Dezembro 2009 - Posts

MD#422 - As Perguntas Mais Perguntadas

Publicado por ruitukayana em 30 de Dez de 2009

Muitos sites têm uma secção de FAQ. Frequently Asked Questions. As Perguntyas Mais Frequentes. As questões de que hoje se fala nada têm a ver com isso. São as perguntas que os americanos e outros falantes de inglês mais vezes arriscam fazer no website ask.com.

Em 2009 as mais frequentes podem ser vistas aqui. Algumas não lembram nem ao diabo.

Comentar

Partilhar

MD#421 - Top 10 dos Filmes Piratas

Publicado por ruitukayana em 29 de Dez de 2009

Estar na lista dos 10 filmes mais pirateados do ano deve ter um sabor um pouco agridoce. É sinal que são conhecidos e que fizeram muito dinheiro (ok, mais uns do que outros) e também que podiam ter feito muito mais. Muito, muito, muito mais.

Os dois primeiros, Star Trek e Transformers 2 foram downloadados mais de dez milhões de vezes. O terceiro, RocknRolla andou lá pertinho.

Por mim, confesso que adorei o que ficou em quarto.

 

Comentar

Partilhar

MD#420 - O Projecto Natal

Publicado por ruitukayana em 29 de Dez de 2009

Como de costume a revista Time publicou a uma lista onde figuram as Invenções do Ano. Para a revista Time, claro está.

Vale a pena conhecer os destacados.

No topo da lista está um foguete espacial, depois vem o atum de viveiro, lá pelo meio aparece a teletransportação, bem ao estilo "beam me up scotty", mas ainda ao nível atómico.Gostei também da ventoinha sem hélices e do funk no youtube, que até foi alvo de um programa há algum tempo aqui no Mundo Digital.

 

Muito interessante para o Mundo Digital, pelo menos nesta quadra natalícia é o Project Natal para a consola XBox. É que se a Microsoft estiver a desenvolver um bom produto, e parece que sim, pode ser que esteja para breve o dia em que nós, com o nosso corpo, vamos controlar os jogos. E assim, finalmente os polegares deixarão de ter utilidade.

Comentar

Partilhar

O papel de parede

Publicado por ruitukayana em 27 de Dez de 2009

Há uns meses atrás, a Microsoft pediu-me a opinião acerca do Windows Mobile 6.5 argumentando que a empresa está muito atenta à opinião dos utilizadores e que é sempre bom saber o que as pessoas pensam.

Ora, o que eu gostaria era que além de ouvirem, também fizessem alguma coisa para corrigir o que está errado. Queixas não faltam.

O que se passa é que a Microsoft decidiu que nos computadores mais fraquinhos, os netbooks que têm direito ao Windows 7 Starter Edition, não se pode mudar o wallpaper, pano de fundo para quem prefere em português.

Ou se gosta do logotipo do Windows e não se leva a mal esta impossibilidade, ou não se gosta, mas vai-te lixar que não podes mudar.

 

Eu repito para ficar mais claro.

Está a ver aquela imagem que aparece no desktop? Não se pode mudar.

Porquê? Não faço a mínima ideia, mas vou perguntar.

 

Entretanto já encontrei uma forma de contornar o problema. O que me preocupa é se não estou a pôr o meu computador em risco ao fazê-lo. Penso que não, mas não seria mais simpático, sra. Microsoft, deixar-nos mudar o wallpaper a nosso bel'prazer sem ter que recorrer a esquemas? Francamente!

 

 

PS:

Neste fórum, pertencente à Microsoft pode ver-se que a opinião dos peritos da Microsoft (MVP's) é que o Windows 7 Starter Edition é muito coxo e não deve ser usado. Também se pode ver algumas pessoas a apagar o ficheiro original, que serve de imagem de fundo, e depois não conseguem mais nada do que um ecrã preto porque a Microsoft protegeu o tal ficheiro.

Se o ridículo matasse...

1 comentário(s)

Partilhar

Desinstalações...

Publicado por ruitukayana em 27 de Dez de 2009

O pai natal deu-me um novo Eee PC da Asus. Um 1005HA Go, pasra ser mais preciso. Estou a tratar das configurações, mas tenho de fazer um pequno intervalo para, aqui no blogue, mandar vir contra a quantidade de programas que me obrigam a desinstalar antes de poder começar a usa-lo como entendo.

