassem mais satisfeitos. Já se percebeu de que massa é feita esta direcção verde-e-branca. Continua na linha de Dias da Cunha, Filipe Soares Franco ou Bettencourt. É pena.  

david almeida // terça-feira, 21 de Fevereiro de 2012 14:05

ao cesar santos:

1-a pancada do bruno alves foi tao grande que afectou inclusive o CS, que depois dessa falta assassina que devia dar direito a enforcamento, nem consguiu ver o rodrigo a titular em guimaraes.

2-começam as desculpas antcipadas para uma eliminaçao da champions. Diz o CS que sera bom para o campeonato! Qual e' o clube, jogador, treinador e adeptos que nao querem continuar na champions? Ja falam do que sera positivo se sairem em vez do que fazer para passar inverter o resultado da primeira mao.

3-Tipico comentario de um anti que vem de duas derrotas consecutivas e que tenta curar a azia com a "desgraça" dos outros.

Cesar_Santos // terça-feira, 21 de Fevereiro de 2012 15:51

Detesto esse tipo de insultos, caro david almeida, mesmo que sejam subentendidos.

A ironia é mesmo um pau de dois bicos, ainda para mais na internet.

Jose Armando // terça-feira, 21 de Fevereiro de 2012 18:33

Aguente os cavalos, caro César, uma coisa de cada vez, s.f.f.!

A jornada foi boa para o Braga e para o Porto e quanto a candidaturas, em teoria concordamos e mais: poderia - condicional…- ser uma segunda como não se vê há muito, muito tempo, com o Braga a fazer o papel de joker e o topo pode ser o limite e a provável eliminação europeia, permitindo-lhe uma gestão mais adequada de certa escassez de recursos humanos e veremos amanhã o que se passa com o Porto e considerando que a Liga é o principal objetivo de portistas, um duplo embate com o MU não me parece uma muito entusiasmante ideia.

Também para o Benfica a Liga é o objetivo principal. Contudo, a situação é diferente e se a Champions pode atrapalhar - numa visão de pequeno clube - a estrutura técnica, a coisa fia mais fino, não será nada fácil os adeptos entenderem que o seu clube jogue para perder, isso pode-se fazer fora de casa, não é caso virgem no Benfica e só uma derrota com o Porto poderia provocar alguma desmotivação para a segunda mão da Champions. Eu, muito mais que um adepto, até compreenderia uma derrota com os portistas e ficaria muito, muito zangado, com uma eventual eliminação pelos russos, depois de um razoável resultado no jogo de lá. E julgo que não estou só. E depois temos os jogadores, para além dos seus interesses e motivações profissionais, eles sentem que não podem trair os adeptos e, em dez dias, o Benfica poderá jogar muito mais que duas provas, pode hipotecar o futuro por vários anos. Dez dias que podem abalar o Benfica…

Contudo, sendo um otimista racional, considero que a derrota de ontem será assumida, naturalmente, sem dramatismos, a Liga recomeça no próximo fim de semana.

Cesar_Santos // terça-feira, 21 de Fevereiro de 2012 19:39

Completamente de acorco, caro Armando. Uma eliminação da Champions vista como algo positivo é algo que não lembra a ninguém, sobretudo como uma equipa como o Benfica. A minha afirmação foi no sentido em que Jesus mostrou, nas duas últimas épocas, dificuldades em gerir o plantel no final de época e uma eventual eliminação da Champions poderia ser benéfica no que respeita a esse pormenor. Mas, como é óbvio, é sempre preferível continuar na melhor competição do Mundo de clubes, por todos os motivos óbvios e menos óbvios.

Quanto à derrota de ontem, é óbvio que o Benfica não se deixará afectar, até porque continua na frente e continua a mostrar mais consistência que o principal adversário.  Dia 2 de Março será importante sobretudo no aspecto psicológico, pois o vencedor terá sempre um ascendente psicológico sobre o adversário, mais até que pontual, mesmo considerando que, no caso dos pontos, o FCPorto terá sempre mais a perder se sair derrotado.

pumpkim // terça-feira, 21 de Fevereiro de 2012 20:34

Nao penso que o resultado de ontem tenha relançado a luta pelo título, porque  nao consigo imaginar, este Porto, a conseguir uma vitória na luz. Até esta altura do campeonato o Benfica tem apresentado um futebol bastante superior ao Porto, e nao vejo que o contrário vá acontecer na luz. O único factor fora de controlo para esse jogo sao os jogos da selecçoes, mas ainda nao se sabem as convocatórias, e que podem alterar os indices fisicos e emocionais de alguns jogadores, mas aqui também, me parece que o Porto será mais prejudicado. A confirmar-se a noticia de hoje, James Rodriguez nao poderá ser convocado.

A luta pelo 2º lugar, essa está em aberto já à algumas semanas, e o Porto ainda tem de ir jogar a Braga. É curioso que, à algumas semanas atrás, quando estava irritado com as contrataçoes do Porto, já vários amigos me tinham chamado à atençao que esses jogadores nao visavam lutar pelo título, mas sim tentar segurar o 2º lugar, para assim conseguir o acesso à liga dos campeoes, e parece que tinham razao.

Cumps

Jose Armando // terça-feira, 21 de Fevereiro de 2012 21:18

Francamente, caro "pumpkim", não me diga que concorda comigo: a época passada era o Falcao e mais 10 e que o não reconhecimento do facto explica a época atual, já não falando da desestabilizadora afirmação, vindo do alto, que era Hulk e mais 10?

