sobre o autor
Jornalista desde 1986. Na TSF desde 1991. No Mais Cedo ou Mais Tarde desde 2006. Nasci em Lisboa mas vivo e sou de Vila do Conde. Dou aulas de jornalismo e crio bonsais.

contacte-nos

Mais cedo ou mais tarde, as suas ideias podem dar um programa de rádioSugira alguém que pode vir a ser entrevistado (ou sugira-se a si próprio); respondemos sempre, quer aceitemos ou não a sua sugestão (e nesse caso explicamos porquê).

maiscedo@tsf.pt

pesquisa

Quinta temporada no ar desde 20 de Setembro de 2010. Porque continua a haver outras pessoas e outras ideias que podem ser notícia. E são, de segunda a sexta na TSF, entre as 15h e as 16h

2 de Julho de 2011: uma viagem espiritual à Amazónia peruana [ÚLTIMO PROGRAMA]

[este programa, gravado há cerca de um mês, iria ser emitido a 30 de Junho; porque o Mais Cedo ou Mais Tarde terminou entretanto, vai ser transmitido entre as 14h e as 15h de 2/7/2011]

14h-15h: Deva Shamin, a convidada de hoje, organiza regularmente viagens à selva amazónica peruana, «num mergulho profundo dentro da natureza do ser humano».

Deva explica-nos o que são essas viagens e com que objectivos/resultados.

Vamos também conhecer o seu percurso, interesses e outras actividades, a partir da serra algarvia (de onde gravámos, via skype, este programa).

Publicado por jpmeneses em 30.06.2011

Etiquetas: , ,

4 comentário(s)

Cinco anos depois, o fim

(hoje e amanhã ainda deveria haver programa, mas por causa do debate do orçamento de Estado, hoje, e da emissão especial dos 20 anos da TSF no Porto, a conversa de 29/6/11 foi a última)

Gostaria de aproveitar este momento para agradecer a todos aqueles que ajudaram a fazer o programa - e muitos dos programas resultaram de propostas de ouvintes (de outra forma nunca os conheceria ou nunca chegaria a eles, porque o objectivo sempre foi, desde Setembro de 2006, falar do que não é mas podia ser notícia).

 

 

 

Publicado por jpmeneses em 29.06.2011

2 comentário(s)

29 de Junho de 2011: uma alternativa ao capitalismo e ao comunismo (PROUT)

15h-16h: numa altura em que cada vez mais pessoas questionam os dois actuais modelos económicos (capitalismo e comunismo), faz sentido conhecermos uma alternativa que procura o desenvolvimento físico, mental e espiritual da humanidade. O seu objectivo é o estabelecimento em Portugal da democracia económica baseada no modelo socio-económico de PROUT.

Chama-se PROUT, sigla usada internacionalmente para designar a Teoria da Utilização Progressiva, uma filosofia socioeconômica elaborada para promover o desenvolvimento físico, mental e espiritual dos seres humanos. O objetivo de PROUT é prover as orientações necessárias à implementação de
uma sociedade humana verdadeiramente progressista
.

Em estúdio vai estar Miguel Dantas, astrólogo e formador; é membro da Ananda Marga, e da coordenação-geral do projecto PROUTugal.

(o pretexto para esta conversa é a próxima edição da Feira Alternativa na cidade do Porto, que se realiza no Palácio de Cristal, dias 8, 9 e 10 de Julho, onde também estará o projecto PROUT da Ananda Marga)

 

Publicado por jpmeneses em 28.06.2011

Etiquetas: , , ,

2 comentário(s)

28 de Junho de 2011: deram a volta a ao mundo (literalmente!)

15h-16h: não é a primeira vez que estão no programa viajantes que deram a volta ao mundo (aqui, aqui, aqui ou aqui, entre outros exemplos). Mas o Rui Correia e o Jorge Alves fizeram-no literamente, como se pode ver aqui: de Lisboa à Rússia, do Japão à Antártida, das Maldivas aos Estados Unidos.

Durante um ano (a partir de 24 de Junho do ano passado) tentaram evitar o avião, optando por locais menos conhecidos e por isso menos turísticos.

