sobre o autor
Jornalista desde 1986. Na TSF desde 1991. No Mais Cedo ou Mais Tarde desde 2006. Nasci em Lisboa mas vivo e sou de Vila do Conde. Dou aulas de jornalismo e crio bonsais.

Última emissão:
30 de Junho de 2011

pesquisa

Quinta temporada no ar desde 20 de Setembro de 2010. Porque continua a haver outras pessoas e outras ideias que podem ser notícia. E são, de segunda a sexta na TSF, entre as 15h e as 16h

Janeiro 2011 - Posts

1 de Fevereiro de 2011: é possível a ética nas empresas?

15h-16h: comecemos pelo currículo da nossa convidada. Ela é doutorada em Filosofia na área da responsabilidade social da empresa. Foi investigadora no centro de estudos aplicados da Universidade Católica Portuguesa, Lisboa, na área da ética empresarial, realizou projectos para o Forum de Administradores de Empresas e participou em vários seminários e conferências em assuntos relacionados com  a ética económica e empresarial.

Por estas razões, Conceição Soares é a interlocutora privilegiada para - em tempo de crise, de despedimentos, de prejuízos, etc. - nos dizer que espaço pode a ética desempenhar nas empresas. E exemplos não faltam...

Vamos abordar, nesta conversa, questões como a ética e a empresa, o ensino da ética e da filosofia nos cursos de economia e gestão ou o papel da filosofia aplicada  à gestão e à economia.

 

Publicado por jpmeneses em 31.01.2011

Etiquetas: , , ,

1 comentário(s)

31 de Janeiro de 2011: CANCELADA (seis anos voluntária em Moçambique, onde nasceram os três filhos) E SUBSTITUÍDA (o cientista português que quer criar um fígado artificial)

15h-16h: Sendo 2011 o Ano Europeu do Voluntariado (mais correctamente Ano Europeu das Actividades Voluntárias que Promovam uma Cidadania Activa, segundo o Conselho de Ministros da U.E.), não fechamos o mês sem falar, mais uma vez, de voluntariado.

Vamos conhecer a história, os projectos e as ideias de Elizabeth Santos, uma voluntária que esteve, juntamente com o marido, seis anos em Moçambique, onde nasceram os seus 3 filhos. Eles pertencem aos Leigos Missionários da Consolata.

A Elizabeth Santos vai estar em estúdio.

A convidada não chegou a tempo e tivemos de substituir esta conversa por uma outra, com o cientista que liderou a equipa que criou um fígado artificial em laboratório.

Pedro Baptista, responsável pela equipa do instituto norte-americano que fez a investigação, pretende criar órgãos para transplante humano. «Muito mais pequeno do que um fígado humano (cerca de dois quilos), o órgão criado no laboratório de Medicina Rege-nerativa da Universidade de Wake Forest tem apenas 2,5 centímetros de diâmetro e pesa pouco mais de cinco gramas. Pedro Baptista garante que aquele tecido “possui muitas das funções que o fígado tem”, mas agora é preciso descobrir a fórmula certa para o fazer crescer»

(entrevista gravada durante a última deslocação do Pedro a Portugal)

em http://osgralhas.wordpress.com/2011/01/31/os-avancos-da-ciencia/

 

Publicado por jpmeneses em 28.01.2011

Etiquetas: , , ,

1 comentário(s)

28 de Janeiro de 2011: «quem são os loucos de hoje?»

15h-16h: em Novembro, durante as Jornadas Cofanor, a psicóloga Cláudia Milheiro fez uma intervenção com um curioso título «Quem são os loucos de hoje?»; na descrição dessa intervenção, a psicóloga explicava que «a experiência clínica actual faz-nos questionar os diversos interfaces entre Psicanálise/ Psicologia/ Psicoterapias versus as novas psicopatologias da contemporaneidade. Nesta linha questionam-se técnicas e métodos procurando os necessários ajustamentos às actuais formas de adoecer». E nestas novas psicopatologias pode provavelmente enquadrar-se, por exemplo, a psicose reactiva, apontada como a explicação para o assassinato de Carlos Castro.

Licenciada em Psicologia pela Faculdade Psicologia e Ciências da Educação da Universidade Porto, Cláudia Milheiro tem uma longa experiência como psicóloga clínica e psicoterapeuta infantil em instituições públicas e privadas. Especializou-se em Psicanálise e tem vários artigos publicados no domínio da “Psicopatologia e Observação/Intervenção Psicológica “ em adultos e crianças.

