sobre o autor
Jornalista desde 1986. Na TSF desde 1991. No Mais Cedo ou Mais Tarde desde 2006. Nasci em Lisboa mas vivo e sou de Vila do Conde. Dou aulas de jornalismo e crio bonsais.

contacte-nos

Mais cedo ou mais tarde, as suas ideias podem dar um programa de rádioSugira alguém que pode vir a ser entrevistado (ou sugira-se a si próprio); respondemos sempre, quer aceitemos ou não a sua sugestão (e nesse caso explicamos porquê).

maiscedo@tsf.pt

pesquisa

Quinta temporada no ar desde 20 de Setembro de 2010. Porque continua a haver outras pessoas e outras ideias que podem ser notícia. E são, de segunda a sexta na TSF, entre as 15h e as 16h

Fevereiro 2008 - Posts

29 de Fevereiro de 2008

Hoje podia ser notícia os 20 anos da TSF. E é. Por isso voltamos, mais cedo ou mais tarde, na segunda-feira, com mais propostas que... vão ser notícia!

Publicado por jpmeneses em 28.02.2008

28 de Fevereiro de 2008

14h - 15h: O programa OutSystems Platform 4.1, da empresa tecnológica portuguesa OutSystems, foi seleccionado como um dos seis finalistas dos Jolt Awards, na categoria de Enterprise Tools. Estes são os prémios mais importantes das Tecnologias da Infomação e distinguem os produtos mais avançados, inovadores e com maior capacidade de transformção no mercado.
A empresa portuguesa irá competir com alguns dos nomes mais importantes da indústria mundial de "software".
Nesta hora vamos conversar com Paulo Rosado , fundador e CEO da OutSystems. Vamos tentar perceber o que distingue esta empresa, que já foi foi seleccionada pela Fortune Magazine como uma das "6 startups to watch for".

15h - 16h: O dia de amanhã - 29 de Fevereiro - faz com este seja um ano Bissexto. Porque motivo, de quatro em quatro anos, temos mais um dia no calendário? E quem nasce neste dia, como comemora o aniversário? ( A TSF, por exemplo, "nasceu" no dia 29 de Fevereiro). E Fevereiro já é, só por si, um mês diferente.
Fernando Correia de Oliveira, investigador do tempo (com várias obras publicadas sobre relojoaria e o tempo), vai contar-nos algumas histórias relacionadas com o ano bissexto e explicar porque tem que existir o dia 29 de Fevereiro.

16h - 16:30h: A Feira das Tasquinhas é por excelência uma forma de reencontro com o passado. Um reencontro que nos refresca a memória e nos lembra que afinal as pizzas e os hamburgers não nasceram neste pedacinho de Europa à beira-mar plantado. Aqui estão representadas as 14 Freguesias do Concelho... Recriaram-se espaços, pratos e saberes guardados nas memórias das avós. A Feira das Tasquinhas de Rio Maior começa amanhã e prolonga-se até ao dia 9 de Março (no Pavilhão Multiusos de Rio Maior).
Cristina Vicente, do sector de turismo da Câmara Municipal de Rio Maior (que organiza esta feira), vai dizer-nos o que podemos provar na Feira das Tasquinhas.

Publicado por rutefonseca em 27.02.2008

27 de Fevereiro de 2008

14h - 15h: ?Acredito que existem vários interruptores no cérebro que podem ser pressionados para que a venda seja mais bem feita?. A citação é de David Lewis, neuropsicólogo, considerado um dos «pais» do neuromarketing ( amanhã vai estar em Portugal - na Exponor,em Matosinhos).
Nélson Lima, neuropsicólogo do Centro de Estudos de Neuroeconomia do Instituto de Inteligência de Portugal, tem um blogue no qual aborda o tema do neuromarketing e vai ajudar-nos a perceber que ciência é esta. Terá o neuromarketing futuro? Penso que sim. ?Os indivíduos são testados e observados em laboratório diante de produtos, marcas e mensagens publicitárias que pretendam chegar ao mercado com garantias de êxito nas vendas.?

15h - 16h: Já ouviu falar do escritor *** Haskins? É autor de dezenas de romances policiais, traduzidos em mais de 20 países (Estados Unidos, Nova Zelândia, África do Sul... são alguns exemplos). Algumas das suas obras foram adaptadas ao cinema e à televisão e já vendeu quase 4 milhões de livros em todo o mundo. Sabia que *** Haskins é o pseudónimo de António Andrade Albuquerque? E que este é considerado um dos mais internacionais escritores portugueses?
A repórter Bárbara Guevara foi até Peniche, onde vive *** Haskins e conversou com este escritor que é conhecido no estrangeiro, mas pouco falado em Portugal. Aqui, a lista de alguns dos livros de *** Haskins.