O Rui e o Jorge vão estar em estúdio para nos contarem como foi e o que viram.

Publicado por jpmeneses em 27.06.2011

Etiquetas: , , ,

Comentar

27 de Junho de 2011: cinco anos como voluntário na Guiné-Bissau

15h-16h: António Alves, licenciado em Sociologia e mestre em Extensão e Desenvolvimento Rural, chegou a Canchungo na região guineense de Cacheu em Setembro de 2006, como técnico-formador-voluntário de uma ONG portuguesa (no âmbito da Cooperação Portuguesa).

Desde essa altura António Alves tem vindo a desenvolver um projecto que começou por ser meramenrte escolar mas que hoje passou essas fronteiras: em co-autoria com um professor  do liceu local, iniciou o programa semanal Andorinha na Rádio Comunitária Uler A Baand, que tem como objectivo a promoção da Língua Portuguesa e da Cultura em Língua Portuguesa. De imediato, conta António Alves, jovens estudantes tomaram a iniciativa de se organizarem em bankada*, para ouvirem o programa Andorinha e “praticarem a oralidade e ultrapassarem o receio de falarem em português”! A 24 de Abril a Bankada Andorinha em Canchungo na Guiné-Bissau completou três anos de surgimento e realização de diversas actividades em prol da promoção da Língua Portuguesa e da Cultura em Língua Portuguesa.

 E desde 2009-2010 lidera o projecto Andorinha – Promoção da Língua Portuguesa e da Cultura em Língua Portuguesa – um intercâmbio de escolas portuguesas e escolas no sector de Canchungo, Região de Cacheu, Guiné-Bissau.

Vamos conhecer o que faz e porque faz no programa de hoje.

* [Bankada é um grupo informal mas estruturado, sobretudo de jovens, que se juntam num local na rua, para ouvirem rádio – neste caso, o programa Andorinha e para praticarem a oralidade em Língua Portuguesa.]

Publicado por jpmeneses em 27.06.2011

Etiquetas: , ,

1 comentário(s)

24 de Junho de 2011: não há programa

Por causa do feriado de S. João, as propostas que podiam ser notícia voltam dia 27 de Junho

(será a última semana de programas, cinco anos depois de tudo ter começado)

 

Publicado por jpmeneses em 21.06.2011

Etiquetas:

Comentar

22 de Junho de 2011: a regressão de memória (e a psicologia da consciência)

15h-16h: ao longo das cinco temporadas deste programa várias vezes se falou em psicologia transpessoal ou da consciência. Estiveram em estúdio diversos especialistas (sobretudo psicólogos) e foram referidas dezenas de técnicas a que recorrem.

Mas o Mais Cedo ou Mais Tarde não podia terminar sem conversarmos com Vítor Rodrigues, provavelmente a maior referência da psicologia transpessoal em Portugal, a par do psiquiatra Mário Simões (foi presidente da European Transpersonal Association e da Associação Luso-Brasileira Transpessoal).

«[é] Doutorado em Psicologia pela Universidade de Lisboa, e Psicoterapeuta desde 1985, recorrendo à abordagem da Psicologia da Consciência (ou Psicologia Transpessoal), que no seu caso pode implicar recurso a Terapia Regressiva, Técnicas de Relaxamento/Hipnose, Técnicas respiratórias, Meditação, Visualização Guiada, entre outras»

Entre os diversos livros publicados por Vítor Rodrigues há um que vamos destacar: Terras de Mentes (sobre o tema da regressão de memória).

Publicado por jpmeneses em 21.06.2011

Etiquetas: , , ,

1 comentário(s)

21 de Junho de 2011: atravessar a Ásia, sozinho.

15h-16h: Durante quatro meses do ano passado Miguel Roque realizou uma viagem solitária pelo continente asiático. A ideia inicial era a de voar para Xangai e alcançar por terra o continente europeu, mas devido a alguns condicionamentos pelo caminho acabou por voar duas vezes (sobre Myanmar e sobre Paquistão).

Ao longo do caminho foi publicando algumas informações, histórias e fotografia do que ia vendo e agora vem ao programa partilhar algumas delas.