Publicado por jpmeneses em 27.01.2011

Etiquetas: , ,

1 comentário(s)

27 de Janeiro de 2011: nutrition coach - porque não conseguimos mudar os hábitos alimentares

15h-16h: «Nutrition Coach é a aplicação da metodologia do Coaching à Nutrição e Alimentação. Através desta ferramenta, será capaz de perceber o que o(a) impede de mudar, sendo assim capaz de conseguir atingir o objectivo desejado, no que diz respeito à alimentação ou qualquer outro parâmetro da sua saúde».

Vamos conhecer este novo conceito no programa de hoje (lá por fora há diversas referências), a partir de uma conversa com a nutricionista Helena Santos, que tem o curso de Coaching I e II e certificação como Coach Profissional pela International School of Professional Coaching.

A grande diferença entre uma consulta de nutrição e outra de nutrition coach é que numa sessão de Nutrition Coach não são fornecidos conselhos ou opiniões sobre nutrição e alimentação.

Publicado por jpmeneses em 26.01.2011

Etiquetas: , ,

3 comentário(s)

26 de Janeiro de 2011: o português que trabalha com o nobel da física deste ano

15h-16h: o Comité Nobel escolheu este ano como Prémio da Física dois investigadores de origem russa, Andre Geim e Kostantin Novoselov, que se distinguem "pelos seus trabalhos revolucionários sobre o material bidimensional grafeno".

Grafeno? «O grafeno foi descoberto no final do ano de 2004, no Centro de Nanotecnologia da Universidade de Manchester, dirigido pelo Prof. A. K. Geim. Este material é totalmente bidimensional e feito inteiramente de átomos de carbono, arranjados entre si numa rede hexagonal (ou de favo de mel)»

Um dos laureados, Andre Geim, citou no seu discurso em Estocolmo um professor português, da Universidade do Minho, que também se tem distinguido pelos trabalhos com grafeno e convidou-o para estar presente. Peres já publicou com Heim e Novoselov.

Nuno Peres é professor associado com agregação do Depº de Física da Escola de Ciências da UM e exerce a sua actividade de investigação integrado no grupo de Complexidade e Propriedades Electrónicas do Centro de Física da Universidade do Minho (CFUM).

Publicado por jpmeneses em 25.01.2011

Etiquetas: , , ,

1 comentário(s)

25 de Janeiro de 2011: A haloterapia (o sal para os problemas respiratórios)

15h-16h: Falamos hoje de haloterapia, uma técnica nova em Portugal, inspirada no uso do sal para tratar problemas do aparelho respiratórioA base da terapia do halo (terapia de sal) é a espeleoterapia, isto é, a cura na atmosfera de cavernas de sal. De acordo com factos antigos, os monges medievais levavam o doente às grutas de sal e deixavam-nos respirar as partículas de sal, criadas quando os monges esmagavam as estalactites»). É inovadora, pois pode-se entrar nas câmaras de sal vestido, e ao mesmo tempo ler, ouvir musica, usar o portátil, etc.

(Caverna de sal (Espeleoterapia) - Rússia)

Em Portugal a Saldium foi pioneira, tornando-se a primeira fornecedora portuguesa a fornecer este tipo de câmaras. Em estúdio vai estar Ricardo Monteiro, responsável da Saldium.

Publicado por jpmeneses em 24.01.2011

Etiquetas: , ,

1 comentário(s)

24 de Janeiro de 2011: um jovem treinador a trabalhar no Burkina Faso (ACTUALIZADO)

15h-16h: o Burkina Faso tornou-se um caso especial, tal a quantidade de treinadores de futebol portugueses que lá trabalham, nas várias selecções, sejam eles treinadores principais sejam adjuntos. A ajudar, o facto de estarem a conseguir muito bons resultados.

Pedro Lima, um jovem treinador português, é um deles. Ele é treinador-adjunto da selecção de sub17 do Burkina Faso e vai contar-nos a fantástica experiência de viver e treinar naquele país, onde, como nos disse, num dia não há bola e noutro não há equipamentos para trabalhar.

A entrevista foi gravada durante as férias do Natal, aproveitando uma rápida deslocação do Pedro a Portugal.

