Cinema

Documentário português vence competição de curtas do Festival de Locarno

Documentário "Senhora Fang", do chinês Wang Bing, venceu o Leopardo de Ouro, principal distinção na competição internacional.

O documentário de produção portuguesa "António e Catarina", da romena Cristina Hanes, venceu este sábado o Leopardo de Ouro para Melhor Curta-Metragem Internacional no Festival de Locarno.

A 70.ª edição do Festival de Locarno, na Suíça, terminou hoje, atribuindo ainda mais três prémios ou menções honrosas a três coproduções portuguesas, entre as quais o Prémio Leopardo de Melhor Realização para a longa-metragem franco-portuguesa "9 Dedos" de F.J. Ossang, na competição oficial.

Ainda na categoria de jovens realizadores, que atribuiu uma menção honrosa à primeira obra de Pedro Cabeleira, "Verão Danado" foi também distinguida a coprodução franco-portuguesa "Milla", de Valerie Massadian, que conquistou o Prémio Especial do Júri.

Na categoria "Sinais de Vida", a obra "Era uma Vez Brasília", de Adirley Queirós, coproduzida por Brasil e Portugal, conquistou uma menção honrosa.

O Leopardo de Ouro, a principal distinção do festival, foi para o documentário "Senhora Fang", do realizador chinês Wang Bing, que retrata os últimos dias de uma mulher que sofre de doença de Alzheimer.

O filme conta a história de Fang Xiuying, uma camponesa que sofreu de doença de Alzheimer durante oito anos e que depois de ter sido internada num centro de cuidados é levada pela família de volta para casa, sendo o documentário um olhar sobre os dias que precederam a sua morte, em 2016, adiantou a agência France Presse (AFP).

O Prémio Especial do Júri na competição principal foi entregue ao filme "As Boas Maneiras", um filme de horror brasileiro, de Marco Dutra e Juliana Rojas, coproduzido por Brasil e França.

A atriz francesa Isabelle Huppert conquistou o Leopardo para Melhor Atriz, com o seu desempenho no filme "Madame Hyde", do realizador francês Serge Bozon, enquanto o ator dinamarquês Elliott Crosset Hove recebeu o Leopardo para Melhor Ator pela sua prestação no filme "Winter Brothers", do islandês Hlynur Palmason.

  COMENTÁRIOS