Março 2010 - Posts

MD#482 - A Longa Caminhada do LTE

Publicado por ruitukayana em 31 de Mar de 2010

O LTE é um nome mais pomposo para as redes móveis de quarta geração, ou seja, 4G. A Vodafone, a TMN e a Optimus estão a tratar de desenvolver as respectivas soluções, mas a verdadeé que ainda está tudo muito longe do mercado e dos nosso portáteis e telemóveis.

Lá para o final do próximo ano pode ser que já haja qualquer coisinha.

1 comentário(s)

Partilhar

MD#481 - Reconhecimento de Voz

Publicado por ruitukayana em 30 de Mar de 2010

Estudos recentes dão conta de um estranho problema de que só os computadores padecem. Parece que no que toca ao reconhecimento de voz, os PCs entendem muito melhor as mulheres do que os homens.

Milagre.

1 comentário(s)

Partilhar

MD#480 - Aplicações Portáteis

Publicado por ruitukayana em 29 de Mar de 2010

Aqui fica o link para muitas aplicações portáteis. Destaco o Firefox. é sóinstalar numa pen e já está. Funciona em tudo quanto é sítio.

Para quem tem grandes chatices com a impressora, principalmente quando quer cancelar uma impressão e nada coopera... a solução é esta.


2 comentário(s)

Partilhar

MD#479 - Os Pico Projectores

Publicado por ruitukayana em 26 de Mar de 2010

Perdi os links que tinha para os pico-projectores mais baratos que para aí andam. Relembro que estes pico-projectores são bastante pequenos (cabem num bolso) mas mesmo assim são capazes de colocar numa parede ou numa tela uma imagem gradita e com uma qualidade menos má.

Comentar

Partilhar

MD#478 - Fitbit

Publicado por ruitukayana em 25 de Mar de 2010

Hoje no Mundo Digital, o FitBit...


...um clip para todos os maníacos pela sua forma física.

Comentar

Partilhar

MD#477 - Óscares dos Jogos

Publicado por ruitukayana em 24 de Mar de 2010

A Game Developers Conference 2010 já distribuiu os galardões para os melhores vídeo-jogos do ano.

Entre os vencedores está o Scribblenauts, o Uncharted 2, o Flower, Batman: Arkham Asylum e o omnipresente, ou melhor, o facebook'omnipresente: Farmville.

Comentar

Partilhar

MD#476 - Samsung 3D!

Publicado por ruitukayana em 23 de Mar de 2010

Já restam poucas dúvidas de que a partir deste ano vai existir uma era pré e pós 3D. Por exemplo, a Samsung acaba de anunciar uma série de aparelhos e equipamentos destinados a fazerem-nos ver a três dimensões (depois de gastarmos uma pequena fortuna).

O que a empresa coreana propõe inclui TVs HD, leitores Blu-Ray, home theatres e por aí fora.

O que eu gostava mesmo de saber é quanto é que custa um par de óculos. Dos especiais e que permitem ver o mundo a 3D, claro. Tenho medo que não sejam a cinco euros.

 

Comentar

Partilhar

MD#475 - Dicionário Franklin

Publicado por ruitukayana em 22 de Mar de 2010

Caro demais e um pouco inútil a não ser que se esteja num sítio sem internet.


Seja como for, se se está num sítio sem internet... para que raio é que serve um aparelho electrónico que apenas serve como dicionário? Seja como for, não existe em português.

Comentar

Partilhar

MD#474 - Google Agora

Publicado por ruitukayana em 19 de Mar de 2010

Começa agora, o Google Agora.

A gigante diz que a partir das zero horas de hoje é possível fazer buscas sobre o que está a acontecer em neste preciso momento. Buscas em tempo-real, portantos. 

Comentar

Partilhar

MD#473 - O leilão do sex.com

Publicado por ruitukayana em 18 de Mar de 2010

 Dizem que o sexo vende. Hoje vamos ver se é mesmo assim.

A venda do domínio sex.com que vai acontecer daqui a pouco pode bater novos recorde$.

Comentar

Partilhar

MD#472 - Jogos em português

Publicado por ruitukayana em 17 de Mar de 2010

Recentemente a Sony lançou o Heavy Rain, uma aventura gráfica para a PlayStation 3 que está a ser bem recebida pela crítica e pelos jogadores. A meu ver a particularidade deste lançamento, para além de um bom enredo, é que a Sony apostou na dobragem para português de todos os diálogos. Ainda bem que o fez, os jogadores nacionais percebem com muito mais facilidade o que está a acontecer e como avançar na estória.


Ora, hoje também foi lançado o God Of War 3, um super-jogo com muita pancadaria mitológica pelo meio e também este foi editado em português de Portugal.  Infelizmente o vídeo de apresentação não está a funcionar.

 

Tanto um como outro parece ser excelentes propostas dentro do seu género.

1 comentário(s)

Partilhar

MD#471 - O Ovo de Colombo

Publicado por ruitukayana em 16 de Mar de 2010

Sou grande fã das aplicações do tipo "carteira". É lá que guardo todo o tipo de informação de que não me quero esquecer e outras coisas também importantes como códigos de tudo e mais alguma coisa. O problema é que os ficheiros podem ser crackados e a informação fica disponível para todos. 

Até que agora alguém se lembrou de uma solução milagrosa.

Comentar

Partilhar

MD#470 - Internet Explorer e os outros

Publicado por ruitukayana em 15 de Mar de 2010

Na Europa a Microsoft viu-se obrigada a abrir as portas à concorrência do Internet Explorer. Agora, nos computadores novos aparece qualquer coisa como o que se segue.

Ainda é cedo para perceber que resultado é que isso teve.