ACTUALIZO a 24/1: nem por acaso - «A selecção sub-17 do Burkina Faso, orientada pelo português Rui Vieira, sagrou-se campeã africana da categoria. O troféu foi garantido após uma vitória sobre o Ruanda, anfitrião da CAN, na final deste sábado (2-1)»

Publicado por jpmeneses em 21.01.2011

Etiquetas: , ,

Comentar

21 de Janeiro de 2011: 50 anos depois do Assalto ao Santa Maria, evocamos o inimigo nº1 de Salazar

15h-16h: «Naquela manhã de 22 de Janeiro de 1961, os passageiros do paquete de luxo Santa Maria Aperceberam-se de que algo estava errado (...) «Uns rebeldes tomaram conta do navio.» A liderá-los está o capitão Henrique Galvão, o inimigo número um de António de Oliveira Salazar. Fervoroso salazarista, Henrique Galvão começa a desiludir-se (...)».

50 anos depois do Assalto ao Santa Maria, vamos conhecer «O Inimigo nº1 de Salazar», nome do livro do jornalista da Sábado Pedro Jorge Castro.

«Henrique Galvão não foi apenas um lutador pela liberdade. Escreveu poesia, livros sobre África, romances e mesmo teatro»

Pedro Jorge Castro vai estar em estúdio.

Publicado por jpmeneses em 20.01.2011

Etiquetas: , ,

Comentar

20 de Janeiro de 2011: como ser mais positivo em relação aos outros

15h-16h: Já pensou como pode ser mais positivo em relação aos outros? As psicólogas Catarina Rivero e Helena Águeda Marujo escreveram um livro,  POSITIVA-MENTE, em que afirmam que basta dar pequenos passos para alcançar grandes mudanças (para aumentar as nossas emoções positivas).

Catarina Rivero vai estar em estúdio para nos falar, mais uma vez, de psicologia positiva, e como exercícios práticos e casos reais nos permitem viver de forma mais equilibrada e feliz.

Catarina Rivero é psicóloga clínica pela Faculdade de Psicologia e Ciências de Educação da Universidade de Lisboa e tem formação em Terapia Familiar pela Associação Portuguesa de Terapia Familiar e Comunitária (APTEFC). É membro fundador da Associação Portuguesa de Estudos e Intervenção em Psicologia Positiva.

 

Publicado por jpmeneses em 19.01.2011

Etiquetas: , ,

Comentar

19 de Janeiro de 2011: estamos a ocupar demasiado os nossos filhos

15h-16h: A nossa convidada realizou uma investigação que teve por objectivo conhecer o trabalho realizado em instituições que se ocupam de crianças entre os 6 e os 12 anos de idade. Durante este trabalho, a autora confrontou-se com a quantidade de tempo que as crianças "passam, depois das aulas, a realizar, no seu tempo livre, actividades organizadas e prescritas pelos adultos (...) sem, na maior parte das vezes, terem uma palavra a dizer", e que considera "assustadora".

A partir dessa investigação, Maria José Araújo escreveu «Crianças ocupadas» e hoje vem à TSF. «Neste livro, que tem como base uma tese inovadora, põe-se o dedo na ferida relativamente à forma como as crianças ocupam os seus tempos livres e de como essa ocupação, se for correctamente programada, pode ser decisiva para o futuro dessas mesmas crianças». 

Maria José Araújo é docente na Universidade Porto e investigadora.

Publicado por jpmeneses em 18.01.2011

Etiquetas: , , ,

Comentar

18 de Janeiro de 2011: usar a cinesiologia para reduzir o stress

15h-16h: A  Cinesiologia Three in one Concepts (3 conceitos em 1), criada por Gordon Stokes e Daniel Whiteside, é um sistema  terapêutico com um alto espectro de acção, útil para a redução do stress, dificuldades de aprendizagem, traumas emocionais, vícios, fobias, questões de auto-estima, autoconfiança, conflitos de relacionamento e desenvolvimento de capacidades.

Existem outras técnicas de cinesiologia, com os mesmos princípios, mas vamos centrar-nos na  a Cinesiologia 3 Conceitos em 1, a partir de uma conversa com Caio Alvarenga, tanto quanto é possível saber, o único especialista em Portugal. Caio é um terapeuta há vários anos radicado em Portugal.

Publicado por jpmeneses em 17.01.2011

Etiquetas: , ,

Comentar

17 de Janeiro de 2011: o boicote às medicinas complementares

15h-16h: As ditas medicinas alternativas (ou não convencionais) foram um dos temas mais frequentes das primeiras temporadas do Mais Cedo ou Mais Tarde. O ponto alto foi mesmo um debate que realizámos há quatro anos.