A versão de demonstração do Office já lá vai, o Works também. Agora estou a arrancar uma série de traduções ou dicionários para o Office ou lá o que é aquela trampa.

Claro que antes de tudo isso instalei o Firefox.

Comentar

Partilhar

MD#419 - O Fim da Pobreza

Publicado por ruitukayana em 23 de Dez de 2009

A pobreza e a fome são das coisas mais indignas que temos à face da Terra. A luta é inglória, mas há quem se combata para pôr um ponto final em tudo isso. Talvez se todos ajudarem, pode ser que o mundo fique melhor.

Comentar

Partilhar

MD#418 - Ajudar com a mão na massa

Publicado por ruitukayana em 22 de Dez de 2009

Para os mais empreendedores no campo humanitário fica a sugestão de darem um pulo ao site da Oikos ou da Habitat For Humanity e fazerem de trolhas por uma causa justa.

Comentar

Partilhar

MD#417 - Aldeias SOS

Publicado por ruitukayana em 21 de Dez de 2009

Hoje, e em qualquer dia do ano, ajudar as Aldeias SOS com dinheiro, material ou trabalho é sempre uma boa ideia.


Comentar

Partilhar

O Pedido da Ana Sofia

Publicado por ruitukayana em 18 de Dez de 2009

Foi ontem que soube da iniciativa Pai Natal Solidário. Tratei logo de fazer um Mundo Digital sobre o assunto e hoje foi dar continuidade. Passei esta manhã pela principal estação de correios aqui de Aveiro e disseram-me que, tal e qual como no Porto, a adesão tem sido muito boa e já só há uma prenda para dar.

O que a Ana Sofia pediu para este Natal, e na carta ela fez questão de admitir que sabe que é uma prenda cara, foi uma Sony PSP. Com tanta coisa para pedir e com tantos meninos para ajudar, aparece-me uma prenda tão "Mundo Digital" que até me fez pensar se isto será mesmo uma coincidência cósmica ou se é mais qualquer coisa.

Claro que não dá para comprar uma prenda assim tão cara. E percebe-se bem porque é que o pedido da Ana Sofia ficou para último.

Mas daqui faço uma homenagem aos CTT de Aveiro.

O que os funcionários daquela estação de correios fizeram, todos segundo percebi, foi juntar-se para reunir o máximo de dinheiro possível. Neste momento, ainda faltam alguns euros, pelo que quem quiser ajudar à colecta também pode. Na verdade, já falta pouco, mas mesmo que não se chegue à quantia necessária, a Ana Sofia não vai ficar sem a prenda dela. A directora comercial dos CTT de Aveiro compromeu-se a contribuir com o que faltar.

Além de uns euros a mais, tenho a sorte de de vez em quando receber uns jogos para testar. O mais recente foi o Fifa 2010, para PSP, uma consola que nem sequer tenho!

Ora adivinhem lá quem é que vai receber mais esta prenda?

Comentar

Partilhar

MD#416 - Pai Natal Solidário

Publicado por ruitukayana em 18 de Dez de 2009

Uma iniciativa brilhante junta os CTT a 17 instituições de solidariedade social. Nestas organizações em particular, acolhem-se crianças desprotegidas, abandonadas ou mesmo orfãs. Meninos e meninas que, em grande parte, não têm pais que lhes possam dar uma prenda. Muito menos a prenda que eles mais queriam.

Ora, para a iniciativa Pai Natal Solidário pediu-se a estas crianças, que vivem institucionalizadas (e que têm até dez anos) para escreverem ao Pai Natal pedindo-lhe uma prenda. São essas cartas, algumas em forma de desenhos, que se podem ir buscar às estações de correios que aderiram à ideia.

O que se propõe a quem quiser ajudar é que comprem essas prendas e que as devolvam à mesma estação de correios. Os CTT, por seu lado, comprometem-se a fazer chegar o presente, a tempo do Natal.

Se precisar de mais explicações ou de saber quais são as instituições que participam, clique aqui.

Para saber quais são as estações de CTT aderentes, o clique deve ser feito aqui. Diga-se em abono da verdade que esta iniciativa está a ser bem sucedida e nalguns sítios já nem sequer há cartas disponíveis. Talvez seja melhor telefonar, antes de fazer uma viagem ao engano.