16h - 16:30h: João Pedro Rodrigues é licenciado em artes plásticas e no mesmo espaço dá aulas de pintura, desenho, escultura e... aulas de culinária! Para ser mais específica - aulas de culinária criativa. A partir de uma pintura desafia os alunos a trabalhar ingredientes. O objectivo deste workshop será de desenvolver uma postura criativa e inventiva, no que concerne à confecção de pratos frios, semi-frios ou molhos. Misturar ingredientes não usuais, encontrar suportes variados para a apresentação final destes alimentos. Criando um constante paralelo com as artes plásticas no que diz respeito a composição, equilíbrio visual e gustativo.

Publicado por rutefonseca em 26.02.2008

26 de Fevereiro de 2008

14h - 15h: Num cenário de catástrofe ( flagelo natural, acidental ou terrorista) como realizar uma autópsia, como determinar a causa da morte ou identificar as vítimas? Estes são alguns dos temas que irão ser abordados no curso CSI em Catástrofes, da Universidade Fernando Pessoa (no Porto).
O Curso Sintéctico de Investigação Criminal em Catástrofes tem também como objectivo proporcionar conhecimentos gerais relativos à legislação, planificação e métodos de actuação, assim como ao uso eficaz de recursos humanos e materiais. Maria Fátima Pinheiro, coordenadora do curso e professora da Faculdade de Ciencias da Saúde da UFP, é nossa convidada.
O CSI em Catástrofes é direccionado para o público em geral, a primeira edição deste curso começa no dia 4 de Março.

15h - 16h: O anarquismo é um dos temas em debate na 7ª Conferência Europeia da História das Ciências Sociais , que começa amanhã (e prolonga-se até sábado) na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.
António Ventura, professor catedrático do Departamento de História da Faculdade de Letras de Lisboa e director do Centro de História da Universidade de Lisboa, vai ajudar-nos a compreender o que é o anarquismo hoje em dia, se este é um conceito que ainda faz sentido, quais as alterações que o anarquismo sofreu ao longo dos anos...

16h - 16:30h - Tertúlias vinícolas, visitas a adegas, cursos de vinho ou visitas às regiões demarcadas são algumas das muitas actividades que o site Carpe Vinum organiza.
Venha partilhar connosco a tríade dos sentidos, o prazer dos aromas e os sabores do Vinho.
Rita Godinho
, criadora deste site, vai explicar-nos como surgiu a ideia de criar este espaço e quais as próximas iniciativas.
No dia 1 de Março realizam um curso de Inciação à Prova de Vinhos (dia 15 realiza-se em Lisboa); no dia 27 de Março vai realizar-se o workshop Aprender o Vinho Harmonias e no dia 30 de Março a cidade do Porto recebe um curso de Iniciação à Prova de Vinhos.

Publicado por rutefonseca em 25.02.2008

25 de Fevereiro de 2008

14h-15h: «Independentemente dos jornais, encontramos sempre o mesmo tipo de comentadores [em Portugal]. As mesmas pessoas vão-se prolongando. É um espaço muito fechado», diz Rita Figueiras, no seu livro livro O Comentário Político e a Política do Comentário. Rita Figueiras, doutorada em ciências da comunicação pela Universidade Católica, vai estar em estudio para partilhar conclusões e ideias sobre a realidade dos comentadores e dos comentadores-políticos, uma especialidade portuguesa.

15h-16h: A Euro RSCG Worldwide é a quinta maior agência global na área do marketing e da publicidade e possui 233 escritórios em todo o globo. O seu presidente português, Ricardo Monteiro, é também o responsável pela operação da multinacional na América Latina e no Brasil. Foi com essas responsabilidades que Ricardo Monteiro foi escolhido como 'personalidade do ano' pela Euro RSCG em todo o mundo. Ricardo Monteiro vai estar em estúdio para nos contar sobre o prémio, mas sobretudo sobre o seu trabalho, responsabilidades e, já agora, sobre a publicidade.

16h-16h30: Vamos apanhar e comer laranjas, a partir de um passeio na serra do Soajo, no Parque Natural da Peneda-Gerês. Mas não são umas laranjas quaisquer, mas, antes, a laranja de Ermelo (Arcos de Valdevez), um dos poucos produtos portugueses inscritos no movimento «slow food». O que é que a laranja de Ermelo tem de especial? isso é o que vamos saber com Jorge Miranda, da Associação Regional de Desenvolvimento do Alto Lima, que está ligada à organização do passeio marcado para 9 de Março.

Publicado por jpmeneses em 22.02.2008

22 de Fevereiro de 2008

14h - 15h: Amanhã faz 21 anos que morreu Zeca Afonso.
Cantor e compositor de músicas como "Grândola, Vila Morena", o nome de José Afonso ficou associado à música de intervenção, através da qual crtiticava o Estado Novo e o regime de ditadura vigente em Portugal entre 1933 e 1974.
Para preservar e divulgar as memórias de Zeca Afonso foi criada a Associação José Afonso, uma associação cultural formada em torno da memória e do exemplo de José Afonso "enquanto artista-militante, expoente de cultura aberta e universalizante, combatente de todas as causas verdadeiramente solidárias, como Homem.
É nosso convidado nesta hora Alípio Freitas, presidente da Associação, com quem vamos falar sobre a vida e obra de Zeca Afonso.