1 comentário(s)

Partilhar

MD#469 - O Pond

Publicado por ruitukayana em 12 de Mar de 2010

É a esperança portuguesa para uma vitória nos Web Awards do South By Southwest. Chama-se Pond, foi criado nos laboratórios do Sapo e vai saber em breve se leva para casa um prémio atribuido no âmbito deste festival nos Estados Unidos que para além da música, também se preocupa com o que se passa no mundo das internetes.


Quanto ao Pond pode-se dizer que é uma espécie de dois-em-um ou três-em-um ou uma-porrada-deles-em-um. Ou seja, é um serviço que agrega uma série de contas em redes sociais e permite ao utilizador, a partir de um só sítio, actualizar o seu estado. O inverso também é verdade, entenda-se.

Comentar

Partilhar

MD#468 - Três Quartos para as massas

Publicado por ruitukayana em 11 de Mar de 2010

As máquinas micro três quartos podem vir a tornar-se sérias competidoras em relação às SLR. Tiram fotografias com uma bela qualidade (são MUITO melhores que as snapshots) ao mesmo tempo que são bem menos volumosas que as profissionais. 

Mas para chegarem longe e serem um sucesso de vendas têm que embaratecer. 


É isso que a Olympus diz estar a fazer com a E-PL1.

E eu gosto!

Comentar

Partilhar

MD#467 - O PC do vôvô

Publicado por ruitukayana em 10 de Mar de 2010

Se o robot é pró menino e prá menina, este PC é para o avôzinho e para a avózinha.

 

Chama-se PC Sénior e só os alunos das universidades séniores é que lhes podem pôr as mãos. Olhando para o teclado, percebe-se bem porquê.

Comentar

Partilhar

MD#466 - CeBIT.pt

Publicado por ruitukayana em 09 de Mar de 2010

Mais uma CeBIT, mais presença lusa na Alemanha. Desta vez foi um fartote! A maior feira de tecnologia no mundo foi, como nunca tinha sido, atacada por stands tugas.A coisa foi de tal ordem que para o ano já se equacionair para Hannover num Hercules C130.

Fora de brincadeira, no Mundo Digital o destaque foi para as novidades apresentadas pela Inforlândia, pela InoSat e para o SurfaceLab, concebido pela CreativeSystems.

Comentar

Partilhar

MD#465 - Uma Bike da Sanyo

Publicado por ruitukayana em 08 de Mar de 2010

Parece uma bike normal mas não é. É electrica e pertence a uma nova geração de bicicletas da Sanyo (!!!) que conseguem carregar a bateria mesmo em terrenos planos.

Para evitar cavalinhos perigosos os pedais estão, como é habitual, ligados à roda de trás, mas o motor electrico puxa pela roda da frente. É portnato uma bicleta 4x4. Ou melhor, 2x2.

Comentar

Partilhar

MD#464 - Nintendo DSi XL

Publicado por ruitukayana em 05 de Mar de 2010

A consola dos dois ecrãs acaba de conhecer uma nova versão. Chama-se Nintendo DSi XL, é em tudo maior do que a incarnação original e é apontada para as famílias.

Para além dos ecrãs serem mais espaçosos, estes também têm um ângulo de visão mais alargado e assim é possível que mais gente participe na brincadeira.

O preço recomendado é de 180 euros.

Comentar

Partilhar

MD#463 - Rede através da tomada electrica

Publicado por ruitukayana em 05 de Mar de 2010

A Devolo é uma empresa que concentra esforços na tentativa a espalhar a internet e as redes de computadores através dos cabos de electricidade. Na CeBIT apresentou uma série de novos aparelhinhos destes, capazes de transferir dados a uns estonteantes 200 megabits por segundo.

Já se vendem por cá e, nalguns casos, podem ser uma solução mais inteligente do que o WiFi..

Comentar

Partilhar

MD#462 - Helifone

Publicado por ruitukayana em 05 de Mar de 2010

Tem um iPhone?

Agora há um helicoptero para isso!

Comentar

Partilhar

MD#461 - MyWay

Publicado por ruitukayana em 05 de Mar de 2010

O portal português MyWay já arrancou, embora ainda de uma forma experimental.

Este site junta-se a uma série deles, um deles também português, que dão música aos utilizadores. Literalmente. Dito de outra forma: quem estiver no MyWay e quiser ouvir Xutos, só tem escrever o nome da banda. O resto, ou seja, a selecção das músicas que se seguem fica a cargo do site. 


Pena é que nem tudo funcione super-bem, o algoritmo das sugestões ainda precisa de muito trabalho, e o resultado é que o DJ não é grande coisa, mas mesmo assim o MyWay é de louvar e até recomendar.

Por outro lado, quem quer ver o que de muito bom se faz lá por fora deve clicar no Grooveshark. Aqui não há sugestões (grande falha), mas se o utilizador sabe o que quer ouvir, então não há sítio melhor.

Comentar

Partilhar

MD#460 - MusicDNA

Publicado por ruitukayana em 05 de Mar de 2010

O MusicDNA é mais uma tentativa para substituir o MP3. Inclui uma tecnologia que permite aceder às informações mais recentes sobre a banda a quem a música pertence... e até o calendário de concertos.Tem muitas mais-valias. Falta saber se alguém lhe pega.

Comentar

Partilhar

Tempescope, tempestades num aquário



PUB

O Mundo Digital: Tecnologia fresquinha, todos os dias passa na TSF por volta das 14:18.

Este blogue, escrito por Rui Tukayana, acompanha e complementa o programa. Sugestões, críticas e spam: mundodigital@tsf.pt.

No Mundo Digital usamos os tags/etiquetas para melhor catalogar as notícias. Ficam aqui algumas sugestões para as mais interessantes.

Subscrever Podcast Subscrever Podcast via iTunes

PATROCÍNIO