Quinta temporada no ar desde 20 de Setembro de 2010. Porque continua a haver outras pessoas e outras ideias que podem ser notícia. E são, de segunda a sexta na TSF, entre as 15h e as 16h
Maio 2010 - Posts
15h-16h: Neale Donald Walsch é uma figura no mínimo curiosa. Dizer, por exemplo, que é autor de livros de auto-ajuda não explica porque é que há milhares de pessoas no mundo que o seguem; dizer, por outro lado, que é o fundador de uma nova religião pode ser forçado. Mas um dos seus objectivos é fazer surgir uma nova forma de espiritualidade na Terra. Para isso fundou a ReCreation, uma organização não lucrativa que organiza conferências, programas, seminários, workshops e retiros, a Conversations with God Foundation e o Humanity’s Team. Segundo consta, tudo terá começado com uma carta que escreveu a Deus, onde perguntava ao Criador o que fazer para a vida dar certo. Como mágica, ouviu uma voz respondendo essa e outras questões, que mais tarde se transformaram na série "Conversando com Deus".
A nossa convidada começou a ler os livros das Conversas com Deus em 1998 e isso mudou por completo a forma como olhava para a vida e para a figura Deus. Em 2003, já ligada à Conversations with God Foundation, descobriu que Neale ia lançar um movimento chamado Humanity’s Team e aderiu ao convite, tornando-se coordenadora desse movimento em Portugal.
Maria Ribeiro Ferreira, além de nos falar do seu próprio percurso, vai também partilhar informações sobre Neale Donald Walsch, que conhece bem.
Publicado por jpmeneses em
28.05.2010
Etiquetas: Maria Ribeiro Ferreira, Neale Donald Walsch
Comentar
15h-16h: Apesar da mortalidade infantil ser reduzida em Portugal, subsistem causas importantes; uma delas é a asfixia perinatal (que, além disso, pode deixar sequelas neurológicas graves no recém-nascido). Uma vez que os diversos medicamentos testados não se mostraram eficazes na redução de sequelas, surgiu a hipotese da hipotermia induzida (que consiste no arrefecimento controlado da temperatura corporal a 33,5ºC durante 72 horas).
O nosso convidado de hoje, André Graça (pediatra/neonatologista da Unidade de Cuidados Instensivos Neonatais do Serviço de Neonatologia do Hospital de Santa Maria, em Lisboa) é o responsável pela introdução em Portugal desta tecnologia. O primeiro bebé tratado em Portugal com hipotermia induzida foi admitido na Unidade de Cuidados Intensivos Neonatais do HSM-CHLN no passado dia 29 de Janeiro de 2010, proveniente do Hospital do Barlavento Algarvio.
Publicado por jpmeneses em
27.05.2010
Etiquetas: asfixia perinatal, André Graça, hipotermia induzida, pediatra, Hospital Santa Maria
Comentar
15h-16h: se escrever que a nossa convidada é entomóloga forense poucos leitores/ouvintes vão descodificar de imediato, mas talvez ajude se se acrescentar que o protagonista do original CSI também era entomólogo forense... A entomologia forense ou médico-legal aplica os conhecimentos sobre insectos à investigação criminal, com o principal objectivo de determinar a data da morte.
A convidada de hoje é bióloga e mestre em Ecologia (ambas pela Universidade de Coimbra). Actualmente, é estudante de doutoramento na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa e Universidade de Múrcia, Espanha (e membro das direcções da Sociedade Portuguesa de Entomologia e da European Association for Forensic Entomology).
Catarina Prado e Castro tem-se dedicado ao estudo dos insectos que colonizam os cadáveres e à sua utilização em investigações forenses.
Publicado por jpmeneses em
26.05.2010
Etiquetas: entomologia forense, Catarina Prado e Castro
3 comentário(s)
15h-16h: como se ensina filosofia a crianças e com que objectivos - perguntas para a fazer a quem, como Nuno Paulos Tavares, está apostado em fazer chegar às crianças o pensamento filosófico: ainda esta semana se realizou um atelier de filosofia para crianças promovido pela empresa do convidado. Alguns dos objectivos: ampliar a tranquilidade face ao desconhecido e desenvolver a Arte de Questionar
Nuno Paulos Tavares esteve no programa para falar de filosofia prática em 2008 e em 2007 falámos, pela única vez, de filosofia para crianças;
Publicado por jpmeneses em
25.05.2010
Etiquetas: crianças, filosofia, filosofia para crianças, Nuno Paulos Tavares
Comentar
15h-16h: A Sociedade Portuguesa de Ciências da Nutrição e Alimentação realizou um estudo em Portugal com o objectivo de saber como andam os portugueses a comer. Este estudo é o primeiro que, ao fim de trinta anos (ultima vez que se fez um inquérito alimentar a nível nacional), avalia os comportamentos alimentares por região, por sexo e ainda por categorias alimentares. Alguns resultados confirmaram que a população portuguesa está a engordar, sobretudo os homens, mas há muito mais para saber na conversa com a nutricionista e docente universitária Cláudia Afonso, da direcção da Sociedade.