15h - 16h: Há seis anos Ingrid Betancourt era sequestrada na Colômbia enquanto fazia campanha para as eleições presidenciais. Desde então (e apesar dos apelos lançados por dirigentes de vários países) pouco ou nada se soube sobre a ex-candidata.
As notícias que chegam da Colômbia têm quase sempre uma carga negativa, mas pouco conhecemos da realidade do país.
O Embaixador português na Colômbia, Augusto Saraiva Peixoto, vai ajudar-nos a compreender e a conhecer a vida social e política da Colômbia, assim como a comunidade portuguesa que aqui vive e quais as potencialidades que existem em termos de investimento.

16h - 16:30h: Porque não começar o fim-de-semana com uma visita a um Mercado Biológico? Aqui encontrará hortaliças, frutas, vinhos, cereais, azeite, pão, café, compotas... produzidos em Agricultura Biológica. Aproveite o passeio e forneça à sua família produtos de qualidade, sem pesticidas e sem adubos químicos de síntese, saudáveis para si e para o ambiente!
Todos os sábados a Agrobio (Associação Portuguesa de Agricultura Biológica) organiza mercados bio em Lisboa, Oeiras e Matosinhos. A repórter Rute Fonseca deslocou-se ao Mercado mais a norte, visitou o de Matosinhos (no Jardim Basílio Teles, junto à Câmara Municipal) e diz-nos o que pode comprar aqui e o que distingue estes produtos.

Publicado por rutefonseca em 21.02.2008

21 de Fevereiro de 2008

14h - 15h: A Biodanza - Sistema Rolando Toro é um sistema de integração afectiva, renovação orgânica e re-aprendizagem das funções originárias de vida, baseada em vivências induzidas pela música, pelo movimento, pela emoção, pelo canto e por situações de encontro em grupo, que promovem a integração do ser humano.
A Biodanza pode ser praticada por qualquer um e não requer preparação prévia. Aqui pode ver em que consistem as sessões de biodanza.
Nuno Pinto , professor da Escola de Biodanza de Portugal (onde se formou) e responsável por este movimento no nosso país, vai explicar-nos o que é a Biodanza, que métodos segue, com que objectivos e quais as origens.

15h - 16h: Alguma vez pensou quanto vale (em dinheiro) a vida de uma pessoa? Pedro Pita Barros fez as contas e concluiu que a vida de um homem vale 8,22 milhões de Euros.
Este economista da Saúde analisou váriáveis como: a idade, a qualidade de vida, o grau de mobilidade e o tempo (o tempo perdido por cada pessoa).
Pedro Pita Barros é professor de Economia na Faculdade de Economia, da Universidade Nova de Lisboa, autor de vários estudos e trabalhos sobre Economia da Saúde. Como chegou ao valor de 8,22 milhões de euros, como foi conduzido o estudo para determinar o preço de uma vida - são alguns dos temas que vão ser abordados na conversa com Pedro Pita Barros.

16h - 16:30h: "Algumas notas para a história da alimentação em Portugal" é o título de um livro do endocrinologista José Pedro de Lima-Reis, que conta a evolução que a alimentação sofreu em Portugal ao longo dos séculos. O livro editado pela Campos e Letras é uma viagem a um tempo tão básico e a outro tão cheio de significado e alcance que é o acto de comer. São os alimentos a que os nossos antepassados tiveram acesso, bem como os variados modos de os combinar, cozinhar e repartir ao longo dos dias, entre os séculos X a. C. e XVII d. C., que nos são apresentados.
José Pedro de Lima-Reis é nosso convidado.

Publicado por rutefonseca em 20.02.2008

20 de Fevereiro de 2008

14h - 15h: Produzir biodiesel a partir de algas será em breve uma realidade em Portugal. Para que isto seja possível há já uma empresa de bioengenharia, a AlgaFuel, que fornece tecnologia para a produção industrial desta matéria-prima .
Um grupo de empresários portugueses vai investir 80 milhões de euros na construção de uma biorefinaria em Sines, onde será desenvolvida uma experiência-piloto de produção de biodiesel a partir de microalgas.
Nuno Coelho, presidente exceutivo da AlgaFuel, é nosso convidado. Nuno Coelho vai explicar-nos como é possível produzir biodiesel a partir de algas, porquê microalgas, quais as vantagens...