A verdade é que chegámos a 2011 sem que estas terapias (acupunctura, homeopatia, osteopatia, naturopatia, fitoterapia e quiropráxia) estejam efectivamente regulamentadas. Vamos tentar perceber porquê, com o naturopata Manuel Dias Branco, presidente da APNA-Associação Portuguesa de Naturopatia, representante da Naturopatia na Comissão de Regulamentação das TNC-Lei 45/2003, DGS-Ministério da Saúde, e representante de Portugal na União Europeia de Naturopatia.

Isto numa altura em que a União Europeia financiou, com 1.5 milhões de euros, o Projecto Cambrella, para estudar as medicinas complementares alternativas, com o objectivo de criar legislação europeia para a integração destas medicinas nos sistemas nacionais de saúde dos países membros.

Publicado por jpmeneses em 14.01.2011

Etiquetas: , ,

Comentar

14 de Janeiro de 2011: ela viaja por paixão

15h-16h: a convidada de hoje viaja por paixão. Se no ano passado esteve quatro vezes fora, já houve anos em que passou oito meses fora de Potugal.

Joana Alves, sem ser uma coleccionadora compulsiva de países, já esteve, sózinha ou acompanhada, em cerca de 40, sobretudo na Europa e na América Latina. A Ásia é a nova prioridade.

Quando não está a viajar, a Joana trabalha no sector comercial da Nielsen.

Publicado por jpmeneses em 13.01.2011

Etiquetas: ,

Comentar

13 de Janeiro de 2011: O druidismo como religião

15h-16h: No final do ano passado, a Grã Bretanha declarou o druidismo celta como religião oficial, o que significa reconhecer casamentos feitos de acordo com regras pagãs ou benefícios fiscais.

Em Portugal o druidismo tem pouca expressão, mas existe quem se preocupe. Acaba, aliás, de sair um almanaque pagão 2011 («No bosque sagrado dos druidas») e o seu coordenador, Alexandre Gabriel, vai estar em directo.

«A Tradição Druídica é antiga e representa uma das fontes de inspiração da Tradição Espiritual do Ocidente. Mas, embora seja antiga, é tão relevante e viva hoje como sempre foi. Todas as espiritualidades crescem e mudam - e o Druidismo também mudou - e vive agora um Renascimento»

(outros programas sobre o tema: Runas, Wicca e paganismo)

Publicado por jpmeneses em 12.01.2011

Etiquetas: , ,

Comentar

12 de Janeiro de 2011: uma forma (muito) diferente de fazer voluntariado

15h-16h: já falámos - e vamos continuar a falar - de voluntariado neste programa, mas a proposta de hoje é bem diferente: é voluntariado empresarial, o que significa que algumas empresas, neste caso a IBM, dispensam os seus funcionários para estes fazerem voluntariado em locais tão diversos como o Gana, a Tanzania, a Roménia, as Filipinas ou o Vietname.

O nosso convidado de hoje, Pedro Gonçalves Ferreira, trabalha na IBM em Portugal e esteve durante cerca de um mês no Sri Lanka. Vamos ouvi-lo contar o que lá fez, porque foi e como funciona este Corporate Service Corps da IBM.

(o Pedro é meu primo e quando me contou que tinha acabado de chegar do Sri Lanka, neste contexto de voluntariado não resisti a pedir-lhe que viesse à rádio partilhar).

 

Publicado por jpmeneses em 11.01.2011

Etiquetas: , ,

Comentar

11 de Janeiro de 2011: finalmente (quase) uma esperança para os doentes com paramiloidose

15h-16h: Finalmente há uma esperança para quem sofre de paramiloidose (ou doença dos pezinhos).Chama-se Tafamidis, entre outros países, já está à venda em Portugal e, apesar de já estar à venda em França, aguarda ainda decisão de entrada na generalidade da Europa, incluindo Portugal: nos primeiros ensaios clínicos participaram 128 doentes de 6 países, sendo que 60% eram portugueses (Portugal é o país do mundo com mais casos) e o medicamento travou a progressão da doença em 60% dos casos. Aos doentes portugueses que participaram nos ensaios, foi colocada a possibilidade de participarem numa extensão do ensaio clínico, ou seja, continuarem a tomar a terapêutica. A grande maioria (senão a totalidade) aceitou, com a perspectiva de passado algum tempo o medicamento estar disponível/comparticipado pelo Serviço Nacional de Saúde (o que ainda não acontece). E porque ainda não é comparticipado, muitos doentes que, por alguma razão, não entraram no ensaio, não têm possibilidade de tomar o medicamento (trata-se da única opção terapêutica).