Um dos problemas do Porto, não é o valor da sua equipa nem o treinador, a coisa reside nas expectativas criadas numa realidade onde aconteceram profundas alterações, a ausência do referido Falcao e a intempestiva saída do treinador. E a ser certa a sua análise da maior fiabilidade do Benfica, então a minha opinião é que Vitor Pereira está a fazer um bom trabalho, a controlar as perdas e está numa situação onde os dois pontos podem ser recuperados, quem pode garantir que o Benfica não entrou numa crise de resultados? Duas derrotas, são duas derrotas, este é o facto.

Os duelos entre Porto e Benfica, como muito bem realça o caro César , são muito mais do psicológico que do técnico e aquela é uma componente que o Porto domina muito melhor e onde dispõe de mais apoios, basta ler a nota de hoje, do cretino que dirige "A Bola".

E, se acredito no Benfica, não subestimo, nem um pouquinho, a capacidade do Porto. É certo, temos a incógnita Braga e o poder aproveitar a "guerra" Benfica -Porto, sei o que estes pretendem, o topo, não tenho a certeza quanto aos objetivos do Braga, ou seja, com toda a franqueza, se o segundo lugar, depois do Porto, será um sucesso suficiente. Sabem o que penso, talvez esteja enganado ou tenham mudado as condições ob e sub.

PS. O corretor introduziu o Acordo Ortográfico e está uma bagunça!

Jose Armando // terça-feira, 21 de Fevereiro de 2012 21:30

A propósito do "cretino" só li o título, não sou um consumidor de trampa...

Nicolau Teixeira // terça-feira, 21 de Fevereiro de 2012 21:39

Boas...

Em relação ao jogo do Benfica não faço comentários porque não vi, nem sequer resumos...

Em relação à tabela classificativa só tenho um aparte.. Se o FCP não tivesse sido tão empurrado para baixo em Barcelos, pelo homem do apito, neste momento o Porto poderia estar 1 ponto à frente do SLB... Digo poderia, porque como é óbvio, é uma análise à posteriori...

Também devo dizer que estou algo curioso com o árbitro que será escolhido para Coimbra e para o Dragão... Cheira-me a Paixão....

Quanto às selecções, espero que o Paulo Bento tenha a sensatez de não convocar nenhum jogador do FCP... Já não digo do Benfica, porque o SLB não tem nenhum português para a selecção A.. Esperemos para ver...

Cmpts

pumpkim // terça-feira, 21 de Fevereiro de 2012 22:10

Caro José Armando,  sobre as responsabilidades da direcçao, na altura da saída de AVB, disse-o vezes sem conta o que defendia,  (sei que por vezes exagero e nao era possível desfazer a equipa em 15 dias), cheguei a afirmar que a época estava perdida ainda antes de começar e ouve total responsabilidade da direcçao ao fingir que nada tinha acontecido. Este é de facto o grande erro que tem como consequencia a época que o clube está a realizar. Nao que pense que se fosse tomada outra opçao o Porto ganharia o campeonato, mas nao consigo aceitar este fingimento numa época em que se apresenta o maior orçamento de sempre( um disparate como também aqui já o disse).

Quanto a VP, se até agora nada posso dizer em relaçao ao lugar que o clube se encontra, está nos lugar de acesso à liga dos campeoes, que é excelente com base nas minhas expectativas de inicio de época, o mesmo nao posso dizer em relaçao ao futebol apresentado.

Agora se ele apenas entrou para minorar os efeitos negativos e garantir o 2º lugar, percebo que a direcçao esteja satisfeita com ele, mas como nao é isso que eu pretendo num treinador do Porto, nao consigo estar satisfeito com o seu comportamento ao longo desta época.

Cumps

Jose Armando // terça-feira, 21 de Fevereiro de 2012 22:13

Por falar em fraudes, que me dizem do AVB?

Jose Armando // terça-feira, 21 de Fevereiro de 2012 22:19

Caro "pumpkim" que tal um pouco de tolerância com VP, afinal tratava-se de uma oferta que ele nunca poderia recusar e, na minha discutível opinião, não está a fazer um trabalho tão mal assim, muito pelo contrário...Deixo uma questão à sua indiscutivel honestidade intelectual: será que poderia fazer muito melhor, considerando o material disponível? Será o "plantel" do Porto assim de tão grande qualidade? Compatibilize com a anterior nota, sobre AVB.

pumpkim // terça-feira, 21 de Fevereiro de 2012 22:25

A fraude é ter ganho pelo Porto e colocado os jogadores a jogar melhor do que eles eram na realidade?

Jose Armando // terça-feira, 21 de Fevereiro de 2012 22:57

Touché! Contudo, deve concordar que existe muita estranheza nestas questões.

pumpkim // terça-feira, 21 de Fevereiro de 2012 23:59

Ainda é cedo para saber qual será o percurso de  AVB, nao é uma época de sucesso no Porto que o torna um grande treinador nem uma má época de Chelsea que o tornará mau, até porque nao conheço a realidade do clube inglês. Estranho é um português  sem passado futebolistico, na sua 2º época como treinador, estar já a orientar um clube como o Chelsea.

No Porto apenas posso disser que soube aproveitar bem o que tinha à sua disposiçao, e mais do que ganhar as competiçoes em que estava envolvido, existia bom futebol e para o bem e para o mal, uma ideia muito clara de um modelo de jogo, sendo legítimo que existam adeptos que nao gostassem desse modelo.

O que poderia ou nao valer esse modelo numa liga dos campeoes é uma incógnita, que na época passada nao podia ser dissipada, por isso tinha curiosidade de ver essas dúvidas esclarecidas esta época, o que infelizmente nao foi possível.