Publicado por jpmeneses em 20.06.2011

Etiquetas: , ,

Comentar

20 de Junho de 2011: o culto pagão mais conhecido (o Endovélico)

15h-16h: A peregrinação politeista ao Endovélico realiza-se na Lua Cheia de Julho; por outro lado alguns dos seguidores deste deus pagão aproveitam o solstício do Verão para realizarem cultos (a ponto de se falar em turismo do endovélico).

Com esses pretextos falamos de uma divindade pagã da «Idade do Ferro, venerada na Lusitânia pré-romana. Deus da medicina e da segurança (...) O culto de Endovélico sobreviveu até ao século V, até que o cristianismo se espalhou na região».

Isobel Andrade, da Associação Cultural Pagã, vai estar em estúdio para nos falar do significado do Endovélico.

Publicado por jpmeneses em 17.06.2011

Etiquetas: , , , ,

2 comentário(s)

17 de Junho de 2011: a pior doença do mundo? (Esclerose Lateral Amiotrófica)

15h-16h: Aproxima-se o dia 21 de Junho, dia internacional de sensibilização para aquela que é descrita muitas vezes como a pior doença do mundo - a esclerose lateral amiotrófica.

O físico Stephen Hawking sofre com esta doença e José Afonso morreu de ELA, «uma doença paralítica progressiva e fatal, causada por uma degeneração dos neurônios motores do córtex cerebral, tronco encefálico e medula espinhal».

Em estúdio vai estar a Anabela Pinto (Professora de Medicina Física e de Reabilitação na Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa), do Conselho Cientifico da APELA; Anabela Pinto é responsável, entre outras actividades, pela reabilitação dos doentes da consulta de DNM/ELA.

 

Publicado por jpmeneses em 16.06.2011

Etiquetas: , , ,

4 comentário(s)

16 de Junho de 2011: quem tem medo de ir de férias (e porquê)?

15h-16h: um estudo antigo referia que uma percentagem bastante elevada de pessoas (perto de 40%) não queria ir de férias com medo de não ter trabalho quando regressasse. Por outro lado há as pessoas que vão de férias e pensam: e se (não) precisam de mim?  E há também aqueles para quem passar tanto tempo com a familia (24horas, durante sete dias) pode ser muito doloroso (mesmo que digam o contrário...). «Férias, sim, mas não é por isso que não deixam de ser uma fonte de stress, por implicarem na necessidade de nos adaptarmos: ao novo ritmo de sono e de alimentação, à mudança de local, ao convívio condensado com quem nos desabituámos de lidar na correria dos dias em que sobra stress e faltam horas, no confronto com expectativas sociais que idealizam capacidades relacionais e exigem físicos de excepção. Estou a exagerar? Então porque é que os psicólogos são tão solicitados no Verão, incluindo Agosto?»

NO Canadá cerca de 25% das pessoas não goza(va)m a totalidade dos dias de férias, deixando 34 milhões de dias por ano por gozar!

Vamos falar da fobia das férias, que tem a ver com insegurança, incerteza e também com "workaholismo". Em estúdio vai estar Lúcio Lampreia, agora na Unexpected.

(e ainda há a síndrome pós-férias!)

Publicado por jpmeneses em 15.06.2011

Etiquetas: ,

Comentar

15 de Junho de 2011: o poder dos sonhos (em busca da felicidade)

15h-16h: a Associação Terra dos Sonhos está a realizar um estudo com o objectivo de perceber o impacto dos sonhos nas crianças, familiares e profissionais de Saúde. Realizar os sonhos de quem tem, por exemplo, cancro pode ter consequências na família e profissionais que lidam com a criança. O objectivo final será a implementação de um programa de felicidade em Portugal. Em estúdio vai estar Joana Ribeiro de Carvalho, área de R&D da Associação Terra dos Sonhos. Os primeiros resultados serão apresentados no Congresso Internacional de Psicologia Positiva nos EUA, mas vamos conhecer um pouco mais no programa de hoje.