Comentar

Partilhar

MD#415 - Media Players para a TV

Publicado por ruitukayana em 17 de Dez de 2009

Hoje sim! Arranjei tempo e disponibilidade para falar da minha melhor aquisição deste ano lá para casa.


Estou a falar da Western Digital HD TV, que se encontra à venda em todo o lado.

 

Recentemente saiu uma outra proposta, a da Asus que também parece interessante. Aparece aqui em baixo em forma de vídeo promocional.


 

Comentar

Partilhar

MD#414 - Olympus Micro Três Quartos

Publicado por ruitukayana em 17 de Dez de 2009

A Olympus P1 é a nova coqueluche das câmaras fotográficas digitais. Ou melhor, é mais uma.

É bastante cara portanto, quem não foi castigado por deus com muito dinheiro, talvez queira investigar Panasonic Lumix LX30 ou a Canon S90.

Comentar

Partilhar

O telefone da Google

Publicado por ruitukayana em 15 de Dez de 2009

Para memória futura: apesar do que se diz um pouco por toda a net geek, acho muito improvável que a Google lance um telemóvel nos próximos tempos.

No início de 2010 verei se tenho razão. Até gostava de não ter, apesar do Android não me convencer.

2 comentário(s)

Partilhar

O barco mais fixe do mundo luta contra baleeiros

Publicado por ruitukayana em 15 de Dez de 2009

Nem de propósito! Acabei de descobrir que o meu amigo Steve Irwin e o seu barco-bala Earthrace vão combater os baleeiros japoneses nas águas do Artico. Juntou-se aos Sea Shepherds.

Já por aqui falei, noutra versão do blogue, da noite que passei a bordo do barco a biodiesel mais rápido do mundo (com record no Guiness a comprová-lo). O Earthrace é um trimarã com um design impossível de explicar. Só visto mesmo.


Lembro-me bem da cara dos pescadores que nos viam passar quando estavamos a chegar às docas de Alcântara em Lisboa.

Aproveito este artigo para mandar um Abraço ao Steve e desejar-lhe que nem ele nem o Earthrace sejam atingidos por um arpão ou pelas ondas sonoras de alguma LRAD instalada, para fazer a paz, nos navios fábrica japoneses.

 

Comentar

Partilhar

MD#413 - Vancouver 2010 mais silencioso do que se esperava

Publicado por ruitukayana em 15 de Dez de 2009

Os disparos sonoros da LRAD foram o assunto do dia no Mundo Digital. Esta arma sónica esteve em cima da mesa para ser usada durante os jogos olímpicos de Vancouver caso surgissem confrontos.

Antes que isso acontecesse, organizações ligadas às liberdades civis lembraram a polícia canadiana que os Jogos Olímpicos, mesmo os de Inverno, se jogam sob o signo da paz e não há razão nenhuma no mundo para usar "armas" sonoras que fazem um barulho tão alto que pode causar lesões.

Podem vê-la, já a seguir, num vídeo promocional. Neste caso, a desculpa para inventar esta arma desumana o enfoque, são os piratas na costa da Somália.

O que se passa é que, vá-se lá saber porquê, os governos se lembraram que podiam usar esta tecnologia contra o seu próprio povo, como se pensou em fazer no Canadá, e se fez no vídeo que se segue. 


 

Posso sugerir o passo seguinte? Que tal equipar estas armas sónicas com tasers, canhões de água e balas de borracha?

Ai Convenção de Genebra, a quanto obrigas... 

Comentar

Partilhar

MD#412 - Prendas nas Sapatilhas

Publicado por ruitukayana em 14 de Dez de 2009

Amor, partilha e jogos para as consolas!!!!! É disto que trata a edição de hoje do Mundo Digital. 

As sugestões são muitas, variadas e divididas por consolas. Quem as quiser ouvir, das duas uma: ou sintoniza a TSF às 14h15 ou então espera que esteja disponível em podcast ou aqui no blogue.

Comentar

Partilhar

MD#411 - Sugestões para o Natal da repartição

Publicado por ruitukayana em 11 de Dez de 2009

Chegados a esta altura, abre a época de caça a prendas. No Mundo Digital de hoje falou-se algumas que estão à venda na loja americana Think Geek e na portuguesa Ingeniu

Nesta última está o Microscópio USB entre outras propostas. Na Think Geek, uma loja estupenda, encontra os ímanes do Tetris, a tshirt das guitarradas e a pedra USB.