Todos os outros cenários entram no reino dos "ses", e tenho muitas dificuldades em analisa-los.

Já agora, um grande treinador consegue que uma equipa seja mais que a soma dos seus talentos, e é isso que JJ faz no Benfica.

Para mim é dificil, por vezes, saber onde começa e acaba a responsabilidade dos treinadores quer no sucesso quer no insucesso, e como sempre para o adepto, os resultados é que determinam a qualidade deles.

Cumps

Jorge Reis // quarta-feira, 22 de Fevereiro de 2012 1:13

Árbitro para Coimbra, se não for o Ferreira ou Capela vai ser muito estranho...pois para a Luz já temos o Pedro Proença.

Jose Armando // quarta-feira, 22 de Fevereiro de 2012 15:20

Não sou bem o tipo que não faz mal a uma mosca. Tento, pacientemente, ajudá-las a encontrar o caminho para o exterior, abro as janelas e, gentilmente, procuro que se salvem. Porém, quando algumas se mostram demasiado inúteis, mesmo para moscas, só resta a ecologia...

Jose Armando // quarta-feira, 22 de Fevereiro de 2012 18:58

Depois do resultado do 1º jogo, sofrer um golo aos 20 segundos, era mais que meio caminho andado, considerando o pragmatismo – cinismo…- e as individualidades do clube de Manchester. O golo permitiu que cedesse o “domínio” do jogo e a “posse” de bola, neologismos tão em voga quanto parvos. O Porto tentou, com dignidade, desconjuntando-se na parte final. Como diria o nosso caro mentor, resta saber as consequências no ânimo e no orgulho.

PS. Desculpem, não resisto: o excelente Bruno Alves, menos de 24 horas depois do jogo de SP estava no Dragão. A penitenciar-se da falta de eficácia com Rodrigo? Depois, AVB, com enormes problemas internos, vai a Manchester assistir ao jogo do seu clube, sentado no meio dos principais dirigentes. Claro, o direito não se discute, mas…

Koniglowe // quarta-feira, 22 de Fevereiro de 2012 21:57

Benfica cai em Guimarães (não vi o jogo) perseguidores chegam-se todos três pontos à frente.

Creio que já havia aqui escrito o óbvio, até ao clássico era o Benfica que poderia mais facilmente perder pontos até ao clássico uma vez que o Porto tinha um calendário facilitado. Veremos como estarão as coisas no Benfica x Porto. Com esta derrota creio que podemos falar agora de uma luta a três visto que o Braga está a seis e daqui por duas jornadas verá os dois da frente jogares, é como é, mais uma vez óbvio, não poderão ganhar os dois.

Importante para o desenrolar do campeonato poderá ser também o facto de Benfica e Braga poderem ou não seguir em frente nas competições europeias, uma vez que terão um esforço suplementar ao passo que o Porto neste momento concentra totalmente as suas energias na disputa do título nacional.

pumpkim // quinta-feira, 23 de Fevereiro de 2012 12:59

Nao pude ver o jogo Manchester- Porto. Nao posso discutir se o Porto tentou ou nao lutar por uma melhor resultado no jogo. A eliminaçao, foi mais uma consequencia do mau planeamento, cuja responsabilidade é exclusivamente da direcçao, mas nao há dúvidas que um dos maiores erros foi a promoçao de VP a treinador. As suas declaraçaoes depois do jogo foram mais uma vez, a prova de que nunca, mas nunca, poderia ser treinador principal desta equipa.

Cumps

Jose Armando // quinta-feira, 23 de Fevereiro de 2012 14:54

Na sua edição de ontem publicou “O Jogo” um trabalho sobre a Formação do Benfica, nada que não seja do meu conhecimento. Contudo, uma afirmação do responsável pelo sector quase que me espantou. Afirmou que dentro de uma década a equipa profissional terá uma maioria de portugueses. Não disse “alguns” ou “uns” anos e uma década são dez anos. Estão a ver, alguém, em Portugal a pensar a dez anos de distância e mais tratando-se de futebol? Ups!

Estamos em final de Fevereiro e ainda não se sabe se vai ou não haver alargamento ou se as equipas B serão uma realidade na próxima temporada. Duvido que sejam, dos três “grandes” só o Benfica parece ter a estrutura mais ou menos montada, pelo sim, pelo não.

PS. É recorrente os caros portistas queixarem-se de falta de primeiras páginas e com razão. No entanto, estarei a exagerar se pensar que dispensavam as de hoje?

david almeida // quinta-feira, 23 de Fevereiro de 2012 15:57

Pois e' Jose Armando, e o primeior desses portugueses deve ser Tello. Ah , nao, esse tambem e' espanhol.

Sincerameent nao sei qual o merito/credito que se pode dar as palavras do responsavel da formaçao do Benfica.  O JA parece estar espantado com o que o homem disse, como se isso fosse algo novo. Dez anos para fazer o que o Sporting ja faz ha muitos. Re-descobriram a polvora, yey!

Segundo, nao sei se dez anos vao ser suficientes, pois pelo andar da carruagem; cada vez sao menos os portugueses no plantel.

E so portugueses e' uma coisa, e como maioria no plantel parece ser dificil, outra sao jogadores da formaçao, e isso ja parece mais plausivel. De qualquer forma bem vindos a bordo, quando la chegarem.