[A Terra dos Sonhos no Mais Cedo ou Mais Tarde]

Publicado por jpmeneses em 14.06.2011

Etiquetas: , ,

1 comentário(s)

14 de Junho de 2011: a magia da cura pelas mãos

15h-16h: Carlos Campos distingue-se pelo tipo de iniciativas que organiza, pelos workshops que vai propondo com grande regularidade: Viagem ao Encontro do Teu Guia Interno, Doze Revelações da Consciência, Magia da Cura pelas Mãos, Falar com Deus...As Oito Caixas e O Poder do Avatar é Aqui e Agora...Hoje Decidi Amar-me e ser Feliz.

«Quando procurava um caminho espiritual, [Carlos] foi levado a viajar para fora deste espaço que temporariamente ocupamos, e aí descobriu novas energias, formas e cores assim como a alegria, o Amor e a Paz. Passou para o papel essas suas viagens com os seus “Amigos”, e dessas experiências surge o seu primeiro livro “Contacto com o Meu Guia”. (...) Ele diz que é um ser que veio a este espaço e tempo evoluir a consciência através das suas experiências de Vida, das suas intermináveis formas de Vida, e acrescentar algo ao Universo de forma única. E afirma, que somente isso o acompanha no seu regresso a “Casa”»

Carlos Campos vai estar em estúdio para nos falar do seu percurso, do trabalho que faz regularmente  (sobretudo da Meditação com Visualização Criativa) e das suas ideias. 

Publicado por jpmeneses em 13.06.2011

Etiquetas: ,

Comentar

13 de Junho de 2011: deram a volta à Índia num side-car

15h-16h: Durante 5 meses, duas pessoas, numa mota com sidecar, percorreram a Índia, em aproximadamente 8000kms. A ideia é simples: DAR A VOLTA. Dar a volta à Índia, às nossas vidas, à nossa maneira de pensar, à nossa maneira de viver, à nossa maneira de namorar, à nossa maneira de estar, ao tempo, sem horas marcadas e sem bilhete de regresso. Simplesmente não queremos voltar ao mesmo sítio, por isso, fizemos deste sonho a nossa realidade. Escolhemos fazer isso. E aqui estamos. Prontos para percorrer a nossa (des)conhecida Índia de sidecar

Regressados há poucos dias, Inácio Rozeira e Helena Pimentel (Leninha) vão contar - como foram fazendo no facebook, aliás, todos os detalhes, experiências e emoções (de que se destaca a história da Kashi, a cadela que querem trazer para Portugal).

O Inácio Rozeira é um dos mais experientes líderes Nomad. Dedica-se a tempo inteiro às viagens, repartindo o seu tempo entre as suas próprias deambulações e as viagens com grupos no Peru e na Índia.

Publicado por jpmeneses em 09.06.2011

Etiquetas: , , , ,

Comentar

9 de Junho de 2011: a maior especialista em dislexia

15h-16h: Ana Paula Vale criou em 2005 a primeira unidade de diagnóstico e tratamento da dislexia numa universidade portuguesa, no caso a UTAD. Ao longo dos anos, Ana Paula Vale tem vindo a especializar-se na matéria e é autora do primeiro estudo sobre a prevalência desta síndrome em crianças portuguesas (um dos objectivos desse estudo foi ajudar os professores a “terem noção desta realidade e de que que numa turma com 20 alunos, há probabilidade de um deles ser disléxico, pelo que têm de saber lidar com isso”).

Pelo seu trabalho e percurso, Ana Paula Vale foi escolhida pela direcção do “Ciência Hoje” para receber, na categoria de “Ciências Sociais e Humanas”, o “Prémio Seeds of Science” 2011.

Ana Paula Vale vai estar em directo [esta conversa era para se realizar antes da entrega do prémio do Ciência Hoje, mas tal não foi possível, por limitações da nossa agenda].



 

Publicado por jpmeneses em 08.06.2011

Etiquetas: , , ,

Comentar

8 de Junho de 2011: 1001 razões (ou mais...) para gostar de Portugal

15h-16h: José Carlos Abrantes, docente e investigador universitário na área da comunicação, juntou 1001 razões (são mesmo 1001!) (...) que são genericamente reconhecidas como factores positivos para gostar de Portugal.

Antes do Dia de Portugal, José Carlos Abrantes vem ao programa falar-nos dessas e de outras razões para gostar do nosso País.

