Polícia não tem indícios de ataque terrorista. Jogador espanhol Marc Bartra sofreu ferimentos no braço e mão. Jogo com o Mónaco foi adiado. Onda de solidariedade ajuda adeptos do Mónaco.
Corpo do artigo
O autocarro do Borrussia de Dortmund sofreu um "ataque à bomba", anunciou o diretor-executivo do clube alemão, Hans-Joachim Watzketerá.
A equipa estava a sair do hotel e iniciava a viagem para o estádio, a 13 quilómetros de distância, onde ia jogar com o Mónaco, a primeira mão dos quartos-de-final da Liga dos Campeões.
De acordo com a polícia, registaram-se três explosões junto ao autocarro da equipa alemã.
851865021810434049
Pneus e vidros do autocarro ficaram danificados devido a um ou vários engenhos que estariam escondidos nas proximidades.
A polícia classificou a ocorrência como "ataque grave com explosivos", mas não tem qualquer indício de que ataque terrorista.
"Os explosivos podiam estar dissimulados num arbusto próximo de um parque de estacionamento", acrescentou o departamento policial de Dortmund, em comunicado.
O ataque foi relatado também pelo guarda-redes do Dortmund, Roman Bürki, que revelou que, depois das explosões, todos se baixaram dentro do autocarro, com aqueles que conseguiram a deitarem-se no chão do mesmo.
"O autocarro estava a entrar na via principal quando aconteceu uma enorme detonação, uma verdadeira explosão. Nós não sabíamos o que iria acontecer a seguir", contou o guardião suíço ao portal helvético Blick.ch.
Bürki explicou que estava sentado no fundo do autocarro, ao lado de Marc Bartra, "que foi atingido por estilhaços do vidro traseiro" na mão e no braço.
O clube confirmou que o único ferido resultante do incidente é o defesa espanhol Marc Bartra, que foi transportado ao hospital.
851868377824059392
"Toda a equipa está em estado de choque. São imagens que não conseguimos apagar das nossas mentes", assumiu o diretor-executivo, Hans-Joachim Watzke.
"Temos de ultrapassar isto, mas não será fácil para os jogadores. O Borussia de Dortmund é especialmente forte em situações extremas. Todos se vão unir ainda mais e tenho a certeza que a equipa sentirá isso", concluiu o dirigente.
O Borussia de Dortmund apelou aos adeptos que se encontravam no estádio para manterem a calma, garantindo que "não há motivo de preocupação". A polícia acrescentou não ter qualquer evidência de ameaça no estádio e elogiou a forma "exemplar" como acabou por decorrer a evacuação do complexo desportivo.
O jogo entre o Borussia de Dortmund e o Mónaco, estava previsto para as 19h45, mas foi adiado. Vai realizar-se amanhã, quarta-feira, às 17h45.
No Twitter, foi já criada a hastag #bedforawayfans (cama para os adeptos forasteiros - tradução livre), de modo a ajudar os adeptos do Mónaco que não tenham alojamento para esta noite em Dortmund.
851875069257289730