Jose Armando // quinta-feira, 23 de Fevereiro de 2012 18:35

Tem que ser, tenho que me descupar: afinal, as primeiras páginas foram muito envergonhadas, quando existiram, excepto em "O Jogo", o único desportivo onde existe alguma decência. Agora imaginem se o Benfica tiivesse sido vítima de atropelamento e fuga...

Jose Armando // quinta-feira, 23 de Fevereiro de 2012 19:06

Depois de ontem, a "Justiça" indigena, teve mais uma forte diarreia. Talvez percebam, porque a Justiça inglesa não extradita o Vale e Azevedo...

Nicolau Teixeira // quinta-feira, 23 de Fevereiro de 2012 19:33

Boas...

1- O FCP foi eliminado de forma justa e sem qualquer dúvida... O City é melhor, jogou melhor e mereceu claramente passar à fase seguinte... Espero que o que está a acontecer esta época sirva de lição (mais uma) para a direcção do FCP...  Depois de uma época maravilhosa como a do ano passado, este ano é a vergonha total..

2- Em relação à formação do Benfica... À quase dez anos que ouço o LFV falar em formação e em espinha dorsal da selecção nacional... A verdade é que o SLB raramente coloca 1 jogador português na sua equipa inicial e isso é a verdaed nua e crua... Se as pessoas querem andar entretidas com teorias de fim de semana, por mim tudo bem... Se alguém faz foramção em Portugal, esse alguém é o Sporting...

3- Em relação às primeiras páginas.... Até que enfim que ABola e o Record se deixam de hipocrisia... O jornal OJogo é sem dúvida o jornal mais isento.. Já o venho a dizer à muito tempo, mas as pessoas associam sempre esse jornal ao FCP e como se sabe, tudo o que é ligado ao FCP é sempre desprezado...

4- Nomeações... Não percebo porque é que para o Académica -SLB foi nomeado um árbitro da associação de Lisboa e para o FCP-Feirense não foi nomeado um da associação do Porto... Se calhar são coincidências, mas desconfio muito, até porque o João Ferreira é conhecido pela sua "facilidade" em mostrar amarelos... Vamos lá ver...

Alguém sabe porque é que  o Benquerença nunca mais se "cruzou" nos jogos do Benfica? É que já lá vai um ano e meio... Deve ser coincidência também...

Cmpts  

Jose Armando // quinta-feira, 23 de Fevereiro de 2012 19:52

O caro DA tem sempre razão. Vejamos: Roderick, Mário Rui, Danilo, Saná e Nelson Oliveira, mais de 40% de uma equipa, aquela que iniciou e disputou a final do Mundial de sub-20. Uma seleção que todos reconhecem ter sido a melhor depois de 1991. Nada mau para quem só a partir de 2007 tem uma Formação organizada. Não tenha ilusões, o Sporting vive dos rendimentos de ter sido o primeiro clube a definir, boa ou má, era a única, uma estratégia de formação, a verdade é que as coisas mudaram, o Sporting já não está sozinho e, infelizmente, não pode concorrer com o Benfica na capacidade de atrair, agora que os papás sabem que a Formação é do melhor que há, em qualquer parte do mundo.

O Sporting vende o conceito de formação, conheço mal o projeto Dragon Force, o que sei é o Benfica tem um conceito diferente, o Campus Caixa é um laboratório que recebe e trabalha o melhor que a prospeção consegue. Por exemplo, o capitão dos sub-19, André Gomes, chegou ao clube no verão passado, iniciou-se no Porto e está já num curso superior, a escola deixou de ser facultativa e todos os sub-19 já completaram o 12º. Muito bem, defenda o seu Sporting, mas não se arme em goblin e respeite o trabalho dos outros, falando do que não conhece. O Sporting revelou Futre, Figo, Simão, CR e Nani, o que é suficiente para que respeite o trabalho feito. O problema é o Sporting tem algumas boas ideias, o problema é o desenvolvimento das mesmas.

Jose Armando // quinta-feira, 23 de Fevereiro de 2012 20:37

Sem querer respondi aos caros DA e NT. É um facto, o Benfica não tem na equipa principal um único jogador nacional, de seleção. São os custos de um passado recente e compreenda, preocupar-se com a Formação é uma coisa, estar em condições de fazer é oura e a equipa principal já dava preocupações suficientes. Teve que fazer o Campus Caixa - 16 milhões - e não teve a “oferta” – legal e política, diga-se, embora o qualificativo que me ocorre seja diferente - de um presidente de câmara a entregar-lhe uma instalação que custou ao erário público os mesmos 16 milhões, a troco de uns módicos 500 euros mensais, se calhar fornecendo ainda a água e manutenção do complexo do Olival, deveres de senhorio...Coisas do Porto e arredores, que o mesmo presidente seja o mais que provável candidato à edilidade portuense, é coincidência que resulta da compra de votos, isto é, o homem é fixe…

Resumindo, a Formação do Benfica começou em 2007, quando foi possível. Que sejam a maioria em todas as seleções, menos uma, compreenda, todos os selecionadores são cunhas e ninguém é afeto ao Benfica. Exemplar é o caso de Filipe Ramos.

É isso, deixemos a poeira assentar e dez anos não passam assim tão depressa e alguns talentos, portugueses ou não, irão saltar debaixo das pedras seixalenses, um lugar belíssimo, onde apetece trabalhar e os catraios têm um apoio excecional e os papás não falam com os treinadores e os prospetores são, permanentemente, avaliados pelos resultados das suas escolhas.

Confessei o meu desconhecimento sobre o projeto Dragon Force, ficaria grato pelos esclarecimentos. Que tal, caro NT? Ou para além da equipa principal, o resto é paisagem?

