Desporto

Aqui só há Benfica

Num restaurante em Tavira, o balcão é uma réplica do Estádio da Luz, há as salas Eusébio e Estádio, e não faltam símbolos do clube encarnado. Até o vinho da casa tem uma águia no rótulo.

Arlindo António apresenta o cartão de visita: "Sou do Benfica, não gosto do Sporting e odeio o Porto", diz a rir.

Arlindo é proprietário de um restaurante em Tavira que é um verdadeiro museu benfiquista. A começar pelo balcão, feito de forma igual ao Estádio da Luz.

A ideia surgiu-lhe quando viu o estádio ainda em maquete. "Há episódios engraçados porque as peças vinham inteiras e não passavam pela porta. Tivemos que as cortar", recorda o proprietário do Vela 2.

O restaurante tem a sala Eusébio e a sala Estádio, com uma enorme fotografia do interior do Estádio do clube das águias, à frente da qual os clientes costumam tirar fotos.

Numa das salas veem-se inúmeras camisolas e cachecóis pendurados, muitos trazidos por clientes. O vinho da casa tem uma águia no rótulo e há memórias benfiquistas por todo o lado. Boas e más. "Aqueles sapatos são os do Cardozo, quando ele falhou o penálti no final da Taça UEFA. Ainda estão novos", nota Arlindo.

O proprietário deste restaurante que serve peixe assado, é dos que preferem ouvir os relatos dos jogos benfiquistas na rádio. "Parece que me dá azar ver na televisão", explica.

A mulher, Celeste Guerreiro, sofre ainda mais com o clube encarnado. Para não se enervar, provavelmente nem vai ver o jogo frente ao Sporting.

Lembra que ali acorrem clientes adeptos de todos os clubes e alguns, poucos, não gostam do que veem quando entram. "Há alguns do Porto que veem isto e ala, vão-se embora", diz. "Mas outros não, até brincam comigo".

Arlindo, benfiquista de corpo e alma não se revê em situações recentes como cânticos menos próprios que têm sido entoados pelas claques.

Quanto ao Sporting, pode ser uma equipa a temer? Celeste nem quer ouvir falar no assunto. "Das outras equipa não falo, só do meu Benfica", remata.

Ali, Arlindo e Celeste vão ficar à espera que o relato da rádio este sábado traga uma vitória ao clube da Luz.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.

  COMENTÁRIOS