Bronca. A 89ª cerimónia dos Óscares teve um final inédito quando houve um engano no anúncio do Melhor Filme. Primeiro era "La La Land" mas afinal era "Moonlight".
Corpo do artigo
"Moonlight" acabou por ser declarado vencedor do maior prémio da noite depois de uma confusão no final da cerimónia que a TSF acompanhou ao minuto.
Warren Beatty e Faye Dunaway anunciaram "La La Land" como o Melhor Filme, a equipa da produção esteve em palco a fazer os habituais discursos de agradecimento... até ser interrompida.
O produtor de "La La Land" Jordan Horowitz disse que houve um erro e que era, afinal, "Moonlight" o filme vencedor, gerando aplausos de parte da plateia. O produtor sublinhou que teria orgulho em passar aquela estatueta aos colegas de "Moonlight".
836088278629543937
"Quero dizer-vos o que aconteceu. Abri o envelope e dizia 'Emma Stone La La Land', daí ter olhado demoradamente para a Faye. Não estava a tentar ser engraçado", afirmou Beatty, enquanto o anfitrião, Jimmy Kimmel, questionava: "O que é que tu fizeste, Warren?"
836094189083357187
Já em palco, o realizador e argumentista de "Moonlight", Barry Jenkins, reconheceu que nem nos próprios sonhos o prémio poderia ser real: "Que se danem os sonhos, porque isto é real".
836087041024651264
"La La Land", que partiu com 14 nomeações, conquistou seis Óscares, incluindo Melhor Realizador para Damien Chazelle, o mais jovem de sempre (32 anos) a vencer nesta categoria. O filme venceu ainda nas categorias de Melhor Atriz para Emma Stone, Direção Artística, Fotografia, Canção e Banda Sonora Original.
"Moonlight" venceu Melhor Argumento Adaptado e Melhor Ator Secundário para Mahershala Ali, para além de Melhor Filme. Três Óscares em oito nomeações.
Manchester by the Sea venceu dois Óscares: Melhor Ator Principal para o favorito - Casey Affleck - e Argumento Original. O Herói de Hacksaw Ridge foi distinguido pela Mistura de Som e Melhor Montagem.
A Disney foi também uma vencedora com três Óscares: Melhor Animação para Zootrópolis, Curta de Animação Piper e Melhores Efeitos Visuais para O Livro da Selva.
Prémios à parte, esta foi, como era esperado, uma cerimónia marcada por mensagens políticas. Uma das mais fortes aconteceu na entrega de Melhor Filme Estrangeiro - O Vendedor. O realizador iraniano Asghar Farhadi não esteve na cerimónia mas enviou uma mensagem forte, criticando a lei que impede a entrada de cidadãos de sete países muçulmanos nos Estados Unidos.
836048506112491520
Também o ator mexicano Gael Garcia Bernal afirmou ser contra todo o tipo de muros e o anfitrião Jimmy Kimmel lembrou, no discurso de abertura, que a cerimónia dos Óscares estava a ser vista em mais de 200 países que "agora odeiam" os Estados Unidos.
836051694110703616
Falou de notícias falsas e depois mostrou-se preocupado. Donald Trump não escrevia no Twitter há demasiadas horas. Depois fingiu enviar mensagens ao presidente e perguntou "estás acordado?"
836060793783267328
836061697957732352
Lista de vencedores:
A lista completa de vencedores ficou assim ordenada:
Melhor Filme: Moonlight
Melhor Realizador: Damien Chazelle
Melhor Ator: Casey Affleck
Melhor Atriz: Emma Stone
Melhor Ator Secundário: Mahershala Ali
Melhor Atriz Secundária: Viola Davis
Melhor argumento original: Kenneth Lonergan
Melhor argumento adaptado: Barry Jenkins e Tarell Alvin McCraney, Moonlight
Melhor Filme em Língua Estrangeira: O Vendedor
Melhor Filme de Animação: Zootrópolis
Melhor Documentário: OJ: Made in America
Melhor Documentário (Curta-metragem): The White Helmets
Melhor Filme de Animação (curta-metragem): Piper
Melhor Curta-Metragem em Ação Real: Sing
Melhor Direção Artística: La La Land
Melhor Fotografia: La La Land
Melhor Montagem: O Herói de Hacksaw Ridge
Melhor Banda Sonora Original: La La Land
Melhor Canção Original: City Of Stars, La La Land
Melhor Mistura de Som: O Herói de Hacksaw Ridge
Melhor Montagem de Som: O Primeiro Encontro
Melhores Efeitos Visuais: O Livro da Selva
Melhor Guarda-Roupa: Monstros Fantásticos e Onde Encontrá-los
Melhor Caracterização: Esquadrão Suicida