Copi // quinta-feira, 23 de Fevereiro de 2012 21:09

olá a todos! Este foi o pior Benfica que vi actuar nesta época. Porquê???

1- Tudo começou como o Jorge Jesus lidou com a preparação deste jogo. Não devia enaltecer tanto o Guimarães como o fez, aludindo a que o SLB teria que fazer um jogo perfeito para superar este Guimarães, 6º classificado da Liga, sendo que o que aconteceu foi fazer acreditar a equipa adversária que eram capazes de superar o lider do campeonato. Não quero com isto dizer que não devia respeitar o valor que tem o Guimarães, mas sim dizê-lo sem colocar o adversário num pedestal.

2- Fazendo uma análise superficial vi os jogadores do Slb cansados, medrosos, sem iniciativa de jogo, sem a força asfixiante que têm vindo demonstrando esta época. Com Aimar em sub-rendimento, o Benfica nunca conseguiu ter um fio de jogo capaz de desatar a teia, inteligentemente montada pelo Rui Vitória. Depois dos dois resultados ocorridos entre as duas equipas esta época, nem o "zandinga" podia prever o desfecho do jogo.

3- Jorge Jesus bem tentou dizer que os que estão abaixo na classificação é que estão pressionados, mas não me acredito nessa história... É certo que o Benfica depende dele mesmo para ser campeão, mas a mentalidade de gestão de 5 pontos não é igual a 2 pontos. Este tipo de discurso só vem provar a pressão que Jorge Jesus já está a começar a sentir. Até hoje, o Benfica está em 3 frentes, sendo que o próximo embate com o Zenit, penso que será determinante para o desfecho do campeonato pois a permanência na Champions, é um facto, só dá vantagem ao FCP, obrigando o Benfica a gerir as condições físicas do plantel, a poupar jogares que possam vir a ser determinantes para algum jogo específico, ou seja, está mais delimitado, ao contrário do FCP.

4- Naturalmente, o Benfica tem vindo a demonstrar uma consistência que, acredito levará à conquista do campeonato, mas cuidado! Não está garantido e não se pode pensar que os que vêm depois, não estão mais motivados do que aquele que *** frente.

Lembro-me do grande Mourinho na sua celebre frase: este ano vamos tentar mas para o ano somos campeões de certeza!! Oxalá o Jorge Jesus tivesse a coragem de dizer que este ano vamos ser campeões e que não tem medo de nenhuma equipa!

Nicolau Teixeira // quinta-feira, 23 de Fevereiro de 2012 21:29

Caro JA,

É verdade que o SLB não teve a oferta de um centro de estágios.... Mas teve um presidente da câmara que pagou uma pequena fortuna por uns terrenos que eram do Benfica... Como é fácil de perceber, ninguém fica a ganhar ou a perder... Ou pensa que os santos existem? Mais uma vez, gosta muito de mandar o bitaite em relação ao FCP, esquecendo-se que no seu clube as coisas são iguais ou piores... Mas isso já vem sendo normal em si...

Quanto ao Dragon Force... Honestamente não faço ideia do que ali vai e nem sequer me importa... O que me preocupa é a equipa principal... O FCP à bem poucos anos não conseguia dar luta nas camadas jovens, mas recentemente foi campeão de iniciados, juvenis e juniores sempre com os mesmos jogadores, isto é, os jogadores que foram "subindo" de escalão... Claro que isto não vale muito, mas alguma coisa deve valer...

Com as equipas B a surgirem (espero eu) no ano próximo, o FCP e os restantes clubes têm a possibilidade de colocar os jogadores que normalmente seriam emprestados... Não sei quem está melhor ou pior... Só com o decorrer da época é que se poderá perceber quem utiliza melhor este novo "espaço" competitivo... A ver vamos...

cmpts

Jose Armando // quinta-feira, 23 de Fevereiro de 2012 22:00

O caro "Copi" parece benfiquista, por respeito a isso não direi o que diria noutras circunstâncias. Mourinho, pode ter todas as competências que lhe atribuem, o facto é que não passa de um mercenário, competente, decerto Na noite em que rescindiu com o Benfica, em 2000, estava a assinar pelo Sporting. Quando assinou com o Porto, tinha estado a discutir com o Benfica, no mesmo dia. Tenho muita consideração por pulgas e percevejos, o que não me impedi de fazer o óbvio…

Jose Armando // quinta-feira, 23 de Fevereiro de 2012 22:12

Caro NT, como o compreendo, nem todos podemos ser do Benfica, seria uma grande chatice. O que será dos seus afetos, quando as coisas deixarem de correr bem? Onde irá desaguar? Lembre-se, não fui eu quem afirmou que só me interessava a equipa principal?Está a ver? Preocupo-me, muito, com o resto, isto é, onde tudo começa: a Formação. O Porto jogou com três portugueses em Manchester e concedendo o benefício da dúvida a Moutinho, Rolando e Varela seriam bons para a Division One inglesa.

Nicolau Teixeira // quinta-feira, 23 de Fevereiro de 2012 22:29

O mal do JA é que é tudo menos humilde... Pensa que o SLB é o maior do mundo e nem sequer se dá ao trabalho de verificar qual é o clube que tem dado cartas em Portugal e na Europa neste novo século...

O FCP nunca viveu com a formação... O que o clube sempre conseguiu, foi "produzir" grandes defesas centrais... Uns vindos da formação e outros não.... Cada clube "vive" com as opções e as realidades que entender... Se o Benfica acha que vai sobreviver com a formação, não entendo porque é que cintrata tantos estrangeiros...

