MD#403 - Baterias menoes explosivas

Foi preciso a Administração Federal para a Aviação preocupar-se a sério com o risco das baterias de telemóveis e computadores que explodem sem mais nem menos para aparecer uma nova tecnologia. Mas já lá vamos. Antes, explicar sucintamente que (um) tem havido mais relatos de baterias que explodem, sejam de telemóveis sejam de computadores; (dois) o número tende a aumentar porque o número de utilizadores destas coisas também está a crescer e porque (três) os investigadores estão a conseguir obter autonomias cada vez melhores das baterias sem lhes aumentar muito o tamanho.

Ora, o organismo que regula a aviação norte-americana (voltou) a abordar o assunto, e com razão, já que quando uma coisa destas acontece em pleno voo, as consequencias podem ser dramáticas.

Tudo isto para dizer que na Ilha Formosa, engenheiros conceberam uma tecnologia que pode ser aplicada às baterias e o risco de explosão ou autocombustão é seriamente diminuido. Coisa boa portanto. Já está patenteado e a partir do início do próximo ano começam a aparecer as primeiras baterias mais preocupadas com a segurança.

Publicado por ruitukayana em 27.11.2009

Etiquetas: ,

sem comentários

Fitbit Aria



PUB

O Mundo Digital: Tecnologia fresquinha, todos os dias passa na TSF por volta das 14:18.

Este blogue, escrito por Rui Tukayana, acompanha e complementa o programa. Sugestões, críticas e spam: mundodigital@tsf.pt.

No Mundo Digital usamos os tags/etiquetas para melhor catalogar as notícias. Ficam aqui algumas sugestões para as mais interessantes.

Subscrever Podcast Subscrever Podcast via iTunes

PATROCÍNIO