
Joshua Roberts/Reuters
Está marcado para 16, 17 e 18 de junho e quer concorrer com o Primavera Sound de Barcelona ou o BBK de Bilbao. O cartaz promete.
Neil Young é o nome maior do Mad Cool Festival, o novo macro festival em Madrid que quer fazer frente ao Primavera Sound de Barcelona, ao Festival Internacional de Benicàssim (FIB) ou o BBK de Bilbao. Entre 16 e 18 de junho, o Caja Mágica (estádio multiusos do bairro de Sán Fermin à beira rio Manzanares na capital espanhola), vai ser o palco desta nova aposta que pretende colocar Madrid também no mapa cultural dos festivais mundiais.
Para além de Neil Young, foram já confirmados outros nomes internacionais como The Prodigy, Janes Addiction, John Grant, Band of Horses, Two Door Cinema Club, Michael Kiwanuka, Gary Clark Jr, Stereophonics, Kings of Convenience ou Django Django e ainda os espanhóis Vetusta Morla que há pouco tempo passaram por Portugal e que em Espanha gozam de enorme popularidade.
A primeira edição do Mad Cool é um verdadeiro teste - acontece pouco depois do Primavera Sound (2 a 4 de junho), e pouco antes do BBK de (7 a 9 de julho) e do FIB (14 a 17 de julho). A organização garante, no entanto, que "é uma aposta a longo prazo", que quer criar uma marca em Madrid para depois atingir o mercado internacional, tornando a capital espanhola um ponto de passagem obrigatório para os fãs do rock.
Os bilhetes começam a ser vendidos a 1 de fevereiro, através do site do Festival. Os primeiros 5 mil têm o preço especial de 79 euros.