Os 3 jogadores que referiu foram titulares indiscutíveis na época do ano passado do FCP... Caso não se lembre, na época passada o SLB foi completamente atropelado pelo FCP... Tanto no Dragão como na Luz... Se calhar deveria ter isso em mente, quando quiser mandar bicadas ao FCP...

Este ano e com a equipa do FCP claramente em sub-rendimento, em comparação como seu super Benfica, o campeonato ainda não está decidido e o FCP se não tivesse sido um pouco empurrado para baixo em Barcelos, talvez estivesse em 1º lugar... Por isso, antes de se por em bicos de pé com o SLB, não se esqueça que os outros também cá estão e não andam a dormir... Longe disso... Quem ganha o que o FCP ganha, merece respeito...

Quanto à formação, fico à espera para ver qual vai ser o 1º jogador vindo da formação a ser titular indiscutível da equipa do Benfica... Até hoje, ZERO....

Ser do Benfica é uma chatice para pessoas como o senhor, que ainda pensam que vivem no tempo do eusébio.. Mas enfim... Cada um vive as ilusões que entender...

cmpts

Copi // quinta-feira, 23 de Fevereiro de 2012 22:33

Jose, nota-se assim tanto que sou benfiquista??? :)

De facto Mourinho tem muitas caras e carácter mas não lhe podemos tirar o mérito de um português com muito sucesso e reputação. A curta passagem pelo Benfica apenas se deveu à falta de visão do então presidente Vilarinho (se não estou em erro) que viu no Tony um melhor treinador do que o Mourinho. Certamente que se deve estar a roer pelo erro cometido mas paciência. Sou daqueles que não sabe se Mourinho faria no Benfica aquilo que fez no Porto pois até temos muitos exemplos de jogadores que no Benfica não deram nada e no Porto eram jogadores de selecção. Também devo dizer que não vivo de memórias e que confio no sucesso de Jorge Jesus porque enquanto treinador, demonstra a mística benfiquista que tanto gosto de ver encarnada, quer nos treinadores quer nos jogadores. Jesus tem tudo para ser campeão mas às vezes parece-me também que lhe falta fé no seu trabalho e na sua equipa.

Jose Armando // quinta-feira, 23 de Fevereiro de 2012 23:05

As minhas desculpas, caro "Copi", imperdoável? Não tenho nada contra Mourinho, nem a favor nem contra, quero que ele se lixe, a minha portugalidade não depende da conta bancária nem do umbigo do homem, sou demasiado consciente de mim para confundir bolotas com castanhas, só o porco alentejano não nota a diferença…

E, só os parvos, as anémonas benfiquistas falam de mística, católicos mais ou menos amestrados, o que diferencia o Benfica dos outros clubes é a cultura e a atual equipa, sem nacionais, é muito culta quanto ao benfiquismo, são todos, mesmo que o profissionalismo os leve para outros lados, nenhum deles vai esquecer o Benfica. Sálvio suspira por regressar ao lugar onde foi feliz, anseio por poder vê-lo, de novo e de vermelho. Não é o único, os afetos contam, muito. O que fez a glória do Benfica foi o facto de todos lá quererem jogar, não dava para todos, só os de exceção, estamos de regresso a esse tempo.

Jose Armando // quinta-feira, 23 de Fevereiro de 2012 23:20

Caro "copi" Vilarinho já se penitenciou de não ter cedido ao chantagista. .

Cesar_Santos // quinta-feira, 23 de Fevereiro de 2012 23:32

O caro Armando tem toda a razão no que respeita à mística benfiquista e ao desejo dos jogadores em estar no Benfica ou em voltar ao Benfica, como é o caso de Salvio. E para o comprovar basta lembrar Fábio Coentrão. O *** das caxinas foi "empurrado" por LFV para o Madrid, sendo até necessário que Eusébio fosse ao Aeroporto para convencer o lateral-esquerdo a vestir de branco em Madrid.

Por amor da Santa. Nem o caro Armando acredita na tremenda balela que acabou de escrever.

Jorge Reis // sexta-feira, 24 de Fevereiro de 2012 0:10

João Rosado e Luis Freitas Lobo, dupla de ignorantes....

Koniglowe // sexta-feira, 24 de Fevereiro de 2012 11:49

Ontem enquanto fazia zapping ouvi esta pérola de Manuel Queirós na TVI:  

"O City está ao nível dum Real ou Barcelona."

Esperam lá... querem ver que o Real e o Barcelona também estão na liga europa e eu não sei?

Comentadores de trazer por casa.

Depois porque o Porto foi despachado com 6 x 1 já estão a falar que quase seria melhor o Sporting nem jogar porque vai ser humilhado. Eu gostava só de relembrar que estamos a falar de futebol e não de basquetebol!!

Duas vitórias ontem muito bom para o ranking português, pena o Braga não poder ter seguido em frente.

Vi o  jogo do Sporting e foi muito mau. Parecia um jogo dos distritais aqui da terra, com pontapé para a frente e fé em deus. Ainda assim os polacos corriam muito mais e mostraram muito mais vontade em ganhar, aliás entraram logo a pressionar desde o primeiro minuto simplesmente não sabiam muito da coisa.

