Cultura

Fest, cinema em Espinho

O FEST - Festival Novos Realizadores, Novo Cinema, começa esta segunda-feira em Espinho.

Novos realizadores é o ponto essencial do FEST. Filipe Pereira diz que este é um festival com três secções a que chama um festival de agora do futuro.

Na secção Be Kind Rewind são incluídos filmes que integram o projeto Off the Wall, que reúne o olhar de realizadores emergentes para os problemas sociais, políticos e financeiros da Europa.

Na secção Flavours of the World, passam filmes da Grécia e Irão. Para o Grande Prémio Nacional estão nomeados, por exemplo, "A Balada do Batráquio" da Leonor Teles, mas também o vencedor do prémio Sofia, "A instalação do Medo". Destaques da competição para o Lince de Ouro: As You are (USA), vencedor do prémio do Júri em Sundance. Drama queer passado na era Grunge. Um dos maiores filmes independentes norte-americanos dos últimos anos, feito por um realizador de 23 anos que entretanto se tornou numa das maiores promessas da região.

Para encerrar a edição deste ano do Fest: The One eyed King (Espanha). Comédia negra sobre os efeitos da crise financeira em Espanha. É o mais recente numa serie de filmes sobre o mesmo tema em Espanha. Este é particularmente provocador.

Se há um destaque Filipe Pereira começa pelo princípio, neste caso, o filme de abertura de um cineasta que hoje é um farol do cinema independente e que também já esteve na secção onde os novos realizadores apresentam ideias, mas há outros sublinhados.

Tom of Finland (Suécia/Finlandia): Biopic sobre Touko Valio Laaksone, um dos mais reconhecidos nomes da arte homoerótica. O filme não é só a maior produção escandinava dos últimos tempos, mas tem tido um impacto fenomenal.

O Fest tem a secção de exibições, que é o festival de cinema com competição nacional e internacional, filmes infantis, sessões também para seniores, há ainda master classes com profissionais do cinema, produtores, realizadores, atores de filmes como "Batman" ou a "Lista de Schindler".

Também no Fest um pitching fórum, um lugar onde as curtas nacionais podem conseguir apoios de produção com casas internacionais com assinatura reconhecida. O Fest está de volta a Espinho, 8 dias de novas ideias de cinema.

Fest - Festival Novos Realizadores, Novo Cinema, em Espinho, de 19 a 26 deste mês de junho.

  COMENTÁRIOS