Música

Salas fechadas ao público do Palácio de Mafra abrem-se para concertos

O festival In'Musica, com três concertos de música dos séculos XVIII e XIX, realiza-se entre sexta-feira e domingo em salas do Palácio de Mafra que costumam estar fechadas ao público.

"A III edição do In'Musica caracteriza-se pelas influências da música portuguesa nos séculos XVIII e XIX, um período de relevo para a cultura e história do concelho de Mafra e do próprio Palácio", referem a Câmara Municipal de Mafra e a Cultur'canto associação cultural, em nota de imprensa.

Associando a música histórica portuguesa, vocal e instrumental, a organização do festival pretende criar uma "experiência única" para os espetadores, ao relacionar a interpretação da música histórica portuguesa com a riqueza acústica das salas do palácio.

O primeiro concerto acontece na sexta-feira, na Sala Elíptica, pelo trio composto pelas sopranos Ana Paula Russo e Ariana Moutinho Russo, e Sérgio Silva, no cravo, a interpretar música portuguesa do século XVIII.

No sábado, o público vai assistir a uma viagem pela música portuguesa e luso-brasileira do século XVIII, no Salão Grande do Torreão Sul do Palácio, pelo grupo Viagens de Beckford, constituído por Maria Varandas (soprano), Joana Dinis da Fonseca (mezzo) e João Santos (guitarra).

O concerto de encerramento do III In'Musica realiza-se no domingo, na Sala dos Atos, pela formação Les Secrets des Roys, composto por Mara Marques (soprano), Susana Quaresma (soprano), Rui Oliveira (tenor), Pedro Morgado (barítono), Susana Moody (viola de gamba) e Rui Araújo (teorba/vihuela).

O festival é organizado com o objetivo de dar continuidade à estratégia de divulgação da música histórica em espaços do Palácio de Mafra.

  COMENTÁRIOS