.
Publicado por jpmeneses em
24.05.2010
Etiquetas: nutricionista, alimentação, Claudia Afonso
Comentar
15h-16h: voltamos mais uma vez ao tema da psicologia transpessoal [tem sido o tema mais recorrente desta temporada], agora para falarmos de respiração holotrópica. «A respiração holotrópica é uma técnica respiratória que aumenta a quantidade de oxigenio no cerebro e, portanto, altera nossas ondas cerebrais».
Com este método («O método utilizado na Respiração Holotrópica combina respiração mais rápida e profunda que a habitual, música evocativa, trabalho corporal e arte, permitindo que os participantes ampliem sua consciência e se conectem à sabedoria e à capacidade de cura próprias de seu corpo e psiquismo, instância psíquica esta que Grof chamou de curador interno») procura-se resolver problemas de depressão, combater fobias ou fazer o desenvolvimento pessoal.
Em estúdio vai estar o psicólogo Rui Bizarro, que tem certificação pela Grof Transpersonal Training em Respiração Holotrópica, uma pós-graduação em Consulta Psicológica e Psicoterapia e mestrado em Psicologia da Saúde e Intervenção Comunitária (é também facilitador de Trance Dance).
Publicado por jpmeneses em
21.05.2010
Etiquetas: psicologia transpessoal, Rui Bizarro, respiração holotrópica
1 comentário(s)
15h-16h: José António Salcedo criou um tipo de laSer que está a ser vendido para locais tão díspares como o Japão (Hitachi ou Mitsubishi), Europa (British Aerospace) ou Estados Unidos (a Nasa e todos os principais laboratórios de investigação). A Multiwave produz tudo em Portugal mas vende tudo no estrangeiro.
Antigo professor catedrático de Engenharia, ex-professor associado de Física, co-fundador do INESC Porto, gestor do Programa PRAXIS XXI, co-fundador do ENT-EFACEC, Phd, Msc e Post-Doc na Universidade de Stanford, membro da Academia Europaea, e em Outubro recebeu o prémio «Engineering Achievement 2009» da IEEE Photonics Society.
Amanhã José António Salcedo recebe o prémio Seeds of Science «Engenharia e Tecnologia», do Ciência Hoje, e hoje vai estar em directo.
Publicado por jpmeneses em
20.05.2010
Etiquetas: Ciência Hoje, José António Salcedo, ciência
2 comentário(s)
15h-16h: «A Psicossíntese ajuda ao entendimento e ao controlo dos problemas, à melhoria dos relacionamentos, à compreensão das potencialidades criativas, à contribuição interior para um amplo contexto social e planetário e, ainda, à busca do significado e finalidade da vida».
Confuso?
Vamos esclarecer o que é, com uma das fundadora do Centro Português de Psicossíntese, Eugénia Oliveira.
Esta corrente psicoterapêutica inspirou também o aparecimento de um jogo que visa o desenvolvimento pessoal de quem o joga e que vamos abordar.
Publicado por jpmeneses em
19.05.2010
Etiquetas: Psicossíntese, Findhorn, Jogo da Transformação, desenvolvimento pessoal, Eugénia Oliveira
2 comentário(s)
15h-16h: 19 de Maio é o dia mundial das hepatites e com esse pretexto falamos da doença hepática em Portugal e ainda sobre as principais doenças que afectam silenciosamente o fígado, como as hepatites víricas, o cancro do fígado ou a cirrose.
Cerca de 2 000 portugueses morrem todos os anos com cirrose hepática e calcula-se que cerca de 8 a 10% dos portugueses tenham problemas do fígado. Além do mais, o fígado é uma da razões que agravam a exclusão social.
Em estúdio vai estar o presidente da Associação Portuguesa para o Estudo do Fígado e director de Serviço de Gastrenterologia do Hospital de S. João, Guilherme Macedo.
Publicado por jpmeneses em
18.05.2010
Etiquetas: Fígado, Guilheme Macedo, hepatites
1 comentário(s)
15h-16h: há desportos para os quais, parece, os portugueses não nasceram! E não é apenas o ténis. O boxe, por exemplo.
