sobre o autor
Jornalista desde 1986. Na TSF desde 1991. No Mais Cedo ou Mais Tarde desde 2006. Nasci em Lisboa mas vivo e sou de Vila do Conde. Dou aulas de jornalismo e crio bonsais.

Última emissão:
30 de Junho de 2011

pesquisa

Quinta temporada no ar desde 20 de Setembro de 2010. Porque continua a haver outras pessoas e outras ideias que podem ser notícia. E são, de segunda a sexta na TSF, entre as 15h e as 16h

Setembro 2009 - Posts

1 de Outubro de 2009: por dentro dos Narcóticos Anónimos

15h-16h: Vamos entrar nos Narcóticos Anónimos, com a ajuda de quem estudou esta organização (o que é raro em Portugal, ao contrário do que sucede noutros países) - trata-se de um estudo pioneiro, que vamos conhecer detalhadamente.

E desse estudo interessa saber não apenas como funcionam os NA, com que metodologias e resultados, mas também as soluções de recuperação que apresentam.

Para isso contamos com um convidado que junta duas características: é o autor do estudo e elemento dos Narcóticos Anónimos, a quem chamaremos 'Manuel' («A nossa política de relações públicas baseia-se na atracção e não na promoção, na imprensa, na radio e na televisão cabe-nos sempre manter o anonimato pessoal») 

Publicado por jpmeneses em 30.09.2009

Etiquetas:

Comentar

30 de Setembro de 2009: fazer 240 quilometros em BTT entre selva e vulcões

15h-16h: dois portugueses partem dentro de dias para uma das provas mais duras do calendário mundial de BTT: José Silva e João Marinho vão estar na Guatemala, numa prova chamada El Reto Del Quetzal: 240 kms, em trilhos que percorrem troços na selva, vulcões e caminhos florestais, a uma altitude máxima de 3 mil metros.

Esta dupla já fez provas um pouco por todo o mundo, aliando a vertente da competição à vertente de aventura, em lugares inóspitos como é o caso dos Alpes (TransAlp), das Rocky Mountains (TransRockies), da Selva (Ruta de los Conquistadores) de todo um país (TransPortugal) entre outras. Nestas provas participam quer atletas profissionais que lutam pela vitoria quer atletas digamos que ''amadores'' que lutam por concluir a prova. João Marinho e José Silva estão nesta categoria, o que não os tem impedido de conseguir bons resultados: em Agosto passado tiveram o seu primeiro grande resultado no Canadá (ficaram em segundo na Transrockies, que se disputa ao longo das Rocky Mountains e foi considerada a prova de BTT mais dura da história devido às condições meteorológicas bastante adversas).

João Marinho vai estar em estúdio


Publicado por jpmeneses em 29.09.2009

Etiquetas: ,

Comentar

29 de Setembro de 2009: a energia e as mensagens da água

15h-16h: a esmagadora maioria nunca terá ouvido falar de Masaru Emoto, um japonês que se transformou em guru para muitas pessoas que leram o seu livro «A Verdade Hado» e que seguem os seus ensinamentos sobre as características energéticas da água. Sim, da água! 

«A água tem uma mensagem importante para nós. A água nos está dizendo para olhar mais profundamente para nós mesmos. Quando nos vemos através do espelho da água, a mensagem se torna surpreendentemente clara. Sabemos que a vida humana está conectada diretamente com a qualidade da nossa água, tanto dentro quanto ao redor de nós». Ainda assim, e como seria normal, as ideias de Emoto são muito contestadas pela falta de comprovação científica.

Emoto esteve recentemente em Portugal, para formar os primeiros portugueses na teoria/filosofia Hado, através do Emoto Peace Project.

Cristina Maldonado Cortes foi uma das responsáveis pela vinda de Emoto a Portugal e estará em estúdio.

Publicado por jpmeneses em 28.09.2009

Etiquetas: , ,

Comentar

28 de Setembro de 2009: obter energia a partir do lixo (biometano)

15h-16h: «Arranca este ano a construção da primeira central de biometano do país. A unidade de melhoramento e limpeza de biogás, combustível feito a partir de resíduos orgânicos como cascas de fruta, estrume ou lixo doméstico, vai nascer em Sermonde, no concelho de Vila Nova de Gaia».

Sabia que um metro cúbico de biometano equivale a um litro de gasolina? «O biometano é o resultado da limpeza e purificação do biogás, produzido em estações de tratamento de águas residuais, aterros sanitários ou resíduos pecuários, podendo substituir o gás natural tradicional em todas as suas aplicações».

O promotor principal é o coordenador da Licenciatura em Engenharia de Energias da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), Nuno Afonso Moreira - que vai estar em estúdio.

Publicado por jpmeneses em 25.09.2009

Etiquetas: , , , ,

Comentar

25 de Setembro de 2009: de «head hunter» a voluntária em Moçambique

15h-16h: A Sara Borges tem 28 anos e é licenciada em Ciência Politica e Relações Internacionais. Antes de partir em voluntariado, a Sara trabalhava como head hunting numa empresa de recursos humanos, onde a sua função era recrutar pessoas para cargos de alta direcção. Em Novembro de 2006 partiu como voluntária com os Leigos para o Desenvolvimento para o norte de Moçambique, em Lichinga, onde trabalhou com doentes infectados com o vírus HIV. Permaneceu em Moçambique durante anos anos, regressando a Portugal em Dezembro de 2008 (actualmente está a trabalhar com os LD através do programa INOV Mundus). Destes dois anos traz muitas experiências, quer ao nível humano quer ao nível material, que vai partilhar connosco. 