15h - 16h: O que fará da "Abreu Advogados" a melhor empresa portuguesa para trabalhar no nosso país e a quarta no ranking dos 37 melhores locais para trabalhar em Portugal?
No ranking que anualmente é elaborado pela revista "Exame" em parceria com a Heidrick & Struggles a "Abreu Advogados" surge em quarto, retirou o lugar ao Millenium BCP que em relação ao ano passado caiu para 13º lugar.
Carmo Sousa Machado, administradora da Sociedade de Advogados (responsável pelos recursos humanos da empresa), vai dizer.nos como é trabalhar aqui, como se justifica esta distinção, que apostas são feitas.


16h - 16:30h: Aprender a utilizar ingredientes não utilizados na comida tradicional portuguesa, como o tofu, seitã, grãos integrais, tamari, miso, algas, etc; aprender como substituir os alimentos prejudiciais à saúde por alimentos benéficos; não gastar muito tempo na cozinha, cozinhar com qualidade, mas com simplicidade e rapidez - são alguns dos objectivos do Curso de Culinária Alimentação Natural, organizado pelos Espaços Divinos.
O curso começa no dia 28 de Fevereiro, os interessados podem inscrever-se até dia 26.
A formadora Susana Rodrigues é nossa convidada.

Publicado por rutefonseca em 19.02.2008

19 de Fevereiro de 2008

14h ? 15h: Nesta hora vamos falar sobre Jesuítas (o passado e o presente), quais os princípios desta Ordem que levou o Papa Bento XVI a pedir para que os jesuítas reafirmem a "adesão total" à doutrina oficial da Igreja católica.
Há um mês os Jesuítas elegeram um padre espanhol para novo superior-geral da companhia e até Março está a decorrer a reunião magna dos jesuítas.
O historiador José Eduardo Franco , autor de vários livros e vários trabalhos sobre os Jesuítas, é nosso convidado.

15h ? 16h: Joaquim Sá Couto é médico e acredita que é possível tormar mais eficazes e reduzir as despesas dos sistemas de saúde se a produção de serviços for enquadrada na produção por projectos e não na produção em massa.
Este conceito inovador para a gestão da saúde foi publicado no jornal inglês - Journal of Evaluation in Clinical Practice. Neste artigo Joaquim Sá Couto dá o exemplo do caso dos doentes com varizes, o médico demonstra que o resultado que o doente procura deve ser abordado como um projecto, uma vez que cada caso clínico apresenta problemas únicos que requerem soluções singulares, atempadas e dentro de orçamentos previsíveis.
Joaquim Sá Couto é director-geral da Corrida Consulting (empresa de consultoria estratégica na área da Saúde), médico e tem um mestrado em gestão. Nesta hora vamos conhecer melhor as suas ideias para rentabilizar e melhorar os sistemas de saúde.

16h ? 16:30h: Catacuzes, carrasquinhas e espargos vão estar em destaque no Festival Gastronómico ?As Ervas da Baronia?, que está a decorrer desde ontem em Vila Nova da Baronia (Alvito). Quatro restaurantes da freguesia e um da sede do concelho vão servir pratos à base destas ervas. Na ementa encontramos (entre outras iguarias) Feijão com catacuzes e carrasquinhas acompanhado com carapaus fritos, Cozido de grão com carrasquinhas, sopa de catacuzes com bacalhau e ovos ou migas de espargos.
Dina Monteiro, do sector de turismo da Câmara Municipal do Alvito (que organiza esta semana gastronómica), vai explicar-nos o que são catacuzes e carrasquinhas e dizer-nos onde podemos provar estas ervas.
O festival ?As Ervas da Baronia? prolonga-se até domingo.

Publicado por rutefonseca em 18.02.2008

18 de Fevereiro de 2008

14h - 15h: O padre Almiro Mendes acabou de regressar de uma viagem de jipe à Guiné-Bissau seguindo a rota do Dakar. O padre Almiro Mendes foi entregar pessoalmente um jipe, dinheiro para abrir poços de água e pagar os estudos a algumas crianças orfãs, também levou material informático, material escolar e medicamentos.
Tudo isto foi adquirido com receitas conseguidas através da venda do livro "Sinfonia das Palavras (Intímas)", da autoria do páraco de Ramalde. Este livro foi escrito na Guiné durante o ano em que esteve em missão neste país.
O padre Almiro Mendes vai estar na TSF para nos contar como correu a viagem e o que encontrou e viu na Guiné Bissau.

15h - 16H: Há um ano realizava-se em Portugal o primeiro transplante de células estaminais do sangue do cordão umbilical criopreservadas num banco privado português. Esta operação salvou a vida de uma criança de 14 meses, que nasceu sem defesas imunitárias, tinha uma imunodeficiência combinada severa.
Um ano depois fomos ao encontro da mãe do Frederico, que confessa ter hesitado em preservar as células do cordão umbilical dos dois filhos devido ao elevado custo (pagou cerca de 1200 euros na Crioestaminal - a única empresa deste género em Portugal quando nasceu o seu primeiro filho). Entrevistada pela jornalista Rute Fonseca, Isabel Araújo explica como e quando detectou o problema do filho, em que consistiu o transplante, como era e como é o dia-a-dia do Frederico que actualmente tem dois anos. Uma história de sucesso: o Frederico recebeu as células do irmão mais novo que eram 100% compatíveis, uma excepção à regra: só 25% dos familiares são compatíveis.