Publicado por jpmeneses em 07.06.2011

Etiquetas: , ,

Comentar

7 de Junho de 2011: Carlos Tê conta como escreve as letras que tantos cantam

15h-16h: uns dias antes de mostrar no CCB (parte d)a sua obra, Carlos Tê vem contar-nos como é que faz as letras que tantos cantam.

Não é, aliás, a primeira vez que letristas vêm ao programa explicar-nos esse fascinante processo de construção (Tiago Torres da Silva e Pedro Malaquias já cá estiveram). Carlos Tê será, provavelmente, o mais conhecido letrista português (além disso, é escritor e cantor)

Publicado por jpmeneses em 06.06.2011

Etiquetas: ,

1 comentário(s)

6 de Junho de 2011: mudar a lei para acabar com a comida que vai para o lixo

15h-16h: «Todos os dias incontáveis refeições completas são deitadas fora nos refeitórios das empresas (para não falar em supermercados, restaurantes, etc.).
Ao mesmo tempo - e com tendência para piorar -, muitos portugueses têm fome..! Mas uma Norma Europeia de 2002, a isso obriga. Essa lei terá sido criada com boas intenções mas perdeu de vista o mundo real
»

Contra isto manifesta-se António Costa Pereira, que lançou, através da Internet, uma Petição Pública chamada Desperdício Alimentar: «Uma lei tem que ter um carácter minimamente humano, pois existe de e para os homens. Tem que se encontrar uma solução técnica, para que esta situação não continue a acontecer».

António Costa Pereira vai estar em directo para nos contar o que já fez e o que já conseguiu.

Publicado por jpmeneses em 03.06.2011

Etiquetas: , ,

1 comentário(s)

3 de Junho de 2011: viajar por todo o mundo, a fotografar

15h-16h: Victor Costa é fotógrafo há 15 anos e ao longo dos anos tem passado pelos mais interessantes fenómenos da natureza para os fotografar (por terra, mar ou ar).

Para além das viagens que faz em Portugal (incluindo Açores), viaja com outras pessoas para diversos locais de Espanha (Picos da Europa, Cuenca ou Ilhas Cíes), Itália, Islândia, Marrocos, Jordânia, Noruega, Amazónia (Colômbia), Namíbia, Botsuana, Índia ou Nepal.

Além de fotógrafo profissional, Victor Costa é formador do Instituto Português de Fotografia e desenvolve, desde 2002, o 1º projecto que surgiu em Portugal a associar o gosto da fotografia pela adrenalina da viagem, criando assim o Fotoadrenalina

Publicado por jpmeneses em 02.06.2011

Etiquetas: , , ,

Comentar

2 de Junho de 2011: como e em quê as crianças ocupam o tempo

15h-16h: As crianças quase não realizam tarefas domésticas, mas as raparigas ocupam mais do seu tempo a preparar as refeições e a arrumar a casa; enquanto isso, os rapazes praticam desporto. Estas são apenas duas das muitas conclusões a que chegou o psicólogo Victor Teixeira na sua tese de doutoramento  "O Uso do Tempo e o Desenvolvimento das Competências Sociais em Crianças em Idade Escolar".

«Ao fim-de-semana as crianças portuguesas dormem até mais tarde e passam as manhãs a ver televisão e a jogar jogos electrónicos; nos restantes dias, levantam-se cedo mas continuam a deitar-se tarde; dormem cada vez menos à semana, e mais ao fim-de-semana, parecendo querer compensar uma semana mais activa e com menos tempo de sono»

Victor Teixeira, psicólogo e docente universitário, vai estar em directo.

Publicado por jpmeneses em 01.06.2011

Etiquetas: , , ,

1 comentário(s)

1 de Junho de 2011: as crianças e o dinheiro

15h-16h: devem as crianças começarem a relacionar-se cedo com o dinheiro ou só quando forem mais crescidas e tiverem outra capacidade de compreender o que significa?

Questões como perceber o valor das coisas (as semanadas ou as mesadas) e que noções financeiras devem os os pais transmitir; como poupar ou como investir, mas sobretudo como falar sobre dinheiro - eis alguns dos tópicos para uma conversa com Susana Albuquerque.

