Mundiais de Atletismo

Inês Henriques de ouro

A atleta portuguesa é campeã mundial nos 50 Km marcha femininos e com um novo recorde mundial. Foi uma das sete atletas que estrearam, este domingo, a distância em Mundiais de Atletismo, em Londres.

Inês Henriques, atleta do CN Rio Maior, de 37 anos, fez os 50 quilómetros marcha em 4:05.56 horas, batendo o seu recorde mundial, que era de 4:08.25 horas e tinha sido obtido a 15 de janeiro de 2017, em Porto de Mós.

O pódio em Londres ficou completo com duas atletas chinesas: Hang Yin, prata, com 4:08.58, e Shuqing Yang, bronze, com 4:20.49.

Numa curta nota divulgada na página da Presidência da República, Marcelo Rebelo de Sousa deixou uma mensagem de felicitações pela conquista da medalha de ouro na prova feminina dos 50 km marcha e pelo novo recorde mundial hoje estabelecido.

"Mais uma notável prestação de uma atleta portuguesa que eleva o nome de Portugal e projeta o atletismo e o desporto nacional", lê-se na nota.

No Twitter, o primeiro-ministro também felicitou a atleta portuguesa pela conquista da medalha de ouro e um novo recorde mundial na distância.

António Costa foi acompanhando a prova de Inês Henriques. Também no Twitter, escreveu palavras de incentivo.

Também a Federação Portuguesa de Futebol, na conta oficial no Twitter, deu os parabéns a Inês Henriques.

Inês Henriques tinha no currículo três participações olímpicas, a última no Rio2016, onde alcançou o 12º posto nos 20 km marcha. A atleta conta ainda um sétimo posto nos Mundiais de 2007 e um nono nos Europeus de 2010, sempre na distância dos 20 km.

A prova de 50 km marcha femininos é uma novidade em Mundiais de Atletismo e uma conquista difícil.

Para a estreia da distância para mulheres na competição organizada pela Associação Internacional das Federações de Atletismo (IAAF) estavam apenas inscritas sete mulheres, por isso a prova decorreu em conjunto com a masculina.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.

  COMENTÁRIOS