16h - 16:30h: Hoje vamos conhecer os Melhores Vinhos de Portugal. A distinção foi atribuída pela "Revista de Vinhos", que há uma década dá a conhecer os melhores vinhos nacionais, as personalidades, empresas e instituições que mais se destacaram neste sector.
Um ano inteiro de provas e de visitas a adegas e vinhas, ajudou à selecção e atribuição de prémios aos melhores vinhos do ano. Os prémios foram entregues na passada-sexta-feira, em Santarém.
Luís Ramos Lopes, director da "Revista de Vinhos", vai dizer-nos quem são os vencedores e explicar o porquê destas escolhas.

Publicado por rutefonseca em 15.02.2008

15 de Fevereiro de 2008

14h - 15h: Álvaro Cunha é o primeiro investigador português a ser distinguido pela Sociedade Americana de Mecânica Experimental. Recebeu o prémio D.J. DeMichele 2008, que distingue investigadores que se destacam no apoio e promoção de aspectos científicos e educacionais da Tecnologia da Análise Modal.
Álvaro Cunha é director do Laboratório de Vibrações e Monitorização (ViBest) da Faculdade de Engenharia do Porto (o ViBest esteve envolvido na realização de ensaios dinâmicos de grandes estruturas, nomeadamente da Ponte Vasco da Gama ou do Viaduto de Millau ( em França)).
Na semana passada Álvaro Cunha esteve nos Estados Unidos para receber o Prémio D.J. DeMichele 2008. O investigador vai dizer-nos o que sentiu quando recebeu o prémio, qual a importância de uma distinção como esta. Também vamos conhecer melhor o seu trabalho.

15h - 16h: Um cientista norte-americano decidiu doar células para uma investigação sobre clonagem que a empresa que dirige (a Stemagen) estava a fazer. Samuel Wood retirou células do próprio braço e clonou-se. Esta experiência foi bem sucedida e há cerca de um mês a equipa de cientistas norte-americanos, liderada por Sammuel Wood, anunciou ter conseguido clonar embriões humanos .
Até que ponto é aceitável eticamente a decisão do cientista doar células suas para uma investigação que estava a realizar? Que limites legais existem?
Convidámos Paula Martinho da Silva, presidente do Conselho Nacional de Ética para as Ciências da Vida (CNECV), para nos esclarecer sobre algumas questões relacionadas com a clonagem. Também vamos conhecer qual a posição do CNECV em relação a este tema.

16 - 16:30h: O programa de culinária "Entre Pratos" é o mais visto da RTP 2, já vai na terceira série e em Abril deverá começar a quarta. O cozinheiro Henrique Sá Pessoa, vencedor do prémio Chefe do ano em 2005, é quem deixa os telespectadores com água na boca. Trata-se de um programa semanal, de 25 minutos, em que se divulgam três receitas dentro da narrativa de um episódio reconhecível: um jantar de amigos, uma reunião de família, um jantar romântico, etc. As receitas que passam no "Entre Pratos" já foram editadas num livro.
Pode assistir ao "Entre Pratos" a partir da próxima terça-feira, às 15:30h, na RTP2 (vão repetir a 3ª série).

Publicado por rutefonseca em 14.02.2008

14 de Fevereiro de 2008

14h-15h: Provavelmente já ouviu Aníbal Coutinho na TSF, falando de vinhos. Mas Aníbal Coutinho não é apenas crítico, na TSF, na Evasões e nos livros que escreve. Também faz vinhos e é escanção num restaurante. Mais: Aníbal Coutinho é engenheiro de profissão e canta no Coro Gulbenkian. Um «percurso invulgar», que vamos conhecer com o próprio.

15h-16h: «Ruben Pereira tornou-se o primeiro xadrezista português a conquistar uma medalha individual em grandes competições internacionais, ao sagrar-se vice-campeão mundial na categoria de sub-16, em Antalaya, na Turquia». Ruben Pereira vai estar na TSF para conhecermos as origens do seu xadrez, as suas ambições e as responsabilidades de ser vice-campeão do mundo. «Desde os nove anos de idade que Ruben Pereira tem ganho os campeonatos nacionais na sua categoria, mais recentemente obteve o título de Vice-Campeão Nacional Absoluto de 2007». O Ruben não chegou a tempo do directo e a entrevista foi substituida por uma reportagem de Sónia Santos Silva sobre o projecto de agricultura biológica Horta à Porta, promovido pela Lipor no Grande Porto, e destinado a agricultores amadores. O Ruben Pereira volta à TSF, desta vez a horas, no dia 12 de Março, às 14h. Está combinado.