Susana Albuquerque é secretária-geral da ASFAC – Associação de Instituições de Crédito Especializado. É colaboradora regular da SIC Mulher e autora das rubricas Afinal de Contas e Contas em Dia nos programas Mundo das Mulheres e Mais Mulher; é responsável pelos programas de educação financeira da ASFAC.

 

Publicado por jpmeneses em 31.05.2011

Etiquetas: , ,

1 comentário(s)

31 de Maio de 2011: o cancro na boca (um dos menos conhecidos)

15h-16h: o Grupo CESPU – Cooperativa de Ensino Superior Politécnico e Universitário promoveu recentemente um rastreio de cancro oral gratuito, uma iniciativa pioneira, uma vez que muito pouco se tem feito nesta área.

 O cancro oral tem vindo a aumentar em todo o mundo. Na Europa, Espanha e Portugal são dos países com mais incidência desta patologia (segundo os últimos números disponíveis, em 2008, estimava-se que tenham ocorrido 1025 novos casos de cancro da cavidade oral no nosso país). O cancro oral é uma doença com origem na proliferação de células malignas (tumor maligno ou cancro) nas várias áreas da boca (lábios, língua, pavimento da boca, gengiva, palato, mucosa bucal). Os locais mais atingidos são o lábio, língua e pavimento da boca. Mais de 75 por cento dos casos detectados de cancro oral estão relacionados com o tabaco e abuso de álcool, principalmente quando utilizados em simultâneo.  

 

Em estúdio vai estar Luís Monteiro, médico dentista da CESPU e um dos organizadores do rastreio, que nos trará resultados dessa iniciativa.  

 

Publicado por jpmeneses em 30.05.2011

Etiquetas: , , ,

1 comentário(s)

30 de Maio de 2011: o teatro ao serviço da transformação do ser humano

15h-16h: A 'Acção - Teatro' é uma maneira de incentivar a pensar criticamente sobre um problema social. É também uma maneira de criar uma apresentação interactiva sobre um tema ou divulgar ou aprofundar o trabalho que está a ser feito. Uma ferramenta para examinar o processo de percepção e da sua resposta, trazendo à consciência os pensamentos, os preconceitos, as obsessões, os medos. Uma combinação da capacidade de observar e de reflectir (própria do espectador) mas que nos restitui também a de agir nas situações que vemos (típica do actor), não reduzindo a realidade àquilo que existe, mas abrindo-a às possibilidades que sempre tem de ser diferente. A visão da Acção Teatro é permitir aos participantes de qualquer idade, desde os espectadores aos "actores", criar, estimular o imaginário, celebrar a sua língua e a sua cultura, bem como exprimir as suas preocupações e as suas esperanças sobre o seu lugar público, através do teatro.

O nosso convidado tem realizado formações na área da Acção Teatro e a próxima é em Esposende. «Em 1991/2, Rui Borges tem o primeiro contacto com o modelo, através da acção de formação “Action Theatre”, na Semana Europeia de Prevenção da Toxicodependência, com Mado Chatelein Le Penec, inserido no programa “Contigo vais longe”. Após essa data, Rui Borges tem aplicado este modelo no âmbito de consultas privadas e no projecto, “ Informar para agir”  (INFORMAGE /EU-98/99), dirigido a questões de exclusão social juvenil e adolescente».

Rui Borges é psicólogo clínico e vai estar em directo.

(O Acção-teatro tem ligações ao Teatro do Oprimido, de que falámos aqui no ano passado)

Publicado por jpmeneses em 27.05.2011

Etiquetas: , ,

Comentar

27 de Maio de 2011: um pescador-biólogo (ou biólogo-pescador?)

15h-16h: o percurso de André Dias é insólito. Filho de pai pescador no Algarve, licenciou-se em biologia, enquanto era ele próprio pescador.

Vamos conhecer as suas ideias e projectos (quer continuar a ser pescador, agora que é biólogo?) e de que forma um pescador formado em biologia marinha pode fazer uma pesca diferente.