Depois três lesões num quarto de hora é muito estranho.

david almeida // sexta-feira, 24 de Fevereiro de 2012 13:34

Bom dia,

La vem mais um adepto do clube Anti-Sporting, o Koniqualquercoisa, dizer besteiras. Ainda andam aziados, alguns passarinhos, depois de duas derrotas seguidas e ate' que volte mais uma vitoria e voltem a ser os maiores, la' veem eles a' procura de consolo no vizinho do lado. Infelizmente para eles, o Sporting la ganhou, bem ou mal, ganhou e isso doi-lhes taanto.

Curaivos tristes.

david almeida // sexta-feira, 24 de Fevereiro de 2012 14:12

Quem diz que este MC nao esta ao nivel dum RM ou Barcelona nao percebe nada de futebol. O jogo FCP-MC "era" um jogo de Champions. So quem queira denegrir a qualidade de qualquer uma das equipas pode dizer o contrario. Se calhar o MU que joga na Liga Europa tambem e' fraquinho? E' so' esperteza saloia espalhada aqui pelos blogs. Na volta ainda vao dizer que o MC esta ao nivel to Apoel...ah nao esses tambem sao melhores! Santa paciencia.

Depois querer ver nas saidas de Izmailov, Carrillo e Rodriguez algo de "muito estranho", so mesmo vindo de um cerebor do tamanho de uma ervilha.

Izmailov esteve mais de um ano sem competir, com varias intervençoes cirurgicas pelo meio. O homem fez agora numa semana trez jogos a titular, e' natural que sinta isso nas pernas; chama-se fadiga muscular. O mesmo teve Carrilo, o vai e vem de Alvalade; joga sempre a titular e se nao for o que corre mais por jogo, tanto a defender como a atacar, deve estar nos primeiros que o fazem. Rodriguez, e' sabido os problemas que tem e a gestao que tem que ser feita do mesmo.

Mas pronto, la veem eles, os tristes, a' procuar de consolo aqui no blog. E' assim que eles deitam as suas frustaçoes ca para fora. O que vale e'que no futuro, vao ser todas abafadas, as equipas que se cruzem a' frente do maior clube do mundo...

Jose Armando // sexta-feira, 24 de Fevereiro de 2012 14:56

Caro César: puxar pelo lustro próprio, faz parte da coisa. Contudo, quase sempre que refiro os afetos, nunca ignoro os interesses profissionais, desportivos e financeiros dos jogadores, nem dos clubes. No exemplo que refere, o Fábio, nada mudou na minha relação afetiva, também gostaria de jogar no Madrid, Barcelona e muito mais no MU, outra das minhas paixões. Acredito que, não fora o pequeno pormenor do dinheiro, o Benfica tem tudo para ser um top europeu. Tem história, cultura e adeptos. Andou muitos anos perdido, parece estar a reencontrar-se.

O engraçado é que todos parecem desejar o enfraquecimento do Benfica, parece um desígnio, não do país, mas de um poder que não existiria sem o Benfica, lembre-se “tudo depende do” e sem um Benfica forte, mesmo perdedor, claro, o nosso futebol estaria ao nível da Roménia ou Bulgária, que já foram futebolisticamente fortes. É a lusitana tendência para o suicídio pela inveja. Pessoalmente, lamentaria que o FC do Porto voltasse à sua pequena dimensão de clube de província, receio que seja inevitável, dado o carácter genético. Creio que mesmo os portistas reconhecem a inevitabilidade, daí o afã com que perseguem o Benfica, tornado, pelos próprios, no fulcro da sua razão de existir. “Tudo depende do Benfica”.

Estive para me dar ao trabalho de analisar, com cuidado e construtivamente, o momento que vive o FC do Porto. Não o farei e afirmarei apenas que a explicação para o presente se encontra mais atrás, tornou-se nítido no último ano, como campeão, de Jesualdo Ferreira. O antigo PC, um “animal” do dirigismo desportivo, não teria hesitado e encontraria uma airosa para a substituição e ele tinha na mão o treinador que queria, estava então no Braga e hoje no Benfica. PC hesitou, talvez porque nunca acreditou que o Benfica viesse a contratar o “seu” treinador e na atualidade, apesar de das legítimas expectativas de revalidar o título, o seu rival parece com capacidade para a discussão, talvez já não seja o clube que ganhava uma liga dez em dez anos.

Não duvido que a perda do “seu” treinador abalou PC e a contratação AVB, como solução de recurso, foi um fantástico tiro no escuro, deixando de lado a explicação do fenómeno. Este ano foi outra vez surpreendido e tentou, de novo, outro fantástico tiro no escuro, desta vez até com alguma sensatez, por razões óbvias.

O FC do Porto, dentro dos seus limites, continua a ser competitivo, pelo menos a nível interno. O problema, grave, do portismo é não perceber que o ano anterior foi a exceção, uma excelência muito acidental. A equipa, é a mesma, foi reforçada, mesmo tendo perdido o seu melhor jogador e culpar o treinador é olhar para o umbigo, não querer ver que o “inimigo” pode ter mudado, que a organização deste possa ter ultrapassado a mítica organização portista, velha, gasta e obsoleta. Subestimar a capacidade do “orelhas” pode sair cara. O passado de LFV mostra que o homem nasceu para vencer, o que quer que isto signifique.

Cesar_Santos // sexta-feira, 24 de Fevereiro de 2012 18:05

Para além do despotismo habitual na forma como escreve sobre o FCPorto, e deixando de lado a sua pouco importante opinião sobre a organização azul-e-branca, o caro Armando toca num ponto que me parece deveras interessante, que é o treinador do Benfica.