16h-16h30: Os espargos têm propriedades afrodisíacas, que melhoram o desejo sexual? Há quem diga que sim. E não é apenas pela forma fálica dos espargos, o segredo está na vitamina B3, que tem um princípio vasodilatador dos vasos sanguíneos. Assim, para além de serem um legume bastante completo, rico em ácido fólico, sem calorias nem colesterol, os espargos têm propriedades afrodisíacas que melhoram o desejo sexual. A nutricionista Maria de Jesus Graça vai estar em estudio para recomendar os espargos como alimento (aqui há diversas receitas, é só procurar). (...e porque hoje é dia dos namorados...)

Publicado por jpmeneses em 13.02.2008

13 de Fevereiro

14h - 15h: Quatro investigadoras portuguesas fizeram uma descoberta que se revelou determinante para estudar a capacidade de resistência de determinadas bactérias a tratamentos e antibióticos. As investigadoras do Instituto Gulbenkian da Ciência descobriram que as bactérias têm uma capacidade de adaptação muito superior ao que até agora se admitia, adaptam-se mil vezes mais rapidamente do que se pensava.
Esta investigação foi publicada na revista Science. Esta descoberta também é um contributo importante para as investigações relacionadas com cancro, porque permite compreender o processo de mutação e a rapidez com que ocorre nas células.
Isabel Gordo, coordenadora da equipa de investigadoras, é nossa convidada. Vamos conhecer melhor este estudo sobre a capacidade de adaptação das bactérias e vamos conhecer o trabalho desta investigadora do Instituto Gulbenkian de Ciência.

A partir das 15h a TSF transmite o debate quinzenal no Parlamento.

Publicado por rutefonseca em 12.02.2008

12 de Fevereiro de 2008

14h - 15h: Há um ano, exactamente, esteve neste programa o criacionista Jónatas Machado, naquela que foi uma das entrevistas mais polémicas de sempre. Um ano depois, convidámos quem também tem dúvidas sobre a capacidade do evolucionismo explicar tudo. António Amorim, biólogo e investigador do Ipatimup, escreveu em 2002 o livro «A espécie das origens», em que defende que «A teoria evolucionista de Darwin não explica nada». António Amorim não é criacionista, mas «A espécie das Origens» foi mal recebido em certos sectores, que consideraram por exemplo que «O livro não é anti-evolucionista mas revela uma ignorância chocante dos raciocínios elementares do Darwinismo. (pág. 160)»

15h - 16h: Nesta hora vamos falar sobre Cabinda, a propósito de mais um aniversário do Tratado de Simulambuco (assinado a 1 de Fevereiro de 1885). Este tratado colocou Cabinda sob protectorado português.
Maciel Santos, vice presidente do Centro de Estudos Africanos da Universidade do Porto, vai ajudar-nos a compreender a realidade histórica, social e política deste terrirório. Cabinda já foi conhecido como o Congo Português e desde o 25 de Abril que foi integrada em Angola. Há mais de 30 anos (desde a independência de Angola) que a Frente de Libertação do Enclave de Cabinda reclamava o direito à independência, mas um acordo assinado em 2006 parece ter pacificado o enclave. Ainda assim, a resistência mantém-se activa.

15h - 16h: Dia 14 de Fevereiro comemora-se (além do Dia de São Valentim) o Dia Nacional do Doente Coronário. Hoje vamos falar a alimentação mais indicada para quem sofre do coração.
Luís Martins, presidente da Sociedade Portuguesa de Hipertensão e co-autor de um estudo sobre a quantidade de sal no pão português, é nosso convidado. Que alimentos evitar e quais os mais indicados para quem tem problemas cardiovasculares, como moderar o uso de sal nos alimentos são algumas das questões que irão ser abordadas na conversa com Luís Martins.
As doenças cardiovasculares são a principal causa de morte no nosso País.

Publicado por rutefonseca em 11.02.2008

11 de Fevereiro de 2008

14h - 15h: A Massagem de Som é baseda na sabedoria ancestral da acção curativa através do som.
O método é realizado com Taças de Som Tibetanas que emitem sons e ultra-sons. As vibrações criadas actuam directa e indiractamente no organismo humano, provocando um relaxamento profundo, seguido de uma harmonização energética que desencadeia o processo de cura e bem-estar.
A Massagem de Som é altamente eficaz e de reconhecida capacidade terapêutica em numerosos países europeus.

Aldora Amaral
, massagista de som, praticante budista desde 1996, vai explicar-nos que terapia é esta, para que serve, quais os princípios em que se baseia e para que fins pode ser usada a massagem de som.
Pode ver aqui uma demonstração.

