Cultura

Encontrar o Sol, de Edward Albee, encontrar um lugar ao sol

Encontrar o Sol é uma peça de Edward Albee, do Teatro Eléctrico, no Teatro São Luiz, em Lisboa.

Numa praia, encontram-se quatro casais a passar férias, as relações são intrincadas, dois dos casais, os maridos, já foram namorados, moram com as mulheres, mas continuam a amar-se. Ricardo Neves Neves, que encena esta peça, diz que o texto está cheio de humor e foi esse um dos traços que o atraiu, precisamente quando leu a peça em 2012, no verão, na praia, quando estava também ele a passar férias.

Tudo acontece na praia, muito rápido, com a areia da cor da pele, do mais claro para o mais escuro e aqui a praia é fundamental, ser na praia, onde aparentemente todos estão mais descansados. Um ato, mas muitas micro cenas.

Encontrar o Sol termina em aberto, nunca saberemos o que vai acontecer, a não ser que queiramos fazer um fim dentro da nossa cabeça. Um espetáculo onde as relações humanas chegam ao desamor, à velhice, à perda e à exclusão, é onde podemos esperar o Sol.

Esperar o Sol, de Edward Albee, estreia esta sexta-feira, 17 de fevereiro, no Teatro São Luiz, e fica de quarta-feira a sábado às 21h e aos domingos às 17h30, ainda até 25 de fevereiro.

  COMENTÁRIOS