Há quase três anos atrás, o FCPorto sagrava-se tetracampeão nacional e Jesualdo Ferreira conseguia o seu terceiro título. Pinto da Costa pensou, e hesitou muito, porque sabia que Jesualdo não era, propriamente, um treinador à Porto, mas reconhecia-lhe qualidade e competência, avançando então para a renovação do treinador, deixando para a posteridade a contratação de Jorge Jesus que seria o treinador mais bem colocado para a sucessão do banco no Dragão. Como se sabe Jorge Jesus acabou no Benfica e sagrou-se Campeão Nacional. Mais do que isso, trouxe ao Benfica um empolgamento como há muito não se via e trouxe qualidade de jogo ao futebol encarnado. Neste terceiro ano, Jesus pode chegar ao seu segundo título em 3 anos. No Benfica, isso seria extraordinário. E o que se acontece depois? É Jesus é daquele tipo de treinadores que parece querer algo mais que o Campeonato Português. O que é que vai acontecer quando o homem da pastilha elástica for pregar para outra frequesia?

No FCPorto já toda a gente viu que não é por ir embora um treinador que marca a história que o clube deixa de ganhar títulos. O caro Armando tem assim tanta certeza que isso vai acontecer no Benfica? Acredita mesmo na organização benfiquista?

P.S.: Só uma nota sobre a primeira frase do seu último parágrafo. Eu se fosse Benfiquista, sem qualquer tipo de ofensa, metia-me num buraco no que respeita a competitividade. Especialmente quando comparada com a do FCPorto. Sobretudo, a nível externo. Uma coisa é ser-se uma anedota por força das circunstâncias, outra bem diferente, é sê-lo por pura falta de inteligência e de vergonha.

Jose Armando // sexta-feira, 24 de Fevereiro de 2012 19:18

Caro César,

Concordará que se reduzo um pouco o tamanho do FCP, não aumentei muito ao SLB, raramente avanço com certezas e muito menos com proclamações mais ou menos ruidosas, normalmente não ultrapasso a possibilidade, o parece, exceto em questões que conheço relativamente bem, como a Formação e o departamento médico, termo muito redutor para a complexidade instalada no Seixal e na Luz. Rui Costa não veio acabar a carreira no clube, regressou quando pôde e pagou para vir e com ele trouxe a modernidade e rigor profissional do mais organizado clube do mundo. Detalhes, claro.

Na despretensiosa análise não falei de uma questão fundamental para um projeto sobrevivente no futebol: o modelo de jogo e o Porto joga da mesma maneira há mais de 30 anos e o insípido 4x3x3 mais que esgotado, coisa que a mais perfeita escola do conceito, o Barcelona já percebeu e está a tentar fazer a evolução do mesmo, uma das razões que explicam a sua irregularidade atual.

Depois, sim, o que verdadeiramente é importante: o portismo, em termos genéricos, tanto na estrutura como no exterior, não aceita críticas, não as admite porque a fazê-lo teriam que considerar a possibilidade – repito: possibilidade…- de poder estar em curso um rombo no conto de fadas da hegemonia portista. Outra das minhas paixões é a História, todas as hegemonias acabaram pelas mesmas razões, quando deixaram de se reformular e adaptar-se à mudança, revitalizando-se no processo. A dúvida é saber se o Benfica terá a capacidade de aproveitar as oportunidades. E mais valerá o Benfica fechar as portas se não tiver a competência necessária. Acredito que o clube já passou a sua fase suicidária, reinventando-se. Finalmente, deixe que lhe diga: não é o FCP o grande adversário no médio prazo, esse é dimensão económica do país, pequeno e pobrezinho…Sorte a do FCP que não tem problemas desses e pode gastar cerca de 30 M em dois defesas, quando precisava de um ponta de lança, é coisa de ricos e bastará comparar os totais de comissões pagas nos dois clubes para perceber as distintas realidades económicas, já para não referir os orçamentos.

Fala-se muito de “pressão”, um conceito divertido e sobre quem está sobre o peso da coisa. Pressão será justificar porque com um orçamento que quase dobra o do rival, o Porto depende, tão desesperadamente, da vitória na Liga. Percebe, mesmo, a importância da coisa? Ou, em tempo oportuno, explicar o valor da transferência de Hulk, considerando que o clube já investiu no Incrível mais de 30 M. Detalhes, repito. Depois é só ligar as pontas.

Cesar_Santos // sexta-feira, 24 de Fevereiro de 2012 20:44

Caro Armando,

O caro deu-me uma resposta muito apreciada no mundo no futebol pelos defesas, que é chutar para canto. Tudo aquilo que o caro escreveu não é novidade. É aquilo que pensa sobre o FCPorto enquanto clube e enquanto instituição. Nada contra. Se bem que, muitas vezes, quase sempre, aquilo que pensamos ou idealizamos não é aquilo que acontece na realidade.

O único aspecto verdadeiramente importante é que o caro continua a pensar e definir o portismo como o fazia há 20 ou 30 anos. E isso é um erro. Grave. Oxalá, os dirigentes encarnados não pensem da mesma forma. A bem do seu clube.

Jose Armando // sexta-feira, 24 de Fevereiro de 2012 21:23

Caro César, 20 ou 30 anos atrás, estava em outra, dispenso-me de explicar, estava na fase das borbulhas, embora nunca tivesse as ditas. Noto que aos "detalhes" respondeu nada, porque será? Apesar de agradáveis, estes episódios, a troca de ideias (?) são irrelevantes, não dependem de nós, simples adeptos, consumidores que somos. Para mim não passam de pretextos para exercitar a mente.

Comente este artigo
pub
arquivo de emissões

pub
vídeos liga
    futebol em directo
    tags