Cultura

Morreu o criador da coelha Miffy

O artista e autor holandês Dick Bruna morreu aos 89 anos, anunciou o seu editor esta sexta-feira. Era o criador da Miffy, uma das personagens marcantes da literatura infantil ocidental.

A pequena coelha branca com orelhas arrebitadas e vestido vermelho foi criada por Dick Bruna em 1955 para entreter o filho, depois de verem um coelho a brincar numas férias de família. As histórias de Miffy transformaram-se em mais de 30 livros, traduzidos em pelo menos 40 línguas, que superaram a marca de 85 milhões de livros vendidos em todo o mundo.

DR

Nascido em 1929, Dick Bruna era oriundo de uma família de editores e começou a carreira como designer gráfico de capas de livros, incluindo James Bond, de Ian Fleming, e o Inspetor Maigret, de Georges Simenon.

O autor tinha decidido parar de desenhar Miffy em 2014, mas a personagem continua disponível em livros e todo o tipo de produtos, como mochilas, vestuário e brinquedos.

Há ainda um museu dedicado à pequena coelha na cidade holandesa de Utrecht, onde também tem uma praça, a Dick Bruna Huis.

  COMENTÁRIOS