São raros (uma dezena?) os pugilistas portugueses que fazem do boxe profissão e o nosso convidado de hoje é um deles. Nuno Cruz, conhecido como "Guerreiro do Norte", foi o único que, até hoje, participou numa gala de boxe mundial do famoso promotor do Mike Tyson, Don King.
No próximo domingo, em Gaia, Nuno Cruz vai tentar o título mundial da TWBA [Transcontinental World Boxing Association] («Uma gala de boxe que será certamente um dos grandes acontecimentos do ano, com combates de boxe olímpico e neo-profissional») e hoje vai estar na TSF.
Publicado por jpmeneses em
17.05.2010
Etiquetas: boxe, Nuno Cruz
Comentar
15h-16h: começa esta semana o 3º Congresso Anual de Medicina Anti-Envelhecimento e Tecnologias Biomédicas. Com esse pretexto vamos falar de medicina anti-envelhecimento (o que é, como se processa, com que resultados), com Isabel Hoffman Miles, a presidente.
A Isabel tem, aliás, um currículo impressionante: foi, em 1996, a primeira portuguesa a receber o prémio Ernst & Young, Entrepreneur of the Year. Em 20 anos criou 8 empresas, avaliadas em cerca de 300 milhões de dólares, e gerou mais de 2.300 postos de trabalho. Em 1998, entrou para a lista Who's Who no Canada (Global Press), posição que mantém até hoje. Formada em Matemática, com Mestrado em Educação, Isabel Hoffmann obteve ainda o Doutoramento em Matemáticas no King’s College, Universidade de Toronto. Apaixonada pela Ciência e pela Inovação, fez inúmeras Pós-graduações na área da Medicina e da Genética.
Com residência em Portugal desde 2005, Isabel Hoffmann Miles assumiu como projecto investir e desenvolver no nosso país o conceito de Medicina de Anti-Envelhecimento mais avançado da actualidade. Dirige a Genosolutions, em Cascais, onde tenta impor o conceito de anti-envelhecimento.
Publicado por jpmeneses em
14.05.2010
Etiquetas: medicina, Isabel Hoffman Miles, anti-envelhecimento
1 comentário(s)
15h-16h: «Daltonismo é o nome que se atribui a uma alteração congénita, que consiste na insuficiência visual relacionada com a incapacidade de distinguir diversas cores do espectro. Um indivíduo com uma visão normal é capaz de cerca de 30.000 cores. O daltónico apenas consegue identificar ou diferenciar entre 500 e 800 cores».
Para ajudar os daltónicos a ver mais cores, Miguel Neiva criou um código de cores universal para daltónicos, o ColorAdd®, que foi já adoptado pela empresa de tintas CIN e despertou interesse internacional pela ajuda que dá às pessoas portadoras desta deficiência. «"Trata-se de um projecto de cariz social que se insere no âmbito da nossa actividade, implicando um natural envolvimento da CIN, que constantemente procura formas e ferramentas que apoiem o cliente a tomar a melhor decisão sobre a cor eleita", explica Reinaldo Campos, director de marketing da CIN».
Miguel Neiva, designer e docente universitário, vai estar em directo.
Publicado por jpmeneses em
13.05.2010
Etiquetas: Miguel Neiva, daltonismo, designer
1 comentário(s)
15h-16h: «No dia 19 [18?] de maio de 1910, o cometa Halley voltou a se aproximar da Terra, depois de 76 anos. O fato gerou pânico entre os que acreditavam ser o final do mundo».
Quase 100 anos depois, evocamos essa memória, que é muito mais do que isso. Como diz o nosso convidado,
a efeméride encaixa-se no Centenário da República: na tradicional ligação supersticiosa dos cometas às mudanças políticas, mortes e catástrofes. O Halley é, nesse sentido, “profético”, o “Cometa da República”, relação totalmente desconhecida das presentes gerações.
Joaquim Fernandes vai lançar na próxima semana um ensaio histórico e documental, “Halley O Cometa da República”, que cobre o impacto do cometa de Halley, em 1910, na população portuguesa e os seus reflexos a vários níveis, sociais, religiosos, políticos, publicidade de todo o tipo, produtos farmacêuticos ( os pós e pastilhas anti-Cometa ! ), cultura popular, caricatura política, teatro de revista, jornais. Também haverá, dessa investigação, um telefilme e um documentário para a RTP.
Publicado por jpmeneses em
11.05.2010
Etiquetas: cometa Halley, Joaquim Fernandes
1 comentário(s)
15h-16h: «Como se estivessem zangados um com o outro, os dois olhos não se direccionam para o mesmo sítio. Um deles olha para o que a pessoa quer focar e o outro desvia-se para uma outra direcção. Este é o sintoma mais comum e visível do estrabismo, uma patologia oftalmológica muito frequente na infância». Cerca de 3% das crianças portuguesas tem estrabismo mas cerca de 20% das crianças sofre de problemas oftalmológicos.