(O André vai estar nos estúdios da Rádio Universitária do Algarve, a quem agredecemos a colaboração)

Publicado por jpmeneses em 26.05.2011

Etiquetas: , ,

2 comentário(s)

26 de Maio de 2011: um cientista português na vanguarda da investigação do cancro do colo do útero

15h-16h: é português um dos maiores especialistas mundiais no Papiloma Virus HumanoRui Nobre foi responsável pela descoberta, isolamento e sequenciação completa do genoma de um vírus humano – Papilomavirus 108 - e venceu o Prémio Bluepharma/Universidade de Coimbra 2010 com a sua tese de doutoramento intitulada “Descodificando o papel do Papilomavírus Humano no desenvolvimento do cancro do colo uterino: nova perspectiva filogenética e novos conceitos patogénicos”.

Rui Nobre desenvolveu e conseguiu a validação clínica de uma tecnologia eficaz e de baixo custo, que permite detectar, com elevada sensibilidade, todos os tipos de HPV’s, identificar o tipo específico de vírus e classificá-lo de acordo com o seu risco oncogénico. De acordo com Rui Pereira Nobre, esta tecnologia “contribui para uma melhoria significativa nos cuidados de saúde, uma vez que permite ao clínico identificar, numa fase precoce e assintomática, as mulheres que realmente apresentam um risco acrescido para o desenvolvimento do cancro”.

Investigador em pós-doutoramento no Centro de Neurociência e Biologia Celular da Universidade de Coimbra, Rui Nobre recebeu em 2007 o Prémio BES Revelação e foi vencedor dos Concursos Nacional de Inovação BES, em 2007 e Nacional de Bioempreendedor, em 2006. É autor de três artigos científicos em revistas científicas de alto factor de impacto e registou nos EUA dois pedidos de patente internacional.

Publicado por jpmeneses em 25.05.2011

Etiquetas: , , ,

Comentar

25 de Maio de 2011: três pessoas suicidam-se por dia em Portugal; é possível prevenir?

15h-16h: O suicídio é responsável todos os anos por mais de mil mortes em Portugal – uma morte de 8 em 8 horas – e mais de 50.000 mortes na Europa. Em todo o Mundo, por dia morrem 3.000 pessoas por suicídio. Por cada suicídio estima-se que mais 20 pessoas façam uma tentativa de suicídio.

Portugal, através de um projecto que decorre no concelho da Amadora, está na linha da frente da prevenção do suicídio na Europa (estudo que decorre em simultâneo em regiões da Alemanha, Hungria e Irlanda)

O estudo chama-se OSPI-Europe – Optimização de Programas de Prevenção do Suicídio e sua Implementação na Europa, é um projecto da Aliança Europeia Contra a Depressão, e em Portugal é coordenado por uma equipa do Departamento de Saúde Mental da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa.

Um ano depois do projecto ter começado a ser implementado em Portugal já há resultados, que vamos conhecer com a ajuda do médico psiquiatra Ricardo Gusmão, professor da Faculdade de Ciências Médicas e Coordenador Nacional da Aliança Portuguesa Contra a Depressão e do Estudo OSPI-Europe.

Publicado por jpmeneses em 24.05.2011

Etiquetas: , , ,

Comentar

24 de Maio de 2011: um viajante que guia outros viajantes (no Irão)

15h-16h: já estiveram muitos viajantes neste programa (e outros ainda vão estar), sendo que muitos o fizeram por paixão enquanto outros (uma minoria) o fazem também por profissão.

Filipe Morato Gomes é hoje um viajante profissional (depois de, em 2007, aqui ter estado, ainda em busca desse sonho) e trabalha para a Nomad. «Viaje para o Irão na companhia de Filipe Morato Gomes e deixe-se surpreender por uma terra de gente hospitaleira e cidades surpreendentes como Esfahan, com espaços verdes e arquitectura deslumbrant

O Filipe, que levou para esta viagem alguns outros viajantes, está de partida para uma nova visita ao Irão.

Antes, regressa ao programa, acompanhado por um desses viajantes.

