Aeroporto da Madeira

"É uma escolha arriscada, corajosa e excecional"

Marcelo Rebelo de Sousa falava esta manhã, na Madeira, sobre o novo nome dado ao Aeroporto: Cristiano Ronaldo.

O Presidente da República considerou, esta quarta-feira, que a atribuição do nome de Cristiano Ronaldo ao aeroporto da Madeira foi uma "escolha arriscada", "corajosa". "É uma escolha excecional para uma personalidade excecional que temos a certeza que nunca nos desiludirá", declarou.

A cerimónia de alteração do nome do aeroporto contou com a presença de centenas de pessoas para "homenagear um concidadão admirado por milhões de portugueses e de estrangeiros", indicou o chefe de Estado.

Marcelo Rebelo de Sousa afirmou que quando "a Região Autónoma da Madeira decidiu dar o nome de Cristiano Ronaldo a este aeroporto, fê-lo pela mão do presidente do Governo Regional, legitimado pelo voto dos madeirenses" e salientou que "o poder político nacional todo ele respeitou essa manifestação de autonomia regional", atendendo à articulação com o "Estado Nação".

O chefe de Estado destacou também que "a excelência alimenta o orgulho nacional", projetando Portugal no mundo, porque Cristiano Ronaldo é "um exemplo", visto que a título individual é o "melhor jogador de futebol do mundo" e a título coletivo é o capitão da seleção nacional que é a campeã da Europa. Marcelo Rebelo de Sousa vincou que Cristiano Ronaldo também "projeta a Madeira e todo o Portugal de longe como mais ninguém nos cinco cantos do universo".

Sobre a escolha do nome, sustentou que "muita gente prefere atribuir a obras desta envergadura o nome de personalidades que já não pertencem ao mundo dos vivos, cujo percurso inteiro pode ser avaliado com distância e menor peso das inclinações de cada momento".

Marcelo Rebelo de Sousa realçou que, neste caso, a escolha foi feita "pelo caráter muitíssimo raro, para não dizer quase único" do internacional português, e sabendo dos "riscos" que a imprevisibilidade do futuro pode trazer. Para o chefe de Estado, esta é uma homenagem merecida e "a gratidão devida, certamente a pensar em duas razões determinantes: a responsabilidade de Cristiano Ronaldo e a confiança ilimitada que a Madeira e todo o Portugal nele depositam".

O Presidente da República considerou ainda que o futebolista é um exemplo para as crianças que "o admiram com gratidão e carinho sem limite, a começar naqueles miúdos que com bolas feitas de pouca coisa jogam nas vielas dos bairros mais pobres e todos eles sonham poderem vir a ser um dia Cristiano Ronaldo".

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.

  COMENTÁRIOS