Vamos, pois, falar de causas e de consequências, de sinais a que devemos estar atentos e das terapias usadas para combater o estrabismo. Em estúdio vai estar o médico oftalmologista Rui Castela, que se tem dedicado ao tema (é, aliás, o autor primeiro livro escrito por médicos portugueses onde se abordam temas de Oftalmologia Pediátrica e, em particular, o estrabismo).
Publicado por jpmeneses em
10.05.2010
Etiquetas: estrabismo, Rui Castela, oftalmologia
1 comentário(s)
15h-16h: para o nosso convidado, Aura-Soma é uma sistema de cor de autoconhecimento, não intrusivo (uma vez que é o próprio que faz a sua escolha), criado em 1986 por uma senhora inglesa de nome Vicky Wall. Uma consulta baseia-se na escolha de 4 frascos de óleos, de nome Equilibrium, de um total de 107 frascos, havendo depois uma interpretação dessa escolha. Todos os frascos têm duas partes, podendo ter ou não a mesma cor, tendo cada frasco uma energia própria. «Aura-Soma é o nosso espelho», e como dizia Vicky Wall: «Quem deseja relembrar-se, venha e veja»!
O convidado de hoje é Luis Cunha, facilitador/terapeuta de Aura-Soma. Ele vai estar no próximo sábado, no dia aberto do congresso ibérico de astrologia, a divulgar a aura-soma.
Publicado por jpmeneses em
07.05.2010
Etiquetas: energia, terapia, Luís Cunha, Aura-Soma, cores
2 comentário(s)
15h-16h: o convidado de hoje tem um percurso absolutamente insólito: é médico psiquiatra e professor agregado de Psiquiatria e de Introdução às Ciências da Consciência da Faculdade de Medicina de Lisboa mas também um dos cientistas que mais se tem dedicado ao estudo dos estados modificados de consciência (como a mediunidade). Tanto se interessa pela hipnose clínica como pela etnomedicina e pela espiritualidade. Penso estar certo se disser que não há outra pessoa em Portugal com o perfil e o currículo de Mário Simões. Não por acaso foi um dos responsáveis pela organização de um importante colóquio científico da Fundação Bial sobre a intuição, que ainda é alvo de preconceitos sociais claros, como quando se parodia atribuindo-a mais ao género feminino, dizendo que o masculino é mais racional", disse Mário Simões».
Outro exemplo do perfil pouco convencional de Mário Simões: o seu consultório online de psiquiatria. Ou ainda: o seu interesse pelos florais, neste caso os florais de Minas.
Mário Simões vai estar em estúdio para nos falar um pouco de tudo isto.
Publicado por jpmeneses em
06.05.2010
Etiquetas: psiquiatra, Mário Simões
2 comentário(s)
15h-16h: conhecemos hoje mais uma abordagem terapêutica alternativa, por sinal muito pouco conhecida: imagingtherapy é uma abordagem terapêutica a nível físico, emocional e mental, que utiliza a desprogramação da memória celular, registada em situações traumáticas, como forma de resolver situações de medos, fobias, faltas de auto-estima e/ou segurança. Para a nossa convidada, esta terapia permite trazer à consciência, com a ajuda da imaginação e da intuição, mágoas e ressentimentos, alegrias e tristezas, para consolidar as emoções positivas e desprogramar as negativas.
Manuela Gonçalves, a psicoterapeuta, vai estar em estúdio: «Em 2006 cria o seu próprio método de trabalho com o nome de “Imaging Therapy”, que visa o trabalho terapêutico nas 3 dimensões, mental, emocional e física»
Publicado por jpmeneses em
04.05.2010
Etiquetas: imagingtherapy, Manuela Gonçalves, psicoterapia
1 comentário(s)
15h-16h: a Mensa é uma organização sem fins lucrativos, que tem como critério único de admissão a obtenção, num teste de inteligência padronizado e supervisionado, de um resultado acima do percentil 98 da população humana.
Portugal não tem uma estrutura local da Mensa, mas um grupo de membros portugueses vem tentando organizar-se. Um deles é Jorge Mota, psiquiatra (com especialização em electroconvulsivoterapia), mas também desportista, astrónomo amador ou piloto de aviões (a polimatia é uma das características dos membros da Mensa).
Jorge Mota vai estar em estúdio para nos falar um pouco sobre a Mensa mas também sobre si e sobre as suas ideias de inteligência.
Publicado por jpmeneses em
03.05.2010
Etiquetas: Jorge Mota, inteligência, Mensa
1 comentário(s)