Publicado por jpmeneses em 24.09.2009

Etiquetas: , , ,

1 comentário(s)

24 de Setembro de 2009: o mais revolucionário dos pedagogos portugueses

15h-16h: «José Pacheco não é o primeiro — e nem será o último — a desejar uma escola que fuja do modelo tradicional. Ao contrário de muitos, no entanto, o educador português pode se orgulhar por ter transformado seu sonho em realidade. Há 28 anos ele coordena a Escola da Ponte».

José Pacheco é o convidado de hoje.

O fundador da Escola da Ponte, da qual se afastou fisicamente, passa parte do tempo no Brasil, onde o seu trabalho é muito apreciado. Porquê? Há mais de 30 anos que José Pacheco pensou uma escola PÙBLICA onde «Os alunos formam grupos heterogêneos, não estando classificados por turmas nem por anos de escolaridade; não há lugares fixos nem salas de aula e a escola encontra-se numa área aberta. Não há um professor encarregado de um grupo. Em vez disso, todos os alunos trabalham com todos os professores».

 

Publicado por jpmeneses em 23.09.2009

Etiquetas: ,

Comentar

23 de Setembro de 2009: a violência na escola (bullying)

15h-16h: a escola está cada vez mais violenta, porque a violência não se limita ao relacionamento entre alunos mas chegou aos professores.

Violência (física ou mental) entre estudantes sempre existiu, mas agora os investigadores chamam-lhe bullying («um “abuso sistemático de poder entre pares”. Esses pares não têm de ser apenas alunos: “São também professores e funcionários”. As agressões podem ser “insultos, ameaças ou violência física”, e são praticadas, no contexto do bullying, de forma “continuada e intencional”»). Bullying também dos alunos para os professores: «As mesmas crianças e jovens que "maldosamente" agridem e maltratam os colegas, no recreio, dentro da sala de aula, "ofendem os professores, chamam-lhes nomes e ameaçam-nos, não com agressões físicas, mas com avisos de que, por exemplo, lhes vão destruir o carro"», considera a nossa entrevistada de hoje.

Professora Associada com Agregação do Departamento de Expressões Artísticas e Educação Física do Instituto de Estudos da Criança da Universidade do Minho, Maria Beatriz Pereira é directora do Mestrado em Estudos da Criança e foi Vice-Presidente do Instituto de Estudos da Criança. É Doutorada em Estudos da Criança pela Universidade do Minho. Desde 1997 que a investigadora do Instituto de Estudos da Criança trabalha sobre a violência escolar. Em 2002 publicou o livro "Para uma escola sem violência. Estudo e prevenção das práticas agressivas entre crianças".
De acordo com os dados então recolhidos, em Portugal pensa-se que "uma em cada cinco crianças e jovens é afectada pelo bullying"
.


Publicado por jpmeneses em 22.09.2009

Etiquetas: , , , ,

Comentar

22 de Setembro de 2009: dos 45 aos 90 quilos (distúrbios alimentares)

15h-16h: falamos hoje de distúrbios alimentares com quem os viveu intensamente; a partir da experiência de Suzana Rocha Pereira, relatada por ela própria no livro «O meu frigorífico e eu», conhecemos o que é viver com 45 ou 90 quilos: «Desde a obesidade à anorexia, passando pelo comportamento bulímico, até à compulsão, tudo foi por ela experimentado». Um dos objectivos deste livro foi «chamar à atenção do problema, trazer ao debate a falta de estruturas de apoio».

Jornalista e consultora de comunicação, Suzana Rocha Pereira trabalha na Lift Consulting, na área da Comunicação Corporativa.
 

 

Publicado por jpmeneses em 21.09.2009

Etiquetas: , , ,

Comentar

21 de Setembro de 2009: a campeã de ciclismo, que venceu provas de remo (e é bióloga!)

15h-16h:  Nos próximos dias realiza-se o campeonato do mundo de ciclismo, na Suiça, e Portugal vai ter uma participante na competição feminina (a última vez que isso aconteceu foi em 1995 com Ana Barros). A ciclista em causa é Ester Alves, que tem somado várias vitórias internacionais. Acontece que Ester só começou a praticar ciclismo em 2006, antes foi campeã em remo (e esteve convocada para os Jogos Olímpicos de Pequim, nessa modalidade).

Antes de partir para a Suiça, a Ester Alves vem ao programa, falar-nos do seu insólito percurso - ela que é bióloga!

Publicado por jpmeneses em 18.09.2009

Etiquetas: , ,

Comentar

18 de Setembro de 2009: as crianças e o computador

15h-16h: A propósito do Congresso Internacional Aprendizagem /Desenvolvimento, que segunda-feira começa no Piaget de Almada, desenvolvemos um dos temas que aí será tratado: o papel das novas tecnologias na educação das crianças e a influência da Internet no desenvolvimento dos adolescentes.