Comentar

Partilhar

Prego a fundo!

Publicado por ruitukayana em 10 de Dez de 2009

Estou espantado! Estou ligado à net pela Vodafone 3G e acabei de fazer um download a uma média de 350KB por segundo. É um facto que nada tenho a apontar em termos de velocidade da rede 3G, mas como não faço muitos downloads no portátil, nunca tinha reparado que se chega a estas velocidades.

Boa cena!

Comentar

Partilhar

MD#410 - Novidades @ Sapo Labs

Publicado por ruitukayana em 10 de Dez de 2009

No fim-de-semana que já lá vai a SAPO apresentou uma série de projectos interessantes. Alguns deles, como o We On TV e o Verbatim até já tinham aparecido aqui na TSF, no Mundo Novo.


Sendo assim, sem mais demoras, senhoras e senhores apresento-vos o Verbatim e o Tendências.


O We On TV também merece uma primeira visita, mas fica o aviso que ainda não está prontinho. Além disso só funciona através de uma TV que esteja ligada ao MEO. Esta rede social tem um vídeo que pode ser espreitado a partir de aqui.

Comentar

Partilhar

Readability

Publicado por ruitukayana em 09 de Dez de 2009

Segue-se uma dica para quem usa o Firefox. Para quem está fartinho de visitar páginas cheias de publicidade e porcaria que não interessa para nada, o Readability pode vir a ser o melhor amigo. O Readability é um extra para o Firefox que remove tudo o que lhe parece ser acessório e mostra apenas (e num tamanho generoso) o texto da notícia que pretendemos ler.Para ser accionado basta crregar num pequeno botão que aparece na barra do fundo.

É verdade que o Readability é tão radical a remover o lixo que às vezes não funciona bem. Nessas altura basta carregar a página novamente que aparece o site original. 

A título de exemplo, aqui vai um antes e um depois. A página original é um editorial do Público que pode e deve ser lido aqui.

(Original: clique na imagem para ampliar)

 

(Versão Readability com opções no fundo)

Comentar

Partilhar

MD#409 - OpenOffice, o Office gratuito

Publicado por ruitukayana em 09 de Dez de 2009

O Open Office é um dos segredos mais bem guardados de toda a internet. É certo que já muita gente o conhece, mas a verdade é que é tão gratuito e tão bom que custa a crer como é que não chega a todos os computadores que para aí andam.


Inclui todas as principais ferramentas que compõem o Office da Microsoft, mas ao contrário do seu competidor, o Open Office não custa um cêntimo.

1 comentário(s)

Partilhar

Cuidado com o firmware

Publicado por ruitukayana em 08 de Dez de 2009

Este ano, no que diz respeito aos gadgets a minha melhor aquisição foi esta caixinha. Custou 99 euros, chama-se WD TV HD Media Player. É uma pequena maravilha mas, lamentavelmente, ainda não escrevi nenhum Mundo Digital sobre ela. Até ao Natal vou ter de o fazer. É uma belíssima prenda.

Entretanto, pelo menos na América foi substituida pela WD TV Live HD Media Player, cujo link é este.

 

Para o que serve?

Numa linha: primeiro liga-se a caixa ao televisor (por HDMI, de preferência). Depois liga-se uma pen ou um disco USB à caixinha. O resultado é que todos os conteúdos multimédia, mas principalmente os vídeos que estejam nas pens ou nos discos, podem ser vistos em toda a glória televisiva. A imagem é excelente e é compatível com uma enormidade de formatos de vídeos e de legendas. Não recomendo outra coisa, mas se quiserem uma alternativa o Asus O!Play HDP-R1 merece uma vista de olhos. 

 

Ora, o que motiva este apontamento é que a Western Digital acaba de lançar uma actualização de firmware para o WD TV Live que, segundo o Reviews.pt, dá cabo desta pequena maravilha. Para já a solução é só uma: AFASTEM-SE DESTE UPDATE. 

Comentar

Partilhar

O drama dos computadores novos

Publicado por ruitukayana em 08 de Dez de 2009

Raios! É tanta a tralha que as marcas instalam nos computadores que até faz confusão!!

