Fotogaleria

Rostos do Mundo: retratos da diversidade humana

O fotógrafo Alexander Khimushin lançou-se ao mundo sem destino há oito anos. "Apercebi-me de que as pessoas eram a parte mais significante da minha viagem."

Em 2008 Alexander Khimushin pegou numa mochila e iniciou uma viagem pelo mundo, longe das rotas turísticas e da segurança dos hotéis. Queria conhecer locais e gentes remotas, onde as culturas e tradições populares se mantivessem ainda intocadas pela globalização.

O projeto "The World in Faces", que se traduz como "O Mundo em Rostos", foi surgindo naturalmente em 2014, quando o fotógrafo russo observava os retratos que ia fazendo pelo caminho: "apercebi-me de que as pessoas eram a parte mais significante da minha viagem; eram sobre elas as memórias mais inesquecíveis que guardava", disse o fotógrafo, que já visitou um total de 84 países.

O objetivo é conseguir documentar todos os grupos étnicos do mundo, muitos dos quais, segundo Khimushinjá, estão em risco de perder a identidade, linguagem e tradições, face à globalização, alterações climáticas, guerra, racismo e discriminação religiosa. O fotógrafo espera com o seu trabalho celebrar a diversidade do mundo em que vivemos, e com isso incentivar a tolerância entre diferentes etnias, religiões e culturas.

Pode acompanhar o projeto no site, e nas redes sociais Facebook ou Instagram.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.

  COMENTÁRIOS