Ao todo calcula-se que haja 1500 pessoas com paramiloidose em Portugal. 

Teresa Coelho foi a investigadora principal do ensaio clínico e a pessoa que segue mais doentes em todo o mundo. É a responsável da unidade clínica de paramiloidose do Hospital de Santo António, no Porto, considerado o centro de referencia no tratamento da doença, e vai estar em estúdio.

(outros programas sobre paramiloidose

Publicado por jpmeneses em 10.01.2011

Etiquetas: , , ,

2 comentário(s)

10 de Janeiro de 2011: desporto e café - ligam?

15h-16h: No mês passado houve em Lisboa a Reunião Internacional sobre "Café, Cafeína e Desporto", que reuniu especialistas nacionais e internacionais que se dedicam a investigar a relação entre o café, a cafeína e do desporto.

«É sabido que o consumo de cafeína melhora o desempenho físico e reduz o cansaço em atletas que praticam modalidades desportivas de endurance. Quem não se lembra do Boavista campeão nacional (2000-2001) com a "ajuda" do café?»

Um dos especialistas com mais trabalho nesta área é Paulo Armada da Faculdade de Motricidade Humana, na Universidade de Lisboa, que vai estar em estúdio.

Publicado por jpmeneses em 07.01.2011

Etiquetas: ,

1 comentário(s)

7 de Janeiro de 2011: falta pouco para conhecer todos os países do mundo

15h-16h: O nosso convidado de hoje está prestes a visitar todos os países do mundo! «Nuno Lobito nasceu em Lisboa em 1965. Fez o curso de fotografia na AR.CO.
Com a sua Leica, viajou por mais de 150 países. Publica regularmente reportagens fotográficas em revistas nacionais e estrangeiras
»

«A dez países de completar esta minha grande viagem, apresento um conjunto de fotografias únicas que refletem esse percurso. São cerca de 100 países retratados em 150 imagens»

Nuno Lobito vai estar em estúdio.

(outros super viajantes que estiveram neste programa: João Paulo Peixoto e Adriano Silva)

Publicado por jpmeneses em 06.01.2011

Etiquetas: , ,

1 comentário(s)

6 de Janeiro de 2011: a imagem que temos do que comemos (e da nossa saúde)

15h-16h: mais um programa sobre obesidade, desta vez numa perspectiva diferente das que temos abordado: que percepção, que ideia temos da alimentação que fazemos, da obesidade, da nossa saúde?

Rui Poínhos, nutricionista, investigador e colaborador da Sociedade Portuguesa de Ciências da Nutrição e Alimentação, tem realizado diversos trabalhos nesta área e vem ao programa partilhar esses conhecimentos.

Publicado por jpmeneses em 05.01.2011

Comentar

5 de Janeiro de 2010: uma cápsula que substitui a colonoscopia, sem dor

15h-16h: fazer uma colonoscopia (instrumento de diagnóstico essencial na detecção, por exemplo, do cancro do intestino, um dos mais mortíferos em Portugal) é um pesadelo para muitos.

Por isso, o cenário em que se toma uma cápsula video com um copo de água, e essa cápsula regista até 35 fotos por segundo em alta definição, pode mudar a forma como se aborda a colonoscopia. Trata-se de um método não invasivo, isento de risco e com uma capacidade de visualização semelhante à da colonoscopia (com este método, a colonoscopia só será necessária se houver polipos para tirar, o que significa que apenas 20 por cento das pessoas terá de se submeter à intervenção invasiva).

Nobre Leitão, director clínico do Hospital dos Lusíadas, que já usa este método, vai estar em estúdio.

Publicado por jpmeneses em 04.01.2011

Etiquetas: , , ,

Comentar

4 de Janeiro de 2011: o veterinário, viajante e voluntário

15h-16h: «A 30 de Junho de 2008 abandonou o seu emprego, alugou a casa e iniciou uma viagem à Volta do Mundo que completou em Dezembro de 2009. No final de Janeiro de 2010 partiu para Moçambique onde é actualmente Professor Voluntário no Instituo Agro-pecuário do Gurúe, Zambézia».

É este o nosso convidado de hoje.

vamos conhecer João Oliveira, o seu percurso, as suas viagens e o seu trabalho como voluntário na Zambézia.

Publicado por jpmeneses em 03.01.2011

Etiquetas: , , ,

Comentar

arquivo de emissões

PUB
PUB