Publicado por jpmeneses em 23.05.2011

Etiquetas: , ,

Comentar

23 de Maio de 2011: construir jogos de tabuleiro de estratégia

15h-16h: Actualmente se perguntarmos à maioria dos portugueses sobre jogos de tabuleiro, as respostas mais frequentes que iremos obter serão algo como “ah, Monopólio!” ou então “hum, jogos tipo xadrez?”. De facto, a grande maioria desconhece por completo os jogos de tabuleiro modernos, e isto tanto mais quanto nos afastarmos das grandes cidades portuguesas.

A verdade é que existem milhares de novos jogos de tabuleiro e de estratégia, sobre os mais variados temas.

O Vinho é um deles, com a curiosidade de ter sido criado por um português, Vital Lacerda, designer de profissão e amante de jogos de tabuleiro (outro jogo de Vital Lacerda é o CO2). Lacerda vai estar em estúdio.

(Existe em Portugal uma empresa que cria, produz e distribui jogos de tabuleiro sobre temas portuguesa, a MesaBoardGames)

Publicado por jpmeneses em 20.05.2011

Etiquetas: ,

3 comentário(s)

20 de Maio de 2011: dieta adventista (dos Adventistas do Sétimo Dia), já ouviu falar?

[quarto e último programa dedicado ao tema da obesidade e alimentação]

 15h-16h: «Desde os anos de 1860 os adventistas do sétimo dia têm praticado oito segredos de saúde que reduzem seu risco de doença cardíaca e câncer as duas mais importantes causas de morte prematura. Ao manter esses dois assassinos encurralados, os adventistas do sétimo dia desfrutam melhor saúde e vida mais longa do que a população em geral».

Embora em rigor não haja apenas uma dieta adventista (porque há mais do que uma perspectiva desta dieta, desde as vegetarianas às que incluem alguma carne), vamos conhecer os seus princípios fundamentais e ouvir falar nos benefícios que dela resultam (menor mortalidade, maior longevidade, sobretudo a partir do caso de Loma Linda, na Califórnia).

Em estúdio vai estar Emanuel Gomes Esteves, especialista em Medicina Geral e Familiar, com formação pós-graduada, nomeadamente, em Nutrição Vegetariana (Gland, Suíça e Loma Linda, Califórnia, Estados Unidos). Ele é director do Departamento de Saúde e Temperança da União Portuguesa dos Adventistas do 7º Dia.

Publicado por jpmeneses em 19.05.2011

Etiquetas: , ,

Comentar

19 de Maio de 2011: ajudar quem tem problemas alimentares (anorexia, bulimia e perturbação de ingestão alimentar compulsiva)

[terceiro programa dedicado ao tema da obesidade e alimentação]

15h-16h: alguns psicólogos da Universidade do Minho lançaram um programa para ajudar pessoas com problemas alimentares; trata-se de um programa de ajuda personalizado e confidencial para pessoas com problemas de alimentação, nomeadamente a anorexia, a bulimia e a perturbação de ingestão alimentar compulsiva. Especializada na intervenção em problemas do comportamento alimentar, a equipa já desenvolveu diferentes planos interventivos direccionados para as necessidades de cada paciente. “Esta é uma forma simples, gratuita, individual e anónima de ajudar pessoas com problemas de alimentação”, certifica Eva Conceição, uma das psicólogas do grupo.

(Os interessados podem dirigir-se ao Serviço de Psicologia, da Escola de Psicologia, no Campus de Gualtar, em Braga, ou marcar consultas através do e-mail comportamentoalimentar@gmail.com)

Esta iniciativa dirige-se essencialmente a indivíduos com dificuldades em controlar e manter uma alimentação equilibrada, mostrando-se constantemente preocupados com o corpo e a forma corporal. 

Em estúdio vai estar Paulo Machado, coordenador do programa de ajuda personalizada para pessoas com problemas de alimentação (ele que é professor catedrático da Escola de Psicologia da Universidade do Minho, em Braga, e director do Centro de Investigação em Psicologia da U. Minho; em 1993, concluiu o doutoramento em Psicologia Clínica, na Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos da América).

Publicado por jpmeneses em 18.05.2011

Etiquetas: , , , , , ,

1 comentário(s)

arquivo de emissões

PUB
PUB