15h-16h: Fernão de Magalhães, o navegador da circum-navegação, nasceu em Sabrosa, diz a Wikipedia. Falso, diz o nosso convidado de hoje. Para outros, Magalhães nasceu no Porto. O nosso convidado rebate esses argumentos e anuncia que a questão da naturalidade do explorador está resolvida: foi em Ponte da Barca!
Amândio Barros doutorou-se em história pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto, sendo actualmente investigador no CITCEM da Universidade do Porto. Ganhou vários prémios devido aos seus estudos sobre os Descobrimentos.
«Curiosamente, o historiador começou o seu trabalho de investigação deste tema a convite da Câmara de Sabrosa», mas, entretanto, descobriu que a documentação em que se fundamentaria a hipótese de ter sido Sabrosa o berço de Fernão Magalhães, apresentada por alguém que tentava assim herdar a fortuna do navegador, é falsa.
Publicado por jpmeneses em
25.05.2009