Eu explico-me: acabei de receber um computador, novinho em folha, para testar e até devo admitir que estou impressionado pela positiva. Culpa do Windows 7 evidentemente. Mas bolas, a Toshiba conseguiu pôr para aqui muita coisa que só estorva! Uma maçada pela qual todas as fabricantes de PCs nos fazem passar! Francamente não sei que mal é que fizemos às HPs, Toshibas, Asus e afins deste mundo, para termos que levar com tanta trampa digital.

Vou fazer uma lista pouco exaustiva do que está para aqui instalado de origem.

- McAffe Security Center. Este é mesmo o mais chato. Está sempre a avisar que falta actualizar uma merdinha qualquer. Sempre com janelas pop-ups e sem grande utilidade para além de nos acagaçar a todo o momento porque podemos ser alvo de um ataque tremendo de vírus e hackers e coisas dessas. Há antivirus gratuitos que fazem o suficiente para estarmos em segurança na net e não são chatos.

- Amazon.com / eBay.com. Estes roçam o inconcebível. Nem são programas (mas estão podem ser removidos como se fossem um programa) e servem apenas de atalho para os resepctivos sites. Claro que as fabricantes de computador ganham uns cobres por nos obrigarem a levar com estes ícones.

- Microsoft Office Home and Student 2007 - Este super programa vem instalado e funciona durante 60 dias (ou 25 vezes, agora fiquei na dúvida) sem qualquer problema. Depois está na hora de pagar à Microsoft cerca de 100 euros. O OpenOffice e até o Microsoft Works que habitualmente também está instalado em todos os computadores novos servem de alternativa. O OpenOffice é mesmo gratuito.

- Assistentes e pequenos programas da própria marca - Neste computador, a Toshiba tem 22 programas e programinhas. Só um é realmente útil: a aplicação para dar mais rendimento à bateria do portátil.

- Windows Live Sync e Windows Live Essencials - Essenciais uma porra!

 

Ora, é evidente que grande parte destes programinhas podem ser desinstalados, mas confesso que preferia ter sido perguntado se os desejava instalar. Assim não tinha que perder tempo a retira-los um a um.

2 comentário(s)

Partilhar

MD#408 - O Mundial 2010 em 3D

Publicado por ruitukayana em 04 de Dez de 2009

Esta é mesmo fresquinha! A Sony acaba da anunciar que comprou os direitos para gravar em 3D alguns jogos do mundial de futebol. Infelizmente não vão passar em nenhuma televisão, mas mais tarde a fabricante japonesa vai tratar de vender um BluRay com os momentos mais interessantes.

Será que o Ronaldo está a guardar os golos para quando estiver a ser gravado por mil e uma câmaras e em 3D?

Comentar

Partilhar

MD#407 - O ano em revista

Publicado por ruitukayana em 03 de Dez de 2009

O Yahoo! é um dos (muitos) sites que publicaram as listas com os termos mais procurados este ano. Por ali faz-se uma revista do ano e apesar da visão muito americanizada da coisa, principalmente nos sports, a visita não deixa de ser interessante.

Para além da revista, há também o Top 10 dos termos mais procurados e ainda, entre outras coisas, os melhores vídeos e o seu congénere das fotografias.

Etiquetas:

Comentar

Partilhar

Dou: convites para o Google Wave

Publicado por ruitukayana em 02 de Dez de 2009

Tenho duas mãos cheias de convites para o Google Wave. Quem quiser receber um que se acuse.

Etiquetas:

Comentar

Partilhar

MD#406 - ZX Spectrum, agora na net

Publicado por ruitukayana em 02 de Dez de 2009

Se acabou de ouvir alguma coisa na net que o interessou, o mais provável é que seja isto.

 

 

(texto em construção)

1 comentário(s)

Partilhar

Kinect 2 nos pc's para a semana



PUB

O Mundo Digital: Tecnologia fresquinha, todos os dias passa na TSF por volta das 14:18.

Este blogue, escrito por Rui Tukayana, acompanha e complementa o programa. Sugestões, críticas e spam: mundodigital@tsf.pt.

No Mundo Digital usamos os tags/etiquetas para melhor catalogar as notícias. Ficam aqui algumas sugestões para as mais interessantes.

Subscrever Podcast Subscrever Podcast via iTunes

PATROCÍNIO