Ao longo do Euro 2016 a TSF percorre o país à descoberta dos pequenos clubes, que sobrevivem com orçamento limitado. Futebol de tostões, em dias de futebol de milhões.
Corpo do artigo
Os estatutos que dão origem ao Sporting Clube da Vista Alegre foram assinados em 1952, mas a equipa de futebol, atualmente da Associação de Futebol de Aveiro, surgiu na fábrica de porcelanas que lhe dá nome, em Ílhavo, muito antes desta data. Em 1915 foi criado o grupo de Foot-ball da Fábrica da Vista Alegre, que, na altura, proporcionava aos funcionários outras modalidades desportivas, como remo, natação, ciclismo, ginástica e boxe.
Em 2005, o plantel sénior foi extinto, tendo voltado a ser reativado em 2013. A maior aposta é nas camadas jovens, as camadas de formação, e desde que voltaram os seniores à competição tem sido forte o apoio dado pela claque do clube.
Pedro Patoilo é o porta-voz da claque. "Quando soubemos do regresso dos seniores do Vista Alegre decidimos por brincadeira fazer uma claque e o nome surgiu dessa forma, na brincadeira, porque ficava no ouvido e decidimos mantê-lo".
O Vista Alegre, ou "Talé", como lhe chamam adeptos, atletas e equipa técnica, surgiu ligado à fábrica de porcelanas de Ílhavo.
64 anos depois, os estatutos são claros, como lembra António Lourenço, o atual presidente: "ainda está totalmente integrado, porque os estatutos do clube obrigam a que os órgãos sociais, presidente, vice-presidente e tesoureiro, sejam funcionários da empresa. E, esta tem fiscalização sobre as contas do clube e pode, a qualquer momento, retirar-lhe o nome, se não for bem gerido". A Vista Alegre é também o principal patrocinador".
O Sporting Clube da Vista Alegre tem 200 jovens em formação, a começar nas escolinhas. Quanto aos seniores, o objetivo agora é subir à primeira divisão distrital. Apoio, não lhes vai faltar, dos Ultras Porcelana.