Livros

Praia, mergulhos e uma biblioteca de verão

Na Ilha de Faro começou a funcionar uma biblioteca de verão, um local onde os turistas podem requisitar um livro, ler um jornal ou revista e aceder à internet.

"Olhá bola", grita o vendedor de bolas de Berlim, apregoando a sua mercadoria. Mas antes de provar esta guloseima ou mesmo de dar um mergulho, vamos à biblioteca.

"Antes de ir à praia passe pela Biblioteca", é o lema do serviço instalado na Praia de Faro, uma extensão da Biblioteca Municipal António Ramos Rosa.

Quem está de férias habitualmente tem mais tempo para ler, mas depende da meteorologia. "Habitualmente nos dias de sol as pessoas não vêm muito", admite Céline Domingues, uma das voluntárias do Instituto do Desporto e da Juventude que está a trabalhar nesta biblioteca à entrada da Ilha de Faro, criada para os veraneantes. Quando está vento na praia, este local pode tornar-se uma alternativa. "No outro dia tivemos aqui 11 grupos de pessoas", salienta a jovem.

Susana Martins, diretora da Biblioteca Municipal de Faro, admite que "o público no verão também decai porque as pessoas estão de férias e procuram outros espaços", por isso considera que em tempo de verão era preciso levar a leitura até ao local onde os veraneantes estão a passar férias.

Esta biblioteca é mais informal do que as usuais. "Temos mesas ao ar livre para as pessoas estarem confortáveis, a aproveitarem o bom tempo e a ler, e lá dentro temos um tapete para as crianças estarem a desenhar", diz a jovem Céline. O espaço tem também internet grátis e começou a funcionar no início de julho, ficando ativo até final de agosto.

Apesar das cores chamativas da fachada, há quem por ali passe mas nem repare que há um biblioteca. "Há dias é que me dei conta que havia aqui uma biblioteca", diz uma turista " hei de ir lá", garante. Mas há também quem ache que as pessoas "querem é a praiazinha" e não vão a este local

No entanto, quem goste de procurar novos livros que ainda não leu pode levá-los e ficar uns dias com novas leituras.

  COMENTÁRIOS