Vamos querer saber quais as consequências da interacção entre criança e computador para o seu desenvolvimento ou se existirá um perigo de substituição do convívio social pelos meios electrónicos? Também interessa, por exemplo, saber quando oferecer o primeiro computador ou que regras de utilização se deve impor às crianças?

Em estúdio vai estar o docente do Instituto Piaget Fernando Luís Santos, especialista nas questões das novas tecnologias na educação.

Publicado por jpmeneses em 17.09.2009

Etiquetas: , ,

Comentar

17 de Setembro de 2009: nova esperança para os doentes com tremor, parkinson ou distonia

15h-16h: As disfunções do movimento são condições neurológicas caracterizadas pelo movimento excessivo, ou insuficiente, não controlado do paciente, e são originadas por danos ou funcionamento insatisfatório, do sistema nervoso. Podem resultar de traumas, ou ferimentos, no cérebro ou na medula espinal, de disfunções genéticas e de ataque cardíaco. As disfunções do movimento afectam, na Europa, aproximadamente 10 milhões de pessoas, e as mais comuns são o tremor essencial, a distonia, a doença de Parkinson,  a doença de Huntington e o Síndrome de Tourette.

Recentemente realizou-se no Hospital de S. João uma intervenção cirúrgica que traz esperança para os doentes que sofrem de disfunções do movimento; para já é apenas em doentes com distonia, mas há esperança de que a terapia de estimulação cerebral possa chegar a outras patologias, uma vez que, nos doentes com distonia, melhora a função motora e reduz a incapacidade.  

O convidado do programa é o responsável pela referida intervenção: Rui Vaz, director de serviço de Neurocirurgia do S. João (o Hospital de S. João é um dos centros europeus mais avançados no tratamento destas doenças do movimento)

Publicado por jpmeneses em 16.09.2009

Etiquetas: , , ,

Comentar

16 de Setembro de 2009: o ateísmo contra a superstição

15h-16h: Nasceu este mês a associação Portal Ateu – Movimento Ateísta Português (PAMAP). «A PAMAP é uma associação (...) que tem como objectivos a divulgação do ateísmo, promoção do racionalismo, humanismo e naturalismo, defesa da laicidade e secularismo do Estado, anulação da influência da superstição e do sobrenatural na sociedade, dinamização de debates, colóquios e outras formas de discutir a não-crença, assim como a gestão de conteúdos online, nomeadamente do sítio Portal Ateu, principal órgão de comunicação da PAMAP, que conta já com mais de 200.000 visitas e tem sido o principal veículo para a divulgação do ateísmo em português».

Em estúdio vai estar Hélder Sanches, fundador e webmaster do Portal Ateu, que defende que o ateísmo deve ser construído à conta dos seus próprios méritos e não baseado nos desméritos das religiões.

(é a segunda vez que falamos de ateísmo, depois de o termos feito há dois anos e meio)

Publicado por jpmeneses em 15.09.2009

Etiquetas: ,

1 comentário(s)

15 de Setembro de 2009: conhecer melhor a próstata para diminuir os riscos

15h-16h: Por ano morrem em Portugal 1800 pessoas devido ao cancro da próstata. Por isso esta semana começa uma campanha de prevenção para homens com mais de 50 anos. E por isso no programa de hoje falamos não só de cancro da próstata como de outras patologias associadas a esta glândula.

Em estúdio vai estar o médico urologista Vaz Santos, membro da Associação Portuguesa de Urologia e Director do Serviço de Urologia do Hospital de São José, sobretudo porque esta é a Semana Europeia das Doenças da Próstata.

«50 a 70% dos homens que chegam à consulta de urologia apresentam doença localmente avançada; e o diagnóstico precoce reduz em 20% a mortalidade por cancro da próstata»

Publicado por jpmeneses em 14.09.2009

Etiquetas: , ,

Comentar

14 de Setembro: um ano do Porto à Sibéria, num dois cavalos

15h-16h: Tiago Moreira Alves partiu em Maio de 2008 para uma longa viagem até à Ásia, ao volante do seu dois cavalos. Muitos meses depois, o Tiago está de volta para nos contar como foi, até onde chegou e o que viu. O Tiago não conseguiu entrar na China*, mas acabou por mais longe, chegando ao Pacífico. Também vou querer saber se há mais planos para outras viagens (no mesmo dois cavalos?).

* Actualizo: como se percebeu durante a conversa, o Tiago entrou mesmo, mas ficou retido na fronteira, quando os guardas chineses perceberam que a matrícula do carro era portuguesa...

Publicado por jpmeneses em 11.09.2009

Etiquetas: ,

Comentar

14 de Setembro - o início da quarta temporada

No dia 14 de Setembro começa a quarta temporada do Mais Cedo ou Mais Tarde.

Espero continuar a conseguir encontrar convidados e temas que, pelo seu interesse, podiam ser notícia. 

 

Publicado por jpmeneses em 02.09.2009

Comentar

arquivo de emissões

PUB
PUB