15h - 16h: Quando alguém acredita que está a ser medicado para determinada dor, doença ou mal-estar, é possível que só pela crença de que está a ser tratado se sinta imediatamente melhor - a isto chama-se Efeito Placebo. Por exemplo, um comprimido de Vitamina C pode aliviar a dor de cabeça de quem acredite estar a ingerir um analgésico, sendo um exemplo clássico de que o que cura não é o conteúdo do que ingerimos mas sim a forma.
É nossa convidada Augusta Silveira, professora na Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade Fernando Pessoa, licenciada em medicina dentária e mestre em oncologia. Augusta Silveira é professora (entre outras áreas) de Patologia Médica e diz que o efeito placebo é importante nesta área, que envolve o estudo de fármacos.

16h - 16:30h: A Gordura trans está presente em muitos dos alimentos que consumimos diariamente como: bolachas, bolos embalados, refeições prontas a consumir, alimentos congelados, fast-food, etc. O consumo desta gordura é prejudicial para a saúde, pode provocar um aumento do colesterol e pode provocar doenças cardiovasculares.
O que é a gordura trans, de que forma afecta a saúde, saber se é possível evitá-la e como identificar um produto que tem gordura trans - são algumas das questões que a nutricionista Florbela Mendes vai ajudar-nos a responder. Aqui tem perguntas e respostas.

Publicado por rutefonseca em 08.02.2008

8 de Fevereiro de 2008

14h - 15h: A cientista e investigadora Maria do Carmo Fonseca foi uma das escolhidas (ao lado de Cristiano Ronaldo, José Mourinho e Mariza, entre outros) para promover a imagem de Portugal no estrangeiro (Portugal Europe?s West Coast - é o nome da campanha lançada pelo governo).
Maria do Carmo Fonseca é licenciada em medicina, é coordenadora executiva do Instituto de Medicina Molecular da Universidade de Lisboa e foi distinguida com o Prémio Gulbenkian de Ciência 2007. Vamos conhecer o seu trabalho, conhecer algumas das suas ideias sobre a ciência e perceber qual está a ser o impacto da campanha Portugal Europe's Wes Coast.

15h - 16h: A meningite é uma doença que pode ser mortal ou provocar lesões graves como a surdez ou lesões cerebrais e é altamente contagiosa. Afecta pessoas de qualquer idade, mas é mais comum nas crianças.
No ano passado foram diagnosticados em Portugal 96 casos de meningite nas suas diversas variantes.
Nesta hora vamos conhecer os sintomas, saber qual a importância do diagnóstico e quais os tratamentos que existem (como por exemplo a vacina). Filipa Prata, pediatra especialista em infecciologia e membro da Sociedade Portuguesa de Pediatria, é nossa convidada. Há outras informações aqui.

16h - 16:30h: Está aberta a época da Lampreia.
Em Penafiel arranca este domingo o festival: "Lampreia à mesa - com arroz ou à bordalesa". Uma incitiva que se prolonga até 23 de Março. Em Tomar é de 23 de Fevereiro a 9 de Março, mas também já se come, em Abrantes começa a 22 de Fevereiro. Na Figueira a lampreia já está à venda.
Porque é tempo de lampreia, convidamos o vice-presidente da Confraria do Sável e da Lampreia, Manuel Pinheiro, que nos vai dizer como deve ser preparada e cozinhada e como é (e quanto custa...) uma boa lampreia.

Publicado por rutefonseca em 07.02.2008

7 de Fevereiro de 2008

14h-15h: Maria Conceição Fidalgo de Matos é uma cientista portuguesa na China há três anos. O seu trabalho é desconhecido por cá, apesar de estar ligada ao Instituto Superior Técnico, mas bastante considerado por lá, porque pretende fazer regressar a biodiversidade a locais muito poluídos. Maria Conceição Matos está em Kunming, estudando as alterações em importantes lagos da província de Yunnan, nomeadamente o Lago Dian. O seu trabalho é financiado Fundação para a Ciencia e a Tecnologia. Vamos conhecer o seu percurso, o trabalho na China (e a vida lá) e o que a motiva, tão longe.

15h-16h: Várias vezes se falou em nutricionistas neste programa, mas o que é que faz um dietista? Na página da Associação Portuguesa de Dietistas pode ler-se que estes profissionais procuram a «aplicação das ciências da nutrição no tratamento de doenças e na promoção da saúde, a nível individual e colectivo». Graça Raimundo, presidente da Associação, vai estar em estúdio para nos falar do enquadramento profissional dos dietistas, da sua formação e utilidade. E, já agora, das diferenças com os nutricionistas.

