Kobe Bryant anunciou o fim da carreira numa "carta-poema" dedicada ao Basquetebol.
Corpo do artigo
Este domingo à noite ficou marcado pelo mais que aguardado anúncio do fim da carreira do basquetebolista Kobe Bryant. O extremo dos Lakers, de Los Angeles, anunciou que esta é a última temporada como profissional, e que abandona a competição, no final da época.
Foram 20 épocas ao serviço dos Lakers, com 5 anéis de campeão alcançados e o terceiro lugar na lista de marcadores da história da NBA. Pelo meio, dois títulos Olímpicos.
O anúncio do fim foi feito numa revista na internet, a "The Players Tribune", um espaço usado pelos jogadores para falarem na primeira pessoa e partilhado pelo jogador no Twitter:
[twitter:671113940584275968]
Bryant despede-se em verso, numa carta com o título "Dear Basketball" ("Querido Basquetebol"):
"Deste a um miúdo de 6 anos o seu sonho de ser Laker
E vou sempre amar-te por isso.
Mas não posso amar-te obsessivamente por muito mais tempo.
Esta temporada é tudo o que ainda tenho para dar.
O meu coração pode aguentar o bater
A minha mente pode lidar com a rotina
Mas o meu corpo sabe que é tempo de dizer adeus.
(...)
5 segundos no relógio
Bola nas minhas mãos.
5 ... 4 ... 3 ... 2 ... 1
Vou amar-te para sempre,
Kobe"
[youtube:jhyANGHDDH8]
A época dos Lakers deve acabar cedo, já que a equipa não larga o último lugar da conferência Oeste, com apenas duas vitórias. Esta madrugada, nova derrota em casa, frente aos Pacers, de Indiana. Pior, só mesmo os Philadelphia 76rs: 18 jogos, 18 derrotas.
Às deste ano, juntam-se mais 10 nos últimos jogos da época passada. Os Sixers têm 28 derrotas consecutivas, a pior série em qualquer desporto profissional dos Estados Unidos. Tudo isto numa temporada em que os campeões não cedem. Os Golden State Warriors, de Oakland, na Califórnia, tem 18 vitórias em 18 jogos.