16h-16h30: Está à porta o ano novo chinês. E para uma completa integração, vamos às compras ao Exotic Asia Market, um local onde se pode comprar as especialidades que marcam a cozinha da China, da Tailândia ou do Japão - só para citar os locais mais previsíveis. A repórter Bárbara Guevara foi a Sacavém, às compras, mas ouviu falar também de outras iniciativas promovidas neste Exotic Asia Market: além dos produtos alimentares, há «utensílios de cozinha e até cursos de culinária»

Publicado por jpmeneses em 06.02.2008

6 de Fevereiro de 2008

14h - 15h: Perceber até que ponto a família, o casal e nós próprios influenciamos a nossa satisfação sexual é o objectivo de um estudo sobre sexualidade, que a psicólogoa Patrícia Pascoal está a realizar.
Este estudo faz parte do projecto de doutoramento em Psicologia Clínica na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação, da Universidade de Lisboa.
Patrícia Pascoal é psicóloga clínica, terapeuta sexual, ex-presidente da Linha SOS Dificuldades Sexuais e na blogosfera é a autora do A Perfect Sonnet.
Nesta hora vamos conhecer o porquê da escolha desta tema, quais os objectivos, as preocupações de base deste estudo sobre o Contributo de Variáveis da Família, do Casal e do Indivíduo para a Satisfação Sexual.
Se quiser pode participar (anonimamente) neste estudo através de um questionário colocado na internet.

15h - 16h: O município de Coimbra tem um dos Provedores do Ambiente mais conhecidos do país. Salvador Massano Cardoso tem lutado contra a co-incineração, já responsabilizou a autarquia (que o nomeou) por problemas que não resolveu, tem apresentado inúmeros problemas que afectam o ambiente e a qualidade de vida dos coninbrisenses.
O Provedor do Ambiente e da Qualidade de Vida Urbana de Coimbra tem por objectivo a defesa, através de meios informais, dos direitos dos munícipes a um ambiente biofísico humano, sadio e equilibrado.
Salvador Massano Cardoso é professor na Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, especialista em Epidemiologia e Medicina Preventiva. O Provedor do Ambiente de Coimbra vai explicar-nos quais as seus poderes, as principais preocupações, vamos conhecer o seu trabalho.

16h - 16:30h: Hoje sugerimos-lhe um workshop de cozinha libanesa. O chef Nuno Queiróz Ribeiro vai dar a conher os aromas sabores do hummous, kefte (uma espécie de almôndega)... também vai dar a conhecer algumas caracterísitcas da cozinha libanesa. O chef Nuno Queiróz vai estar na TSF.
O curso está marcado para o dia 16 de Feveiro, às 11h e realiza-se na Casa Museu Dr. Anastácio Gonçalves.
Este workshop está integrado na exposição "Olhares Cruzados sobre a Arte e Islão", que está até 2 de Março na Casa Museu Dr. Anastácio Gonçalves.

Publicado por rutefonseca em 04.02.2008

5 de Fevereiro de 2008

Bom Carnaval!

Publicado por rutefonseca em 04.02.2008

4 de Fevereiro de 2008

14h - 15h: Margarida Cepêda é pintora. Nos seus quadros (repletos de detalhes e pormenores) tudo é simbólico. Margarida Cepêda, recupera os valores femininos, pinta a polaridade feminina de forma mágica e ?combate? com as suas obras o abafamento da pintura figurativa, tem vindo a marcar pontos, tanto mais que sabe e sente o simbolismo como ninguém. E quem vê os seus quadros sente-o. Foi a primeira artista a aderir ao projecto "Art for All", porque considera que a arte deve ser divulgada sem snobismos e sem elitismo.
Nesta hora vamos conhecer o percurso profissional de Margarida Cepeda, o porquê da escolha do simbolismo...


15h - 16h: Na véspera de um dos dias mais importantes nas eleições presidenciais norte-americanas - a Super Terça-Feira - vamos perceber como é que este sistema eleitoral funciona, como é feita a escolha dos candidatos.
A Super Terça-Feira é o dia em que se realizam mais eleições primárias (em simultâneo), mais de 70 milhões de eleitores vão escolher os seus candidatos.
Com membros do Partido Democrático a votarem em 22 Estados e os Republicanos em 21, será a maior 'Super Terça-Feira' da história norte-americana. Raquel Vaz Pinto professora no Instituto de Estudos Políticos da Universidade Católica é nossa convidada e vai ajudar-nos a compreender este sistema eleitoral.

16h - 16:30h: O Licor de Merda é um produto de alta qualidade, cuja fórmula pertenceu no final do século XX ao Frade maluquinho "BASKU GONSALBES".É extraído a partir de diversas merdas de confiança, sujeito portanto a criar depósito com a idade.Recomenda-se que seja servido com o cuidado indespensável para não turvar.
Em 1974 nascia o Licor de Merda... foi criado para "homenagear" algumas autoridades que então governavam Portugal.
O repórter Ricardo Duarte foi até Cantanhede, onde é produzido este licor, e o proprietário da empresa Sérgiu?s, Comércio e Distribuição de Bebidas, Lda explicou-lhe qual a história deste licor e quais os ingredientes que o compõem.

Publicado por rutefonseca em 01.02.2008

arquivo de emissões

PUB
PUB